Curitibano confirmou bom histórico no circuito alemão
conquistando sua terceira vitória na categoria, e agora é o único concorrente
de Mike Rockenfeller na briga pelo título da temporada 2013.
Oschersleben
é definitivamente uma pista especial para Augusto Farfus. Após uma sequência de
duas corridas no pódio (Moscou e Nürburgring), o circuito alemão foi palco da
terceira vitória do brasileiro no DTM neste domingo (15) - a segunda neste ano.
Correndo no WTCC, Augusto já havia triunfado no Motorsport Arena em outras
ocasiões. Largando da primeira fila, o piloto da BMW liderou a prova
praticamente de ponta a ponta - perdendo a primeira posição somente durante os
pit stops -, e com o resultado subiu de quinto para a vice-liderança do
campeonato.
Após garantir
o 3º lugar na classificação, realizada no sábado, o brasileiro herdou uma
posição no grid após o pole position Bruno Spengler ser penalizado. Em uma
pista conhecida por ter poucos pontos de ultrapassagem, a posição de largada
acabou sendo muito favorável para Farfus, que superou Jamie Green assim que as
luzes se apagaram, assumindo a liderança da corrida.
Augusto
aproveitou os pneus super macios em seu primeiro stint e imprimiu ritmo forte
desde o começo, fazendo sua primeira parada na volta 21. Com pneus duros,
retornou à pista na 3ª posição, atrás de Jamie Green e Miguel Molina, que não
haviam parado ainda. O piloto do Team RBM fez seu segundo e último pit stop na
volta 28, novamente colocando os pneus duros, e voltou em sétimo lugar, mas
sendo o primeiro a já ter completado as duas paradas obrigatórias.
Conforme seus
adversários foram entrando para os boxes, Farfus recuperou terreno e ocupou em
definitivo a primeira posição na volta 42, quando Eduardo Mortara finalmente
fez seu segundo pit stop. Mesmo seguido pelo líder do campeonato, o alemão Mike
Rockenfeller, o brasileiro abriu boa vantagem e recebeu a bandeirada após 51
voltas com uma diferença de mais de seis segundos para o segundo colocado. O
inglês Jamie Green completou o pódio em Oschersleben.
Melhor
representante da BMW, Augusto colocou a montadora bávara no alto do pódio ao
superar os pilotos da Audi, que se mostrou muito forte no circuito alemão com
oito carros no top-10. Faltando duas corridas para o fim da temporada 2013, o
resultado também foi essencial para manter Farfus na briga pelo título. Com a
vitória, o brasileiro pulou da quinta para a segunda posição na tabela e, com
91 pontos contra 124 do líder Rockenfeller, é o único com chances matemáticas
de tirar o troféu das mãos do alemão da Audi.
A próxima
etapa do DTM está marcada para os dias 28 e 29 de setembro em Zandvoort, na
Holanda, enquanto a rodada de encerramento do campeonato acontece nos dias 19 e
20 de outubro, no tradicional circuito de Hockenheim, na Alemanha.
Augusto
Farfus:
"Foi uma
corrida espetacular e o ponto chave foi ultrapassar o Jamie Green na largada.
Sabíamos que superar a Audi no começo seria muito importante e isso se
confirmou. Tivemos um ótimo ritmo durante toda a corrida, fizemos os pit stops
na hora certa e conseguimos aproveitar bem tanto os pneus super macios como os
duros. É sempre muito especial vencer em um campeonato tão disputado como o
DTM"
Campeonato:
"Enquanto
tivermos chances matemáticas, vamos brigar até o fim pelo título, mas dando um
passo por vez. Espero um bom resultado em Zandvoort para deixar a decisão para
Hockenheim. Vou encarar essas duas corridas como encarei todo o campeonato,
buscando sempre o meu melhor e vamos ver o que o destino nos reserva"
Confira o
resultado da corrida em Oschersleben:
1. Augusto Farfus (RBM BMW) - 51 voltas
2. Mike Rockenfeller (Phoenix Audi) - a 6.298s
3. Jamie Green (Abt Audi) - a 6.912s
4. Filipe
Albuquerque (Rosberg Audi) - a 10.837s
5. Timo Scheider (Abt Audi) - a 13.325s
6. Gary Paffett (HWA Mercedes) - a 14.707s
7. Mattias
Ekstrom (Abt Audi) - a 21.980s
8. Miguel
Molina (Phoenix Audi) - a 22.692s
9. Adrien Tambay (Abt Audi) - a 23.109s
10. Edoardo
Mortara (Rosberg Audi) - a 23.977s
11. Pascal Wehrlein (Mucke Mercedes) - a 24.136s
12. Marco Wittmann (MTEK BMW) - a 29.004s
13. Dirk Werner (Schnitzer BMW) - a 36.997s
14. Roberto Merhi (HWA Mercedes) - a 38.620s
15. Timo Glock (MTEK BMW) - a 48.244s
16. Joey Hand (RBM BMW) - a 48.756s
17. Daniel Juncadella (Mucke Mercedes) - a 49.751s
18. Christian Vietoris (HWA Mercedes) - a 58.626s
19. Andy Priaulx (RMG BMW) - a 1m10.973s
20. Martin
Tomczyk (RMG BMW) - a 2 voltas
Não
completaram:
Bruno
Spengler (Schnitzer BMW) - 40 voltas
Robert Wickens
(HWA Mercedes) - 38 voltas
Fonte / Fotos: http://www.farfus.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário