Em corrida repleta de bandeiras
amarelas, Will Power conquista sua primeira vitória desde a Itaipava São Paulo
Indy 300 Nestlé.
Em corrida
repleta de bandeiras amarelas, Will Power conquista sua primeira vitória desde
a Itaipava São Paulo Indy 300 Nestlé. Justin Wilson fica em segundo e Dario
Franchitti cruza a linha de chegada em terceiro. Scott Dixon, que liderava a
prova e era cotado como candidato à vitória, foi punido após atropelar um
mecânico da Panske e completou a prova na 15ª posição. Entre os brasileiros,
Helio Castroneves foi o sétimo colocado e Tony Kanaan o 13º.
Logo na
largada, Dario Franchitti disparou na frente, seguido por Scott Dixon e Will
Power em terceiro. Já na curva 2, Charlie Kimball tocou no carro de Helio
Castroneves, rodou e provocou a primeira bandeira amarela da corrida. Mais
atrás, Tony Kanaan, 16º do grid, ganhou duas posições e pulou para 14º.
Na relargada,
dada três voltas mais tarde, Ryan Hunter-Reay partiu para cima de Power e tomou
a terceira posição do australiano. Helinho aproveitou que seu companheiro de
equipe perdeu rendimento e pula para quarto. Com a faca nos dentes, Tony Kanaan
parte para cima dos adversários e dá um salto da 14ª para a sétima posição.
Na sexta
volta, Justin Wilson rodou e parado em posição perigosa, provocou a segunda
intervenção do Safety Car. Na relargada, dada na 11ª volta, Franchitti
conseguiu manter a ponta, seguido por seu companheiro de equipe, Scott Dixon.
Enquanto isso, Power vai para cima de Helinho, o ultrapassa e recupera a quarta
posição.
No pelotão
intermediário, Simona de Silvestro, que largou da 22ª posição, partiu para cima
e ultrapassou JR Hildebrand, Sebastien Bourdais, Tristan Vautier e assumiu a
13ª posição. Quem também conseguia boa recuperação era Ryan Briscoe, que de 21º
do grid pulou para a décima posição.
Na 15ª volta,
Simona de Silvestro, que fazia boa prova de recuperação, foi tocada por
Sebastien Bourdais e provocou a terceira bandeira amarela da corrida. O choque
avariou a asa dianteira de Bourdais.
Com Safety
Car na pista, a maioria dos pilotos aproveitou para fazer suas paradas para
troca de pneus e reabastecimento, entre eles, Franchitti, Dixon, Power e
Helinho. Tony Kanaan, que fazia boa prova de recuperação, enfrentou problemas
em sua parada e perdeu algumas posições.
Na relargada,
dada na 20ª volta, Hunter-Reay, que não parou nos pits para reabastecimento e
troca de pneus, assumiu a liderança, enquanto Helinho perdeu posições e caiu
para décimo. Mais atrás, Graham Rahal foi tocado, rodou e com o bico do carro
avariado, teve de parar mais uma vez nos pits, desta vez para trocar a peça.
Três voltas
mais tarde, Josef Newgarden rodou e provocou a quarta bandeira amarela. Com o
Safety Car na pista, Hunter-Reay parou nos pits e deu de presente a primeira
posição para Justin Wilson, que além dos adversários no seu encalço, enfrentava
um saco plástico preso em seu pneu dianteiro direito. Na relargada, dada na 25ª
volta, Wilson acelerou forte e segurou a ponta, seguido por Dixon e Will Power,
que aproveitaram uma confusão para ganhar posições.
Uma escapada
de pista, protagonizada por James Jakes na 30ª volta, provocou a quinta
bandeira amarela da corrida. Entre os novatos, James Davison, que largou em
25º, a esta altura da prova ocupava a décima posição e Lucas Luhr, 24º do grid,
era o 16º.
Cinco voltas
mais tarde, foi autorizada a relargada e Dixon, após uma bobeada de Wilson,
atacou e assumiu a liderança. Helinho, que vinha em sexto, ultrapassou Marco
Andretti e foi para quinto, logo atrás de Franchitti.
