Com ritmo forte, trio do carro número 1 contou com problemas dos
concorrentes para vencer a prova. Na LMP2, o time da G-Drive Racing foi o
vencedor
O Audi R18
e-tron quattro pilotado pelo trio formado por André Lotterer, Benoit Tréluyer e
Marcel Fässler venceu na tarde deste domingo (1º) a segunda edição da Le Mans 6
Horas de São Paulo, válida pelo Campeonato Mundial de Endurance - FIA WEC,
disputada no autódromo de Interlagos, na capital paulista.
Além de imprimir um ritmo forte ao longo de
toda a corrida, o trio do carro número 1 da equipe das quatro argolas viu seus
concorrentes enfrentarem problemas ao longo das seis horas de corrida e teve
facilidade para vencer a prova, completando 235 voltas. A segunda colocação
ficou com o outro Audi, pilotado por Tom Kristensen, Loic Duval e Allan McNish,
que tiveram problemas em uma das paradas de box, quando a roda dianteira
direita se soltou do carro e parou em cima do carro, e também com um Stop and
Go por excesso de velocidade no pit lane.
O terceiro lugar foi do Lola B12/60
Coupé-Toyota da Rebellion Racing, pilotado por Nicolas Prost, Nick Heidfeld e
Mathias Beche, que chegaram com cinco voltas de desvantagem para os vencedores.
O Toyota TS030 - Hybrid, principal rival da Audi em Interlagos, se envolveu em
um acidente ainda na primeira hora de corrida, após tentar uma ultrapassagem
sobre um retardatário, que perdeu o controle do carro, terminando com a prova
do vencedor de 2012.
"Com certeza estamos muito felizes, da
metade para o final conseguimos alguma vantagem. Conseguimos ganhar a posição
dos nossos companheiros no box, depois o Toyota teve um acidente e como nossa
corrida foi sem problemas, conseguimos administrar o ritmo e vencer. Só fiquei
chateado com a largada, pois não consegui ver as luzes de largada e acabei
ficando para trás", disse Fässler após a corrida.
Lotterer destacou que os dois Audis e o
protótipo da Toyota apresentaram desempenhos semelhantes ao longo do final de
semana, e comemorou a vitória. "Não estávamos superiores aos nossos
companheiros, durante todo o final de semana estivemos próximos, inclusive com
o carro da Toyota. Foi bom, conseguimos fazer dois trechos sem trocas de pneus
e de pilotos, então acho que o carro se comportou bem, sem problemas, chegamos
onde queríamos", disse.
"Estamos aqui para ganhar corridas, então
o nosso dia foi completo. Aceleramos o quanto pudemos e com o grande trabalho
dos meus companheiros, eu evitei contato com outros carros e acelerei fundo
para conseguirmos os pontos que nos deixam mais perto no campeonato",
concluiu Tréluyer.
Pela categoria LMP2, a vitória ficou com o
Oreca 03-Nissan da G-Drive Racing, pilotado por Roman Rusinov, John Martin e
Mike Conway. Os segundos colocados foram Bertrand Baguette, Ricardo Gonzalez e
Martin Plowman, que chegaram uma volta atrás dos vencedores com um
Morgan-Nissan da OAK Racing.
O grupo dos três melhores foi fechado por
outro Oreca 03-Nissan, este, preparado pela Pecom Racing e pilotado por Luis
Perez Companc, Nicolas Minassian e Pierre Kaffer. "Foi bom, no começo
consegui abrir bastante no tráfego, depois que parei troquei os pneus e
consegui abrir mais. Foi um bom final de semana, uma boa corrida e conseguimos
conquistar nosso objetivo", disse Conway após a corrida.
"Para mim foi muito importante o trabalho
do Mike para abrir a diferença, porque peguei o carro com algo entre 10 e 20
segundos e foi o que ele fez. Conseguimos fazer dois trechos com o mesmo jogo
de pneus, então foi ótimo", comentou Rusinov. "O resultado foi
excelente, fizemos o que queríamos, diminuímos a distância no campeonato, mas
ainda temos que lutar muito para conseguir o título", completou John
Martin.
A próxima etapa do Campeonato Mundial de
Endurance - FIA WEC será a 6 Horas de Austin, que acontece entre os dias 20 e
22 de setembro, no Circuit of the Americas, nos Estados Unidos.
Veja a classificação final das categorias LMP1
e LMP2 da Le Mans 6 Horas de São Paulo:
LMP1:
1- André Lotterer/Benoit Treluyer/Marcel
Fässler (Audi R18 e-tron quattro/LMP1) - 235 voltas
2- Tom Kristensen/Loic
Duval/Allan McNish (Audi R18 e-tron quattro/LMP1) - a 3 voltas
3- Nicolas
Prost/Nick Heidfeld/Mathias Beche (Rebellion Racing-Lola B12/60
Coupé-Toyota/LMP1) - a 4 voltas
4- Anthony
Davidson/Sébastien Buemi/Stephane Sarrazin (Toyota TS030/LMP1) - a 210 voltas
LMP2
1- Roman
Rusinov/John Martin/Mike Conway (G-Drive Racing/Oreca 03-Nissan/LMP2) - 222
voltas
2- Bertrand
Baguette/Ricardo Gonzalez/Martin Plowman (OAK Racing/Morgan-Nissan/LMP2) - a 1
volta
3- Luis Perez Companc/Nicolas
Minassian/Pierre Kaffer (Pecom Racing/Oreca 03-Nissan/LMP2) - a 1 volta
4- Christian Zugel/Gunnar Jeannette/Bjorn
Wiedheim (Greaves Motorsport/Zytek Z11SN-Nissan/LMP2) - a 5 voltas
5- Jaques Nicolet/Jean-Marc Merlin/Keiko Ihara
(OAK Racing/Morgan-Nissan/LMP2) - a 8 voltas
6- Olivier Pla/David Heinemeier
Hansson/Alex Brundle (OAK Racing/Morgan-Nissan/LMP2) - a 10 voltas
7- Tom Graves/James Walker/Robbie Kerr
(Delta-ADR/Oreca 03-Nissan/LMP2) - a 164 voltas
8- Kevin Weeda/Christophe Bouchut
(Lotus T128/LMP2) - a 175 voltas
9- Thomas Holzer/Dominik Kraihamer/Jan
Charouz (Lotus T128/LMP2) - a 199 voltas
Dinho Leme
Foto: Luca Bassani
Nenhum comentário:
Postar um comentário