Como previsto, a chuva deu as caras no
tradicional circuito alemão e determinou os rumos da corrida deste domingo.
Augusto Farfus cruzou a linha de chegada em segundo e segue na quinta colocação
do campeonato.
Chuva, pista
seca, muitas ultrapassagens e táticas diversas do início ao fim da corrida.
Assim foi a sétima etapa da temporada 2013 do DTM, realizada neste domingo (18)
no tradicional circuito de Nürburgring, na Alemanha. Augusto Farfus Jr. largou
na pole-position e andou entre os ponteiros durante praticamente toda a prova.
Entretanto, graças a uma ultrapassagem arrojada feita para cima do brasileiro,
Robert Wickens conquistou uma posição importante que acabou se convertendo em
vitória nesta tarde. Augusto cruzou a linha de chegada em segundo e faturou um
resultado importante, subindo ao pódio pela segunda rodada consecutiva.
O curitibano
completou em segundo lugar as 47 voltas de uma disputa que teve a chuva como
protagonista pouco antes da largada, deixando o início da prova bastante tenso.
Com o apagar das luzes vermelhas, Augusto se manteve na liderança e conseguiu
permanecer na pista com seus pneus macios. Outros pilotos, no entanto, não
tiveram a mesma sorte e rodaram, como Joey Hand e Mike Rockenfeller. Por conta
dos incidentes da primeira volta, a direção de prova acionou o safety-car.
Depois de
dois giros, a bandeira verde foi acionada novamente em Nürburgring. Farfus, que
seguiu na pista, assim como a maioria dos pilotos, manteve a ponta mesmo com o
asfalto bem mais encharcado do que no início da prova. Uma volta depois, quando
era bastante pressionado por Marco Wittmann, Augusto foi para os boxes, como
boa parte dos seus oponentes, para colocar pneus de chuva.
Rockenfeller,
que fez sua parada durante a vigência do safety-car, acabou assumindo a ponta
por ter feito o pit-stop bem antes dos concorrentes. Adrien Tambay ocupava a
segunda colocação, enquanto Farfus figurava em terceiro, mas distante quase 19s
do alemão da Audi Team Phoenix.
Por se tratar
de uma corrida cheia de alternativas por conta do clima instável, nada estava
definido. Ainda mais pelo fato de o primeiro pit-stop de Rockenfeller, na
segunda volta, não ter sido contabilizado como parada obrigatória - já que,
conforme o regulamento, as paradas só podem ser feitas a partir da quinta
volta. Assim, Augusto tinha chances reais de voltar a brigar pela vitória em
Nürburgring.
Mas para
lutar pelo topo do pódio, o brasileiro tinha de enfrentar, além de
Rockenfeller, Adrien Tambay. O piloto da Audi vinha em ritmo mais lento e
segurava, além de Augusto, um pelotão com Robert Wickens e Miguel Molina.
Farfus tentou por várias vezes ultrapassar o francês, que defendia sua posição
com propriedade. Mas de maneira surpreendente, e por fora, Wickens ultrapassou
Augusto e Tambay, subindo para segundo, numa manobra que viria a ser decisiva
para os rumos da corrida. Uma volta depois, finalmente o curitibano conseguiu
passar Adrien, voltando a ocupar o terceiro posto, quando o asfalto estava bem
mais seco e já havia um trilho formado no traçado.
Farfus
realizou seu segundo pit-stop na volta 32. Seguindo os outros pilotos da
corrida, o brasileiro optou por colocar pneus para pista seca, mais
precisamente os compostos macios. O piloto da BMW RBM retornou à pista em
terceiro, mas cada vez mais próximo de Wickens. Rockenfeller seguia na liderança
da corrida, mas ainda tinha que fazer mais uma parada obrigatória na corrida.
Na volta 41,
finalmente Rockenfeller fez sua parada derradeira, voltando à pista na quarta
colocação. Wickens assumiu a liderança, com Farfus em segundo, distante 2s237 do
piloto canadense da Mercedes. Com a vantagem sobre controle, Robert cruzou a
linha de chegada na frente e conquistou sua primeira vitória na carreira no
DTM. Augusto terminou em segundo e Christian Vietoris completou o pódio.
Agora, o
piloto da BMW RBM soma 66 pontos e permanece na quinta colocação, a apenas
cinco pontos de Vietoris, segundo colocado. Rockenfeller se manteve como líder,
com 106 pontos, faltando três corridas para o fim da temporada.
Depois da
corrida em Nürburgring, o DTM faz uma pausa de praticamente um mês. A próxima
etapa do campeonato acontecerá em 15 de setembro no circuito de Oschersleben,
na Alemanha.
Augusto
Farfus:
"A
corrida foi fantástica. Na verdade, a chuva que apareceu no começo da prova
dificultou a situação, mas, de qualquer maneira, a gente sobreviveu. Acho que
era uma corrida em que o importante era chegar no final, e isso a gente fez. O
que ficou faltando foram as primeiras voltas, quando a gente colocou os pneus
de chuva. Estávamos esperando por uma pista mais seca e preparamos os pneus
para este tipo de condição, mas a chuva aumentou e a gente demorou para
aumentar a temperatura e obter aderência com os pneus de chuva, e por isso que
a gente acabou perdendo a vitória. Nessas condições, você só pensa em manter o
carro na pista e chegar até o final, e foi isso que eu fiz. Sendo o primeiro da
fila, você acaba sendo a referência para todo mundo, então foi difícil adotar a
estratégia certa, mas está tudo bem. Acho que o resultado foi bom e é isso o
que conta. E o importante é estar no pódio novamente, ainda mais numa corrida
como essa, onde tudo pode acontecer."
Confira
resultado final da etapa de Nürburgring:
1) Robert
Wickens - HWA Mercedes - 47 voltas - 1h15m33.710
2) Augusto
Farfus - RBM BMW - a 2.158
3) Christian Vietoris - HWA Mercedes - a 9.749
4) Mike Rockenfeller - Phoenix Audi - a 20.524
5) Martin Tomczyk - RMG BMW - a 27.104
6) Adrien Tambay - Abt Audi - a 27.523
7) Marco Wittmann - MTEK BMW - a 29.540
8) Miguel
Molina - Phoenix Audi - a 33.037
9) Jamie Green - Abt Audi - a 39.972
10) Pascal Wehrlein - Mucke Mercedes - a 40.486
11) Filipe
Albuquerque - Rosberg Audi - a 40.908
12) Edoardo
Mortara - Rosberg Audi - a 42.629
13) Mattias Ekstrom - Abt Audi - a 46.303
14) Bruno Spengler - Schnitzer BMW - a 51.991
15) Dirk Werner - Schnitzer BMW - a 57.649
16) Andy Priaulx - RMG BMW - a 1m21.517
17) Gary Paffett - HWA Mercedes - a 1 volta
18) Timo
Glock - MTEK BMW - a 1 volta
19) Roberto
Merhi - HWA Mercedes - a 1 volta
Não
completaram:
Daniel
Juncadella - Mucke Mercedes
Timo Scheider
- Abt Audi
Joey Hand -
RBM BMW
Fonte: www.farfus.com
Foto: Divulgação
Nenhum comentário:
Postar um comentário