quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Em Cascavel, Nonô Figueiredo inicia maratona de quatro finais de semana consecutivos nas pistas

Piloto da equipe Mobil Super Pioneer Racing vai alternar compromissos na Stock Car, Porsche Mobil 1 Supercup e Porsche GT3 Cup Challenge no Brasil

Nonô Figueiredo larga neste final de semana para uma verdadeira maratona automobilística. Seja pela Stock Car ou por seus compromissos com a Porsche, nos próximos quatro finais de semana, o piloto estará em ação em pistas no Brasil e na Europa.

O primeiro capítulo da série de quatro finais de semana consecutivos de corridas é neste final de semana, com a disputa da oitava etapa da Stock Car no tradicional circuito de Cascavel, que pela primeira vez na história recebe duas corridas da categoria numa mesma temporada.

Assim que terminar a prova no oeste do Paraná, Nonô embarca diretamente para a Europa, onde terá uma semana intensa de atividades pela Porsche Mobil 1 Supercup: na terça-feira ele testa o novo Porsche 911 GT3 Cup geração "991" no autódromo de Oschersleben, na Alemanha. A seguir viaja para Monza onde fará sua estreia na categoria pela equipe Project 1, escuderia que lidera o campeonato de pilotos com o britânico Sean Edwards.

A participação de Nonô no evento que integra a programação oficial do Grande Prêmio de Itália de Fórmula 1 será a primeira participação do piloto brasileiro no campeonato da Porsche Mobil 1 Supercup.

Sua presença no evento transcende o aspecto puramente competitivo. Além de disputar a sétima etapa da temporada, o piloto tem a missão de experimentar em primeira mão o bólido da geração "991", equipamento que será utilizado na temporada 2014 da Porsche GT3 Cup Challenge no Brasil. Além de competir pela mítica marca alemã desde 2004 em provas de longa duração, Nonô é piloto-consultor da série brasileira desde 2009, com atribuições como: testar os carros da categoria nacional e buscar um acerto padronizado entre eles, promover treinos em pistas com novatos para acelerar o processo de aprendizado e estabelecer a chamada "volta referência", usada como base para todos os pilotos em todos os circuitos.

Logo depois da corrida em Monza, o piloto novamente voltará suas atenções para a Stock Car. A nona etapa da temporada acontece no dia 15 de setembro no veloz autódromo gaúcho do Velopark.

A sequência de corridas se encerra no final de semana seguinte, novamente pela Porsche. A sexta etapa da Porsche GT3 Cup Challenge no Brasil está marcada para o dia 21 de setembro no Autódromo Internacional de Curitiba, ocasião em que Nonô já poderá transmitir aos competidores da categoria suas impressões sobre o carro pilotado em Monza.

"Não é todo ano que tenho uma sequência de corridas como esta", reconhece o piloto. "Isso exige um esforço maior de organização e planejamento. Mas o principal é ter foco. Neste momento, minha atenção está totalmente voltada para Cascavel" frisa Nonô.

De acordo com sua avaliação, a performance na Stock Car não deve ser um problema pela transição para os carros da Porsche em virtude do conhecimento que possui do equipamento da categoria brasileira. "Pesa a meu favor a grande experiência com o carro da Stock Car. É quase automático ‘ligar a chavinha’ da categoria pois tenho bem claros os limites do carro", comenta o recordista em largadas entre os pilotos do grid atual da categoria, com 177 provas disputadas desde o ano 2000 (foi campeão da Stock Light seis anos antes).

"Já na Porsche Mobil 1 Supercup, apesar da experiência que tenho pilotando Porsches de corrida há uma década, o conhecimento do carro geração 991 é muito menor. Então será fundamental aproveitar bem o teste de terça-feira e o treino livre em Monza para ampliar meu entendimento dos limites do carro e fazer um bom papel na prova de domingo", compara Nonô.

A maratona do piloto tem início já nesta sexta-feira, com 15 minutos de ação em Cascavel, onde está previsto um shakedown (treino de verificação de componentes, em que os pilotos são obrigados a passar pelo box a cada volta) da Stock Car.


MAIS INFORMAÇÕES:
NONÔ FIGUEIREDO - PORSCHE MOBIL 1 SUPERCUP
Luís Ferrari
luisleoferrari@hotmail.com
PORSCHE GT3 CUP CHALLENGE NO BRASIL
Luiz Alberto Pandini

Foto: Eduardo Petroni - Mobil

Nenhum comentário:

Postar um comentário