A segunda edição da corrida, promovida
por Emerson Fittipaldi e pela Playcorp, contará com dois pilotos brasileiros e
opções inéditas de entretenimento
A Le Mans 6
Horas de São Paulo, segunda edição da etapa brasileira do World Endurance
Championship (WEC - FIA) chega a Interlagos, trazendo o espírito de Le Mans em
um evento com seis horas de muita emoção e diversão para toda a família. A
etapa brasileira é promovida pelo bicampeão mundial de Fórmula 1, Emerson
Fittipaldi, junto com a Playcorp, produtora de grandes eventos, tem apoio da
Prefeitura da Cidade de São Paulo e da SPTuris e desembarca no Autódromo José
Carlos Pace, nos dias 30, 31 de agosto e 1º de setembro de 2013. O festival
conta ainda com patrocínio da Claro TV, uma das principais empresas de TV por
assinatura do Brasil.
O campeonato
da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) unificou duas categorias
internacionais de corridas de longa duração e é organizado em parceria com o
Automobile Club de L’Ouest (ACO), que também promove a histórica prova, com 90
anos de tradição, das 24 Horas de Le Mans. Pelo segundo ano consecutivo, a
cidade de São Paulo é a única no planeta a sediar três das principais
categorias do automobilismo mundial - Fórmula 1, WEC - FIA e Fórmula Indy.
Assim como acontece na grande vedete do campeonato, a Le Mans 6 Horas de São
Paulo será muito mais que apenas velocidade e adrenalina, rasgando os 4.309
metros do Autódromo de Interlagos.
A exemplo das
24h de Le Mans, a etapa brasileira será um megafestival de atrações e
atividades para pais, mães e filhos. O Autódromo inteiro se transformará em uma
grande festa do automobilismo, com diversas opções de entretenimento ligadas ao
tema, oferecidas para todo o público presente, como exposições de carros
históricos, assim como a possibilidade de chegar bem perto dos bólidos e dos
pilotos, que juntos, formam este espetáculo através de visitações aos boxes e
sessões de autógrafos. Além disso, o espaço Village, um local posicionado bem
no coração do complexo, terá várias atividades nos palcos, como cover de
Michael Jackson, Elton John, AC/DC e U2, show da banda Mavericks e áudio MIX e
DJs agitando o festival.
Bicampeão
mundial da Fórmula 1, campeão da Indy e vencedor por duas vezes das 500 Milhas
de Indianápolis, Emerson Fittipaldi fala sobre o trabalho que sua empresa faz
ao lado da Playcorp. "Vamos realizar, pela segunda vez, um evento que
reproduza no Brasil o mesmo espírito das 24 Horas de Le Mans, o qual mobiliza a
cidade onde é realizada durante um mês e reúne automobilismo e entretenimento
para toda a família durante todo o fim de semana. Teremos carros maravilhosos.
Será um evento incrível", afirma Fittipaldi.
Complementando
a programação dos carros mais modernos do planeta, quem estiver em Interlagos
também vai poder acompanhar disputas da Porsche GT3 Cup Challenge e das motos
da Superbike, as mais rápidas do Brasil. Entre terça e sexta-feira, no
kartódromo ao lado, ainda será realizada a Maratona Universitária de Eficiência
Energética, competição com equipes de 59 universidades de todo o Brasil, com
mais de 2.000 pessoas envolvidas, na busca por carros mais eficientes e
ecossustentáveis.
Para as
crianças, está programada uma área especial, que, além de brinquedos de parques
de diversão, como Roda Gigante, barco Viking, Chapéu Mexicano e Trenzinho,
contará com a participação da Polícia Militar de São Paulo. Dentro de uma pista
mirim, monitorada por um Policial Militar rodoviário, a PM ensinará para a
criançada noções básicas de segurança no trânsito e, ao final,
"habilitará" os motoristas mirins que participarem da brincadeira com
uma carteira especial entregue logo após a ação. A PM também desenvolverá
outras atividades, como mostra de motocicletas de escolta e policiamento,
viatura da ROTA, apresentações do Canil, teatro de fantoches e aulas sobre
conscientização no trânsito. O corpo de Bombeiros também estará presente, em
uma tenda, além de três estandes da CET. O evento contará com um espaço do COE,
do GATE, para o canil e outro para os cavalos, assim como a Polícia Comunitária
e Ambiental.
Uma novidade
bacana do festival deste ano é o "Cineminha Disney", com decoração
inspirada na nova aventura AVIÕES, longa de animação do Disneytoon Studios, que
estreia no país em 13 de setembro. Será uma oportunidade para as crianças
conhecerem mais sobre essa história e seus personagens. No Cineminha, sucessos
de animação, como Carros 2 e Monstros S.A, da Disney•Pixar, Detona Ralph, da
Disney, além de especiais para televisão, como o filme Phineas & Ferb:
Através da 2° Dimensão, serão exibidos. A programação também inclui Os
Vingadores, da Marvel, e Piratas do Caribe 4, da Disney. Neste espaço, a Nestlé
fará distribuição de biscoitos Passatempo e comercializará sorvetes em
carrinhos. Muita ação e aventura para o público infanto-juvenil, enquanto os
pais acompanham a corrida ou passeiam pela área do festival.
O evento
contará com um espaço do Beto Carreiro, com exposição de super carros e do
filme Velozes e Furiosos, área de atendimento climatizada, cineminha, aparição
dos personagens Beto Carrero, anões, Shrek e Alex do Madagascar, além de
simuladores de F1.
No espaço da
Coca Cola, haverá quatro simuladores de corrida: dois deles no Winner’s Club e
dois dentro do Village. Quem fizer o menor tempo dos quatro, ganhará uma volta
na pista de Interlagos com o Emerson Fittipaldi pilotando o carro.
O Presidente
da Playcorp, Fernando Elimelek, reforça o compromisso do evento com atrações de
lazer e cultura para toda família e a importância de estar envolvido com este
trabalho. "Será um enorme festival familiar com grande interação com o
público. Nosso objetivo é organizar um evento que marque para sempre a memória
dos fãs brasileiros de automobilismo e reúna toda a família. Trazer para a
cidade a tradição da maior corrida do mundo, as 24 Horas de Le Mans, e
transformá-la na segunda edição da Le Mans 6 Horas de São Paulo, é uma grande
honra para nós", encerra Fernando Elimelek.
A quarta
etapa
Participarão
da prova em São Paulo montadoras como Audi, Toyota, Nissan, Honda, Aston
Martin, Chevrolet, Porsche, entre outras, com perspectiva de adesão de mais
fábricas nos próximos anos. No total, são quatro categorias competindo juntas.
A LMGTE-Pro tem o piloto brasileiro Bruno Senna, correndo pela Aston Martin, e
é composta por carros GT para pilotos profissionais. Nas categorias LMP1 e
LMP2, os carros são protótipos e a variação de uma classe para a outro é a
potência das máquinas, onde a da LMP2 é reduzida. E, finalmente, a categoria
LMGTE-Am, que conta com o piloto brasileiro Fernando Rees, correndo pela
Corvette, em carros GT para pilotos amadores.
O WEC-FIA é
utilizado por essas marcas como laboratório para desenvolvimento de novas
tecnologias para seus automóveis de rua. Em 2012, na primeira edição da Le Mans
6 Horas de São Paulo, Lucas Di Grassi terminou em 3º lugar com o R18 Ultra, da
Audi, e a prova marcou a primeira pole e vitória da Toyota na categoria
principal. A corrida teve um público de 20.000 pessoas e para 2013, espera-se
um número ainda maior.
O campeonato
tem sua segunda temporada em 2013 e retorna a tradição do Campeonato Mundial de
Marcas, que durante muitos anos foi, junto com a Fórmula 1, a mais importante
competição do automobilismo. Cada etapa do WEC - FIA conta com um número mínimo
de 20 carros protótipos (nas categorias LMP1 e LMP2) e GT.
