Desde que estreou no circuito paulista, no ano passado,
dinamarquês Tom Kristensen, nove vezes vencedor das 24 Horas de Le Mans, vê
magia em Interlagos .Loïc Duval tem opinião semelhante sobre a pista paulistana
A primeira
metade da temporada de 2013 do FIA WEC se encerra neste domingo (1/9), em
Interlagos, com a realização das 6 Horas de São Paulo. A etapa brasileira do
Campeonato Mundial de Endurance, parte integrante do calendário da categoria
desde o ano passado, conquistou a simpatia de todos os pilotos da equipe Audi -
que ressaltaram inúmeras características positivas do circuito.
O dinamarquês
Tom Kristensen, maior vencedor das 24 Horas de Le Mans, com nove conquistas,
admitiu estar ansioso por voltar a pilotar em São Paulo, e expressou uma
opinião bastante parecida com a de seu companheiro de equipe, o francês Loïc
Duval, sobre esta pista.
"O
Autódromo José Carlos Pace é um circuito bastante desafiador. São curvas de
alta e de baixa velocidades, algumas delas em descida, outras inclinadas que
criam trechos ‘cegos’. O mesmo temos para os pontos de freada de algumas
curvas. É um desafio muito grande pilotar em São Paulo e, até mesmo por isso,
nós, pilotos, gostamos muito desta pista", declarou.
Kristensen,
Duval e os outros quatro pilotos que defendem a marca das quatro argolas na
etapa brasileira do Campeonato Mundial de Endurance da FIA (Allan McNish, André
Lotterer, Benoît Tréluyer e Marcel Fässler) participaram de um jantar com a
imprensa paulistana na noite da última quinta-feira (29/8), e falaram sobre suas
expectativas para o fim de semana.
Repetindo
praticamente as mesmas palavras de seu companheiro no Audi R18 e-tron quattro
que lidera o campeonato, Duval ressaltou as características históricas da pista
de Interlagos como os pontos fortes desta corrida.
"Interlagos
é um autódromo clássico, que foi adaptado para se tornar um circuito moderno.
Ele mantém, no entanto, sua característica original: uma pista com curvas de
alta e de baixa velocidades, subidas, descidas e curvas com inclinação. É
realmente um circuito fantástico", acrescentou o francês.
A Audi ainda
não foi derrotada nesta temporada do WEC, e até mesmo por isso o objetivo da
equipe para a etapa do Brasil já está definido. Os pilotos, no entanto,
reconhecem que manter a hegemonia da marca é uma tarefa bem mais difícil em
Interlagos.
"No ano
passado, tivemos nossa primeira derrota do ano em São Paulo", relembrou
Kristensen. "Toda a sequência de curvas antes dos trechos em subida é
feita a menos de 120 km/h. E, a esta velocidade, o regulamento restringe o uso
do sistema híbrido em nosso Audi R-18 e-tron quattro. Por isso, a etapa
brasileira representa um grande desafio. Depois do nosso bom início de
temporada, espero que possamos estar novamente na frente na etapa do Brasil. A
Toyota será, obviamente, uma grande rival, mas faremos tudo o que for possível
para sairmos vitoriosos de Interlagos. Viajamos ao Brasil com o objetivo claro
de vencer esta corrida para a Audi", acrescentou.
Os treinos
para a quarta etapa do FIA WEC começam na manhã desta sexta-feira em São Paulo.
A primeira sessão está marcada para as 11h05. Conheça um pouco mais sobre a
carreira dos seis pilotos que defenderão a Audi na etapa deste fim de semana do
Campeonato Mundial, e veja a programação completa do evento:
Os pilotos da
Audi em São Paulo
Tom
Kristensen (DIN): Nasceu em 07 de julho de 1967 em Hobro (DIN). Residência:
Hobro (DIN), solteiro (namorado de Hanne), dois filhos (Oliver e Oswald) e uma
filha (Carla Marlou), altura: 1.74 m, peso: 72 kg; piloto Audi desde 2000; vitórias
em Le Mans: 9; corridas no WEC: 11; vitórias no WEC: 5; pole positions no WEC:
4; melhores voltas no WEC: 1; melhor resultado nas 24 Horas de Le Mans: 1º.
Recordista de vitórias em Le Mans com nove triunfos.
Allan McNish
(ESC): Nasceu em 29 de dezembro de 1969 em Dumfries (ING). Residência: Mônaco,
casado com Kelly, um filho (Finlay) e uma filha (Charlotte Amelie), altura:
1.65 m, peso: 60 kg; piloto Audi desde 2000; vitórias em Le Mans: 3; corridas
no WEC: 11; vitórias no WEC: 3; pole positions no WEC: 3; melhores voltas no
WEC: 1; melhor resultado nas 24 Horas de Le Mans: 1º.
Loïc Duval
(FRA): Nasceu em 12 de junho de 1982 em Chartres (FRA). Residência: Tóquio
(JAP), solteiro (namorado de Gaëlle), um filho (Hugo), altura: 1.78 m, peso: 70
kg; piloto Audi desde 2012; vitórias em Le Mans: 1; corridas no WEC: 6;
vitórias no WEC: 2; pole positions no WEC: 1; melhores voltas no WEC: 1; melhor
resultado nas 24 Horas de Le Mans: 1º.
André
Lotterer (ALE): Nasceu em 19 de novembro de 1981 em Duisburg (ALE). Residência:
Tóquio (JAP), solteiro, altura: 1.84 m, peso: 74 kg; piloto Audi desde 2010;
vitórias em Le Mans: 2; corridas no WEC: 11; vitórias no WEC: 2; pole positions
no WEC: 2; melhores voltas no WEC: 2; melhor resultado nas 24 Horas de Le Mans:
1º.
Benoît
Tréluyer (FRA): Nasceu em 07 de dezembro de 1976 em Alençon (FRA). Residência:
Gordes (FRA), casado com Melanie, um filho (Jules), altura: 1.78 m, peso: 68
kg; piloto Audi desde 2010; vitórias em Le Mans: 2; corridas no WEC: 11;
vitórias no WEC: 4; pole positions no WEC: 2; melhores voltas no WEC: 1; melhor
resultado nas 24 Horas de Le Mans: 1º.
Marcel
Fässler (SUI): Nasceu em 27 de maio de 1976 em Einsiedeln (SUI). Residência:
Gross (SUI), casado com Isabel, quatro filhos (Shana, Elin, Yael e Delia),
altura: 1.78 m, peso: 78 kg; piloto Audi desde 2008; vitórias em Le Mans: 2; corridas
no WEC: 11; vitórias no WEC: 4; pole positions no WEC: 1; melhores voltas no
WEC: 2; melhor resultado nas 24 Horas de Le Mans: 1º. Em 2011, se tornou o
primeiro suiço a vencer as 24 Horas de Le Mans
Programação
da Le Mans 6 Horas de São Paulo
Sexta-feira,
30 de agosto
11h05 -
12h35: 1º Treino Livre
15h40 -
17h10: 2º Treino Livre
Sábado, 31 de
agosto
10h20 -
11h20: 3º Treino Livre
15h10 -
15h35: Treino Classificatório
Domingo, 1º
de setembro
12h00 -
18h00: Corrida
Inova Comunicação
Rafael Durante (Mtb 48.044)
Foto: Edu Leporo / Audi Sport
Nenhum comentário:
Postar um comentário