A partir da
43ª volta, a vantagem de Dixon sobre o então segundo colocado, Will Power,
começou a diminuir e o neozelandês passou a sofrer pressão do australiano. Com
pneus muito desgastados, Power não conseguiu superar Dixon e foi obrigado a
parar nos pits para trocá-los. Dixon parou uma volta mais tarde e depois de um
trabalho perfeito da Ganassi, conseguiu voltar para a pista na frente do piloto
da Penske.
Com a parada
dos ponteiros, Tony Kanaan assumiu a liderança, mas sua vida não era tranquila,
pois tinha James Hinchcliffe o perseguindo de perto. Pouco depois, Tony fez sua
última parada para reabastecimento e troca de pneus e retornou para a pista na
12ª posição. A parada de Tony colocou Hinchcliffe na liderança.
Depois da
parada de Hinchcliffe, a liderança voltou para Scott Dixon, que sofria forte
pressão de Justin Wilson, ambos observados por Will Power, que àquela altura
era o terceiro colocado. Um pouco mais atrás, Helio Castroneves ultrapassou
Simon Pagenaud e assumiu a sexta posição, mas pouco depois voltou ao sétimo
posto, após ser ultrapassado por James Hinchcliffe.
A pressão de
Wilson sobre Dixon acabou quando o piloto da Dale Coyne teve de parar nos pits
para trocar pneus e reabastecer, quando faltavam 22 voltas para o fim da
corrida. Uma volta mais tarde Josef Newgarden escapou da pista e provocou a
sexta bandeira amarela.
Com Safety
Car na pista, Dixon e Power pararam nos pits para trocar pneus e reabastecer.
Na saída para a pista, Scott Dixon acaba acertando um dos mecânicos, que é
arremessado sobre outro mecânico do time e cai no chão.
a relargada,
dada a 16 voltas do fim, Dixon acelerou forte e conseguiu manter a liderança,
mas a alegria do neozelandês dura pouco, pois recebeu uma punição por atropelar
o mecânico e teve de fazer uma passagem pelos pits. Helio Castroneves, que
briga com Dixon pelo campeonato, caiu de sexto para oitavo, mas se recuperou
pouco depois, após ultrapassar Tony Kanaan e subiu para sétimo.
A dez voltas
do final, Will Power era o primeiro colocado, seguido por Justin Wilson em
segundo e Dario Franchitti em terceiro. Mais atrás, Scott Dixon tentava se
recuperar e ocupava a 18ª posição.
A sete voltas
do final, Charlie Kimball recebeu um toque de Ryan Briscoe e ao tentar voltar
para a pista bateu em Ed Carpenter e Takuma Sato. O enrosco provocou a sétima
bandeira amarela e deu três posições a Dixon, que saltou para 15º.
Faltando
quatro voltas para o final, Power conseguiu segurar a ponta, seguido por Justin
Wilson e Dario Franchitti. Pouco depois Sebastian Saavedra foi tocado e bateu
no muro, sofrendo o acidente mais forte da prova.
As primeira
posições não se alteraram e Will Power conquistou sua primeira vitória desde a
Itaipava São Paulo Indy 300 Nestlé de 2012. Justin Wilson foi o segundo e Dario
Franchitti o terceiro.
Os resultados
oficiais
GoPro Grand
Prix de Sonoma
Pos. Car # Motorista Laps
1 12 Will
Power 85
2 19 Justin
Wilson 85
3 10 Dario
Franchitti 85
4 25 Marco
Andretti 85
5 77 Simon
Pagenaud 85
6 1 Ryan
Hunter-Reay 85
7 3 Helio
Castroneves 85
8 27 James
Hinchcliffe 85
9 78 Simona
De Silvestro 85
10 7 Sebastien
Bourdais 85
11 15 Graham
Rahal 85
12 55 Tristan
Vautier 85
13 11 Tony
Kanaan 85
14 5 EJ
Viso 85
15 9 Scott
Dixon 85
16 98 JR
Hildebrand 85
17 4 Ryan
Briscoe 85
18 18 James
Davison 85
19 20 Ed
Carpenter 84
20 83 Charlie
Kimball 83
21 6 Sebastian
Saavedra 81
22 97 Lucas
Luhr 81
23 14 Takuma
Sato 67
24 67 Josef
Newgarden 56
25 16 James
Jakes 28
Situação
do campeonato :
Helio Castro
Neves -
479 pontos
Scott
Dixon 440
Ryan
Hunter Reay 417
Marco Andretti 409
Nenhum comentário:
Postar um comentário