A etapa
brasileira terá dois treinos livres no dia 30. Na manhã seguinte, acontecerá o
terceiro treino livre e à tarde, os classificatórios. A largada para a etapa
brasileira do FIA WEC acontece às 12h do dia 1º de setembro. Quem acompanhar o
evento ainda assistirá provas do Porsche GT3 Cup Challenge e da Superbike.
Pilotos
brasileiros
Bruno Senna,
da Aston Martin, e Fernando Rees, da Corvette, são os dois pilotos brasileiros
que competirão na etapa brasileira do World Endurance Championship (FIA WEC).
Bruno Senna,
de 29 anos, sobrinho do tricampeão mundial de Fórmula 1, Ayrton Senna,
integrará a equipe da Aston Martin com o carro número 99, na categoria
LMGTE-Pro. O piloto começou a se destacar profissionalmente na Fórmula 3
Inglesa, em 2006, na qual conquistou a terceira colocação no final do
campeonato. Em 2009, Bruno participou de suas três provas de endurance,
incluindo as tradicionais 24 Horas de Le Mans, e em duas - Espanha e Portugal -
subiu ao pódio na terceira colocação. No ano seguinte, ingressou na equipe
Hispania F-1 Team, na Fórmula 1. Em sua segunda corrida, chegou em nono lugar,
no GP de Monza, na Itália. Ao todo disputou oito grandes prêmios.
Em 2013,
Senna retornou às corridas de longa duração com a equipe Aston Martin Racing,
já com a experiência adquirida em 2009, e vem se constituindo como um dos
principais pilotos da segunda temporada do FIA World Endurance Championship.
Estreou na classe LMGTE-Pro, vencendo as 6 Horas de Silverstone, e assumiu
provisoriamente a liderança da categoria com o segundo lugar nas 6 Horas de Spa.
"Estou
muito empolgado. Nas 24 Horas de Le Mans o clima é muito mais relaxado, são
vários pilotos, muito mais gente e você curte com as outras equipes. É um
espírito bem leve. Estou animado para a Le Mans 6h de São Paulo, pois sei que
será do mesmo jeito. Sinto falta dos carros de Fórmula 1, mas estou contente
com as novas oportunidades", declara o piloto.
Fernando
Rees, de 28 anos, marca presença pela segunda vez na Le Mans 6 Horas de São
Paulo e correrá com o carro número 50 da Corvette, na categoria LMGTE-Am. Aos
oito anos de idade, disputou sua primeira prova de kart, no Kartódromo de
Interlagos. A partir de então, Fernando participou de campeonatos de kart no
Brasil entre 1994 e 1998. No fim de 1998, estreou internacionalmente no
Campeonato Norte-Americano de Kart, com provas nos Estados Unidos e no Canadá.
Entre 1999 e
2001, Rees correu integralmente em campeonatos europeus, disputando o Italiano,
o Campeonato Europeu e o Mundial de Kart. Após quatro anos de dedicação ao
automobilismo europeu, quando estreou em 2001 nos monopostos, na Fórmula
Renault, Rees voltou ao Brasil para participar na Fórmula 3 Sul-Americana. Em
2006, competiria no Europeu de Fórmula 3000, mas na etapa de abertura do
campeonato, realizada em Monza, um grave acidente o tirou das pistas por um
período de 18 meses. O retorno ao automobilismo aconteceu no fim de 2007,
disputando a etapa de encerramento da Le Mans Series, sediada no autódromo de
Interlagos. Fernando venceu a sua corrida de retorno e passou, então, a competir
no endurance.
Em 2008 e
2009 correu na Le Mans Series Europeia na categoria LMP2. Após uma breve pausa
durante a temporada de 2011, o piloto assinou com a equipe francesa Larbre
Compétition para disputar o FIA WEC e vem mostrando ótimo desempenho.
