Até agora, nas sete corridas realizadas na cidade do oeste
paranaense, nenhum piloto venceu duas vezes. Marcos Gomes e Valdeno Brito são
os dois únicos com chances de quebrar o tabu. Treinos livres acontecem no
sábado. Sexta tem shake down.
A prova de
domingo será a oitava disputada na história no Autódromo de Cascavel. Desde o
início do Circuito Nova Schin Stock Car, foram sete corridas e até agora nenhum
piloto conseguiu ganhar duas vezes nos 3.058 metros do veloz traçado do oeste
paranaense. Neste domingo, dois pilotos terão a chance de quebrar esse tabu.
Desde o retorno da principal categoria do automobilismo brasileiro à cidade,
Valdeno Brito venceu no ano passado e Marcos Gomes na primeira prova deste ano.
Marquinhos,
filho do tetracampeão da Stock Car, Paulo Gomes, está distante dos primeiros
colocados do campeonato e, pelo menos até agora, tem reduzidas chances de se
sagrar campeão. Ele ocupa o 11º lugar na classificação geral com 46 pontos.
Valdeno está mais perto dos líderes, pois é o sexto com 80 pontos, 44 a menos
do que o líder Cacá Bueno (124). O vice-líder é Ricardo Maurício tem 123,
Thiago Camilo está em terceiro (112) e Daniel Serra em quarto com 110.
Até agora
quatro pilotos que venceram em Cascavel chegaram ao título. Affonso Giaffone,
vencedor em 1980, se sagrou campeão em 1981, Alencar Jr. que ganhou e levou o
título no mesmo ano de 1982, e a dupla Ingo Hoffmann/Angelo Giombelli, em 1991.
Ingo é o maior vencedor com 12 conquistas e Giombelli, que mora em Cascavel há
muitos anos, três vezes (1991,1992 e 1993).
Em 1979, no
primeiro ano da Stock Car, Raul Boesel terminou em primeiro, numa prova
conturbada em que vários pilotos decidiram não disputar devido a discussões
sobre o uso, que seria indevido, de uma bomba de combustível (álcool) no carro
de Alencar Jr. Em 1992 quem ganhou pela primeira e única vez na categoria foi
Roberto Amaral, conhecido como Coruja, que aproveitou bem as duas baterias da
época, venceu uma e ficou em segundo na outra, e entrou para a história.
Os motores
começam a roncar forte nesta sexta-feira, a partir das 16h45, quando os 34
carros fazem o shake down, quando podem andar na pista, mas são obrigados a
passar pelo pit lane, a linha interna dos boxes. Com isso, não utilizam a reta.
Esse é um trabalho somente para verificar se os carros apresentam algum pequeno
problema que pode ser resolvido antes de os treinos livres começarem, o que
acontece no sábado às 9h20.
Antes, o
Campeonato Brasileiro de Turismo, a categoria formadora de pilotos para o
Circuito Nova Schin Stock Car, entra na pista a partir das 8h30. Os pilotos da
principal categoria do automobilismo brasileiro retornam ao traçado, sempre
divididos em dois grupos, às 13h30 e às 16 horas começa o classificatório que define
o grid de largada da corrida de domingo às 11h30. O canal a cabo SporTv
transmite o treino ao vivo.
Nesta
quinta-feira as 17 equipes finalizaram os trabalhos de montagem dos boxes,
desembarcaram os carros e acertaram os últimos detalhes para deixar tudo pronto
para a oitava etapa da temporada do Circuito Nova Schin Stock Car.
O Circuito
Nova Schin Stock Car tem organização e realização da Vicar Promoções
Desportivas, com supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA).
A Nova Schin é o patrocinador master da principal categoria do automobilismo
brasileiro, dando nome ao campeonato, que ainda tem o patrocínio da Pirelli,
além do copatrocínio de Shell V-Power Etanol, Bosch, Mobil Super, Pioneer e o
apoio da Transzero. As montadoras são Chevrolet e Peugeot.
Mais informações no site: www.stockcar.com.br
Departamento de Comunicação da Vicar:
Milton Alves (Mtb 16583/SP)
E-mail: imprensa@vicarbrasil.com.br
Foto: Fernanda Freixosa
Nenhum comentário:
Postar um comentário