Gianmaria Bruni e Giancarlo Fisichella levaram a melhor sobre o Aston
Martin de Darren Turner e Stefan Mucke. Na LMGTE-Am, Stuart Hall e Jamie
Campbell-Walter foram os vencedores
Os italianos
Gianmaria Bruni e Giancarlo Fisichella venceram a categoria LMGTE-Pro da Le
Mans 6 Horas de São Paulo, quarta etapa do Campeonato Mundial de Endurance -
FIA WEC, disputada na tarde deste domingo (1º), no autódromo de Interlagos, na
capital paulista.
A dupla, que
pilotou uma Ferrari 458 Itália preparada pela equipe AF Course, foi melhor na
disputa com o Aston Martin Vantage V8 de Darren Turner e Stefan Mucke, chegando
a apenas 1s401 a frente dos segundos colocados. O pódio foi completado por Jörg
Bergmeister e Patrick Pilet, terceiros melhores da categoria com um Porsche 911
RSR.
Bruni
descreveu a corrida e lembrou do dinamarquês Alan Simonsen, morto em um
acidente nas 24 Horas de Le Mans. "Foi uma corrida muito disputada, para
quem assistiu foi muito interessante desde o começo. Largamos na quinta
colocação e estávamos na liderança já na quarta volta. Depois disso sofremos
pressão e fizemos todas as voltas em ritmo de classificação. Infelizmente
perdemos o outro carro da equipe, mas a vitória veio e em boa hora, pois eu
estive triste após Le Mans. Por isso além de dedicar a nossa vitória a todos de
Maranello, dedico principalmente ao nosso falecido colega, Simonsen",
disse o piloto.
Fisichella
elogiou o trabalho realizado por Bruni e lembrou a disputa limpa que teve com
os segundos colocados durante a corrida. "A diferença no treino de
classificação foi mínima, sabíamos que o nosso ritmo de corrida era muito forte
e o nosso consumo de combustível nos daria vantagem. Gini fez um belo trabalho,
nossos mecânicos foram rápidos e só posso agradecer a Ferrari, o nosso time AF
Corse e os pilotos da Aston Martin por terem sido limpos e corretos na batalha
conosco", concluiu Fisichella.
A corrida da
LMGTE-Pro teve ainda dois acidentes. O primeiro, ainda na parte inicial da
prova, envolveu a Ferrari 458 Itália de Kamui Kobayashi e Toni Vilander, que
pegou fogo na pista durante o turno de pilotagem do finlandês, obrigando a
entrada do Safety Car. Já o brasileiro Bruno Senna, que dividiu a pilotagem de
um Aston Martin Vantage V8 com Rob Bell, abandonou a corrida após receber um
toque na volta 61.
Na categoria
LMGTE-Am, a vitória ficou com Stuart Hall e Jamie Campbell-Walter. Os pilotos
da Aston Martin chegaram com 45 segundos de frente para os segundos colocados
Vicente Potolicchio, Rui Aguas e Davide Rigon, com uma Ferrari. Christian Ried,
Gianluca Roda e Paolo Ruberti terminaram em terceiro lugar com uma Porsche 911
RSR.
"Acabei
ficando uma volta atrás dos meus concorrentes por uma curva quando o carro de
segurança apareceu. Depois continuei acelerando, estava forte quando o nosso
outro carro teve problemas e assumimos a liderança. Dedico nossa vitória ao
nosso companheiro falecido, mas temos que erguer a cabeça, continuar e deixar o
que aconteceu para trás. A equipe foi ótima nas paradas de box e só posso
agradecer. Agora vamos para Austin", disse Campbell-Walter após a prova.
Fernando
Rees, que dividiu a pilotagem de um Chevrolet Corvette com os franceses Patrick
Bornahauser e Julien Canal terminaram na sexta posição da categoria LMGTE-Am, e
na 19ª colocação geral. Por este motivo, o piloto da equipe Larbre Competition
ganhou um prêmio especial. O de melhor brasileiro na Le Mans 6 Horas de São
Paulo, que lhe rendeu um troféu, entregue pelas mãos do campeão de Emerson
Fittipaldi.
A próxima
etapa do Campeonato Mundial de Endurance - FIA WEC será a 6 Horas de Austin,
que acontece entre os dias 20 e 22 de setembro, no Circuit of the Americas, nos
Estados Unidos.
Veja a
classificação final das categorias LMGTE-Pro e LMGTE-Am da Le Mans 6 Horas de
São Paulo:
LMGTE-Pro:
1- Gianmaria
Bruni/Giancarlo Fisichella (Ferrari F458 Italia/LMGTE-Pro) - 212 voltas
2- Stefan
Mucke/Darren Turner (Aston Martin Vantage V8/LMGTE-Pro) - a 1s401
3- Jörg
Bergmeister/Patrick Pilet (Porsche 911 RSR/LMGTE-Pro) - a 2 voltas
4- Marc
Lieb/Richard Lietz (Porsche 911 RSR/LMGTE-Pro) - a 3 voltas
5- Paul Dalla
Lana/Pedro Lamy/Richie Stanaway (Aston Martin Vantage V8/LMGTE-Pro) - a 26
voltas
6- Bruno
Senna/Rob Bell (Aston Martin Vantage V8/LMGTE-Pro) - a 151 voltas
7- Kamui
Kobayashi/Toni Vilander (Ferrari F458 Italia/LMGTE-Pro) - a 161 voltas
LMGTE-Am:
1- Stuart
Hall/Jamie Campbell-Walter (Aston Martin Vantage V8/LMGTE-Am) - 208 voltas
2- Vicente
Potolicchio/Rui Aguas/Davide Rigon (Ferrari F458 Italia/LMGTE-Am) - a 45s690
3- Christian
Ried/Gianluca Roda/Paolo Ruberti (Porsche 911 GT3 RSR/LMGTE-Am) - a 1 volta
4- Raymond
Narac/Jean-Karl Vernay/Christophe Bourret (Porsche 911 GT3 RSR/LMGTE-Am) - a 1
volta
5- Tracy
Krohn/Nicolas Jönsson/Maurizio Mediani (Ferrari F458 Italia/LMGTE-Am) - a 5
voltas
6- Patrick
Borhauser/Julien Canal/Fernando Rees (Chevrolet Corvette CX6-ZR1/LMGTE-Am) - a
14 voltas
7-
Christoffer Nygaard/Kristian Poulsen/Nicki Thiim (Aston Martin Vantage
V8/LMGTE-Am) - a 46 voltas
8- Jack
Gerber/Matt Griffin/Marco Cioci (Ferrari F458 Italia/LMGTE-Am) - a 134 voltas
Dinho Leme
Foto: Luca Bassani
Nenhum comentário:
Postar um comentário