"Participo
do endurance desde 2007, por isso, estou adaptado às ultrapassagens, marchas,
etc. Estou muito motivado a correr, pois sei que na próxima corrida vou
aprender uma coisa nova. Com certeza, estou animado para ver o que vai
acontecer e, quem sabe, até mudar de categoria. Para o público, o evento será
muito mais do que uma corrida e este será o ponto alto. Estamos falando de um
verdadeiro festival de entretenimento, uma grande festa com os carros mais
impressionantes do mundo do automobilismo fazendo a trilha sonora. Não existe
nada igual no Brasil. É o espírito de Le Mans em São Paulo", encerra Rees.
Pilotos e
carros
Vinte e oito
carros e 70 pilotos tem participação confirmada na corrida que será realizada
na capital paulista. A Audi, até o momento, é a equipe a ser batida entre as da
categoria LMP1, a mais importante do campeonato. O time da montadora alemã
venceu as três provas disputadas em 2013, realizadas em Spa-Francorchamps
(Bélgica), Silverstone (Inglaterra) e Le Mans (França), liderando o torneio
entre as fábricas com 102 pontos, contra 67 da Toyota.
Este
desempenho faz com que o trio formado por Allan McNish, Loic Duval e Tom
Kristensen, do Audi e-tron quattro número dois apareça na liderança do
campeonato de pilotos, com 94 pontos. Ainda na mesma categoria, mas na disputa
das equipes particulares, a Rebellion Racing possui 86 pontos, contra 68 da
Strakka.
Pela LMP2, os
carros da OAK Racing aparecem nas duas primeiras colocações, com o trio formado
por Bertrand Baguette, Martin Plowman e Ricardo González liderando com 77
pontos e 73 de Olivier Pla, David Heinemeier Hansson e Alex Brundle, os
segundos colocados. Na categoria GTE Pro o equilíbrio também é grande, com o
Porsche da equipe Team Manthey, que aparece na liderança, com 74 pontos, contra
71 da Aston Martin Racing. No campeonato de pilotos, o trio formado por Marc
Lieb, Richard Lietz e Romain Dumas tem 72 pontos, enquanto Stefan Mucke e
Darren Turner são os segundos colocados com 68. Nesta categoria, Bruno Senna é
o quinto colocado, com 45 pontos ganhos.
A IMSA
Performance Matmut lidera o campeonato da GTE Am com 64 pontos, apenas um a
mais em relação a Larbre Competition, na vice-liderança. Entre os pilotos,
Jean-Karl Vernay e Raymond Narac ponteiam a tabela, com 64 pontos, contra 57
dos segundos colocados Julien Canal e Patrick Bornhauser. Fernando Rees - que
disputará a Le Mans 6h de São Paulo com os pilotos vice-líderes da temporada -
aparece em sétimo lugar, com 33 pontos.
Dez pilotos
com passagem pela Fórmula 1
Entre os
participantes da etapa brasileira do FIA WEC estão nomes conhecidos do público
como Giancarlo Fisichella, Kamui Kobayashi e Allan McNish, líder da categoria
LMP1.
Pela
categoria LMP1, a principal do FIA WEC, serão cinco participantes. A equipe
Toyota, vencedora da primeira edição da Le Mans 6 Horas de São Paulo, contará
com três pilotos com passagens na Fórmula 1. O britânico Anthony Davidson
competiu pelas equipes Minardi, BAR, Honda e Super Aguri. O suíço Sébastien
Buemi possui três temporadas disputadas pela Toro Rosso, enquanto o francês
Stéphane Sarrazin tem apenas uma aparição na Fórmula 1, justamente em
Interlagos, quando substituiu Luca Badoer na Minardi.
O escocês
Allan McNish, piloto da Audi e líder da atual temporada do FIA WEC, foi
companheiro de equipe de Mika Salo na Fórmula 1, justamente na equipe Toyota,
maior rival da montadora alemã pelo título na LMP1. Já o alemão Nick Heidfeld,
que correrá em São Paulo pela Rebellion Racing, defendeu as equipes Prost,
Sauber, Jordan, Williams, Mercedes e Lotus Renault.
