Mike Rockenfeller chega a Oschersleben como líder na tabela de
pontos · Timo Scheider acumula duas vitórias no circuito próximo a Magdeburg ·
Lucas di Grassi testou carro da categoria e fala sobre sua primeira experiência
com o Audi RS 5 DTM
A oitava
etapa da DTM, que será disputada neste fim de semana no circuito de Oschersleben,
na Alemanha, marca o início da fase decisiva da disputa pelo título do
Campeonato Alemão de Turismo. O piloto da Audi Mike Rockenfeller chega para
esta rodada com uma vantagem de 35 pontos sobre o segundo colocado na tabela,
Christian Vietoris, e o time de Ingolstadt e Neckarsulm aposta em um ótimo
desempenho no Sprint final da temporada.
Rockenfeller
e os demais pilotos da Audi no DTM - em especial Timo Scheider - tem ótimas
lembranças dos 3.696 metros do circuito localizado próximo a Magdeburg.
Scheider já disputou 13 corridas em Oschersleben - é o piloto em atividade na
DTM com o maio número de largadas nesta pista - e venceu esta prova nos dois
anos em que foi campeão da categoria (2008 e 2009). Mattias Ekström também
entrou para a lista de vencedores dessa prova em 2011, enquanto Mike
Rockenfeller comemorou seu primeiro pódio na DTM justamente em Oscherleben, em
maio de 2007.
Neste fim de
semana, o piloto alemão de 29 anos chega ao circuito como líder do campeonato,
e caso volte a pontuar na oitava etapa da competição, ficará ainda mais próximo
do título nas duas corridas que restarão para o final da temporada (em
Zandvoort e Hockenheim). Desde que a DTM voltou a Oschersleben, no ano 2000, o
circuito tem sido palco de provas emocionantes da categoria. Neste ano, em
especial pelo uso do "Drag Reduction System" (DRS) - sistema diminui
o ângulo do aerofólio traseiro e é a versão da DTM para a asa móvel da Fórmula
1 -, as provas devem ser ainda mais eletrizantes.
Em diversos
países do mundo o treino classificatório e as corridas da DTM podem ser vistas
ao vivo no canal da competição no You Tube (www.youtube.com/dtmint). O treino
que define o grid de largada para a competição começa às 9h30 deste sábado, no
horário de Brasília. A corrida tem início previsto para as 8h30 (horário de
Brasília) deste domingo e será transmitida no Brasil pelo canal por assinatura
Bandsports.
Brasileiro
fala sobre teste com Audi RS5 na Áustria
Piloto da
Audi no programa de Protótipos, o brasileiro Lucas di Grassi, teve sua primeira
experiência a bordo do carro da marca no DTM pouco antes de viajar ao Brasil
para acompanhar a Le Mans 6 Horas de São Paulo como embaixador da Audi.
O brasileiro
disputou três provas neste ano (12 Horas de Sebring, 6 Horas de Spa e 24 Horas
de Le Mans) pelo programa de Protótipos da fabricante alemã, e terminou todas
no pódio em terceiro lugar, tendo sido o melhor estreante da tradicional prova
francesa.
Após sua
primeira experiência a bordo do Audi RS 5, carro da marca das quatro argolas no
DTM, ele responde a três perguntas sobre os três dias em que ele esteve no
comando do modelo. O teste aconteceu no circuito Red Bull Ring, na Áustria.
Como foi seu
primeiro teste com o carro da DTM?
Foi uma
grande experiência e pela qual eu sou muito agradecido à Audi. Pela primeira
vez estive no Red Bull Ring e o RS 5 DTM é um carro fascinante. Já me senti em
casa com ele depois de pouquíssimo tempo guiando e não levou muito tempo para
que eu já encontrasse o limite. O DTM é um campeonato de altíssimo nível e
obviamente o RS 5 DTM requer uma técnica de pilotagem toda especial. Foi uma
pena que o tempo instável atrapalhou nossos planos. A comparação de tempos foi
inconclusiva por causa das condições climáticas que estavam variando muito.
Mesmo assim, foi uma experiência extremamente positiva.
Na sua
carreira você cresceu pilotando monopostos e está nos protótipos há apenas um
ano. Na comparação, como é guiar o carro da DTM?
Acho que não
há nenhuma outra categoria de carros turismo no mundo que se assemelhe ao
protótipo de Le Mans do que este DTM. O RS 5 DTM tem muita pressão aerodinâmica
e é relativamente leve também. Os freios são absolutamente impressionantes.
Graças aos discos de carbono e ao alto downforce, o piloto pode frear bem tarde
e o carro permanece estável. Foi muito legal ver que eu e o Mattias Ekström
compartilhamos as mesmas impressões sobre o carro. Nossa técnica de pilotagem e
a avaliação que passamos aos engenheiros foram bem parecidas.
Seu futuro
está ligado ao DTM?
Não, porque
uma das razões de eu ter realizado o teste é que apenas estreantes têm
permissão para testar - e no DTM eu era um estreante, obviamente. Tenho um
contrato com a Audi e estou inteiramente identificado com o programa de
protótipos para o qual estou novamente escalado para o ano que vem. Espero que
a combinação da minha experiência na Fórmula 1 e na LMP, e as avaliações que
passei aos engenheiros, tenham ajudado meus colegas de DTM pelo menos um pouco
- embora todos saibam que a equipe e os pilotos são do mais alto nível e que
sabem exatamente o que estão fazendo, e que estão sob contrato com a Audi para
o programa do DTM.
Rafael Durante (Mtb 48.044)
Foto: Audi Sport / Divulgação
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