Os outros
pilotos com passagem pela Fórmula 1 participarão da categoria LMGTE Pro. Além
de Bruno Senna, com passagem por HRT, Lotus Renault e Williams, a categoria
terá a presença de Gianmaria Bruni, piloto da Minardi em duas temporadas, que
dividirá a pilotagem de uma das Ferrari F458 Itália da equipe AF Corse com
Giancarlo Fisichella, que participou da Fórmula 1 entre 1996 e 2009, ano em que
esteve na Force India e na Ferrari.
Além da dupla
de italianos, a AF Corse contará ainda com o japonês Kamui Kobayashi, que
correu por Toyota e Sauber, esta última até o ano passado. O último piloto da
lista dos ex-Fórmula 1 é Pedro Lamy, que assim como Senna, correrá com um Aston
Martin Vantage V8. O primeiro português a pontuar na principal categoria de
monopostos do mundo defendeu Lotus e Minard entre 1993 e 1996.
Maratona
Universitária
Um dos
eventos paralelos da corrida é a Maratona Universitária de Eficiência
Energética, que em 2013, chega a sua décima edição, reunindo alunos e
professores de diversos cursos de engenharia em todo o Brasil. A Maratona deste
ano será realizada no anel externo do kartódromo Ayrton Senna, localizado no
complexo do Autódromo de Interlagos, entre os dias 26 e 30 de agosto. São
esperadas por volta de 500 pessoas, entre alunos e professores de 31
universidades e escolas técnicas de sete estados (Bahia, Maranhão, Minas
Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo).
Ao todo, 59
protótipos estarão na edição deste ano, divididos em três categorias: carros
movidos a etanol, gasolina ou eletricidade. Cada equipe poderá contar com um
professor e até sete alunos e terão até três tentativas (uma por dia, a partir
do dia 28) para completar 12 voltas no anel externo do kartódromo de Interlagos
com o menor consumo de combustível. Entre os carros elétricos, o vencedor será
o protótipo que percorrer a maior distância possível com a carga mínima da
bateria, que será instalada pela organização.
Para Alberto
Andriolo, idealizador e organizador da Maratona Universitária da Eficiência
Energética, realizar a décima edição de seu evento dentro da programação da Le
Mans 6h de São Paulo é importante, pois corridas de endurance têm
características semelhantes às da Maratona. "A junção da Maratona
Universitária com a Endurance, aproveitando a semana de preparativos, é
vantajosa pelo fato de estimular o interesse deste futuros engenheiros com a
tecnologia já aplicada numa competição de nível mundial", declara Alberto
Andriolo. Mais informações sobre a Maratona Universitária da Eficiência
Energética podem ser obtidas através do site www.maratonadaeficiencia.com.br.
Serviço e
infraestrutura
A estrutura
para montar a Le Mans 6 Horas de São Paulo é uma mescla entre fornecedores
locais e materiais recebidos do exterior. Os equipamentos e carros
desembarcaram em Viracopos e no porto de Santos no início da semana e alguns
deles até fizeram um breve passei na Avenida Paulista na quarta-feira para
aquecer os motores.
O acesso ao
autódromo no domingo será facilitado através da criação de bolsões em pontos
estratégicos, com transfer gratuito até Interlagos. Um deles é no
estacionamento da Av. Atlântica, 3030 (ou Rua do Peixe Vivo). Outra
possibilidade é a utilização dos trens da CPTM. Na Estação Interlagos, um
sistema de transfers com micro-ônibus levará o público até a porta do
autódromo, e de volta até a estação, entre as 8h e as 20h. Vans ATENDE também
farão esse trajeto.
Já dentro do
autódromo, o público contará com uma praça de alimentação completa com opções
de sanduíches, cachorros-quentes, pizzas, salgados e bebidas. A entrada no
evento com alimentos só é permitida para aquelas pessoas com restrições
alimentares.
Patrocinadores
e apoio oficial
A Claro TV,
uma das principais operadoras de TV por Assinatura do Brasil, é a patrocinadora
oficial do evento "Le Mans 6 Horas de São Paulo". Essa iniciativa vai
ao encontro da estratégia do Grupo América Móvil (que controla a empresa), de
estar aliada a eventos que tenham fortes elementos de tecnologia, inovação e
alta qualidade. Além do patrocínio da Claro TV, a etapa contará com a
infraestrutura de telecomunicações da Embratel.
"Estamos
muito felizes por patrocinar a Le Mans 6 Horas de São Paulo. Nesta etapa,
especialmente a velocidade, que tanto encanta os brasileiros, é o ingrediente
que nos conecta com a estratégia de patrocínio dos pilotos Bruno Senna e Pietro
Fittipaldi. Além disso, o evento proporciona lazer para diversos públicos e
idades, alinhado com o produto ofertado pela Claro TV, que possibilita
diversão, entretenimento e cultura para toda a família", diz Antonio João
Filho, Diretor Executivo da Claro TV, destacando que a empresa transmitirá o
evento para os seus assinantes.
Ingressos
O público
poderá adquirir os tickets para a Le Mans 6 horas de São Paulo através do site
www.ticket360.com.br e da bilheteria montada no Autódromo na entrada de
Interlagos, aberta diariamente a partir das 7h da manhã e no dia do evento a
partir das 6h da manhã. É possível encontrar ingressos a partir de R$37,00
reais e há disponibilidade também pacotes para famílias. Crianças menores de 12
anos não pagam desde que acompanhadas de um adulto.
O calendário
2013 do World Endurance Championship (WEC - FIA):
14 de abril
de 2013: 6 Horas de Silverstone (Inglaterra)
04 de maio de
2013: 6 Horas de Spa-Francorchamps (Bélgica)
22 e 23 de
junho de 2013: 24 Horas de Le Mans (França)
1º de
setembro de 2013: Le Mans 6 Horas de São Paulo (Brasil)
22 de
setembro de 2013: 6 Horas do Circuito das Américas (USA)
20 de outubro
de 2013: 6 Horas de Fuji (Japão)
10 de
novembro de 2013: 6 Horas de Shanghai (China)
30 de
novembro de 2013: 6 Horas do Bahrein (Bahrein)
Redes sociais
Site:
www.6hsp.com.br
Twitter: @6HSP
Facebook: www.facebook.com/6HorasDeSaoPaulo..
Sobre a Claro
TV
A Claro TV é
uma das principais operadoras de TV por Assinatura do Brasil e se destaca por
estar presente em todo o território nacional. A empresa é controlada pela
Embratel, que oferece as melhores soluções de telecomunicações para todo o
mercado brasileiro, incluindo frota de satélites que também atendem à Claro TV.
A Embratel faz parte do grupo América Móvil, que é líder na oferta de serviços
de telecomunicações na América Latina. Para mais informações, acesse
www.claro.com.br/clarotv e www.embratel.com.br.
Sobre a
Playcorp
A Playcorp é
uma das maiores promotoras de eventos do país, com 30 anos de história. É
responsável por eventos como o Réveillon na Paulista, do qual participam cerca
de 2 milhões de pessoas, Skol Sensation e Natal Iluminado, projeto com
espetáculos de som e luz em locais de grande prestígio, como o Museu do
Ipiranga e Teatro Municipal. A Playcorp desenvolve estratégias de marketing,
através de parcerias com grandes empresas nacionais e internacionais. Em sua
trajetória, já foram realizados mais de 3 mil projetos para companhias de
diferentes segmentos.
Mais informações para a imprensa:
SPIN
Beatrice Teizen
Sueli Gomes
Dinho Leme
Fotos: Luca Bassani / José Mário Dias
Nenhum comentário:
Postar um comentário