terça-feira, 17 de setembro de 2013

Montoya de volta a Formula Indy

Colombiano será companheiro de Hélinho e  Will Power na Penske.

Dono de um curriculo invejavel no automobilismo mundial, Juan Pablo Montoya está de volta a formula indy apartir de 2014, piloto colombiano estava disputando a categoria norte-americana “NASCAR” pela equipe Ganassi.

Com a formula indy, Montoya já tem uma certa intimidade, em 1999 foi compeão dessa categoria  pela Chip Ganassi Racing quando foi subistituir o bicampeão Alessandro Zanardi .


Montoya fez sua estreia na Fórmula 1 em 2001 pela equipe de Frank Williams, da qual já havia sido piloto de testes. Em sua terceira corrida, ele surpreende a todos com uma linda ultrapassagem sobre o então tricampeão Michael Schumacher. Montoya liderava a corrida até que, numa atitude desastrada, o neerlandês Jos Verstappen tirou-o da prova. Apesar disso, ainda conseguiu terminar sua primeira temporada na F1 com uma vitória e três pole positions.

Em sua segunda temporada (2002), já com certa experiência na categoria, conquistou 7 poles e marcou 50 pontos e, a despeito de não ter vencido nenhuma corrida, ficou apenas atrás dos dois pilotos da Ferrari no final do campeonato. No ano seguinte, lutou pelo título até a penúltima prova, mas acabou perdendo a disputa, terminando novamente em terceiro no campeonato, com 82 pontos, duas vitórias e uma pole.

Em 2004, sua equipe enfrentou vários problemas: um projeto mal sucedido da Williams, além de divergências entre ela e sua fornecedora de motores acabaram por frustrar as chances de Montoya no campeonato. Por conta desse motivos, acabou aceitando uma proposta da McLaren.

Em sua nova equipe, Montoya sofreu um acidente, noticiado oficialmente como tendo acontecido num jogo de tênis (embora a imprensa especulasse que foi, na verdade, um acidente de moto), que o deixou ausente de duas provas.

Em julho de 2006, anuncia sua saída da Fórmula 1 e retorno a equipe Chip Ganassi, agora para correr na Nascar. Devido à pouca atenção que recebia da McLaren, os resultados modestos durante na temporada (até o GP dos Estados Unidos, Montoya havia marcado 26 pontos e os melhores resultados foram dois pódios) e à aparente falta de uma opção competitiva para 2007, foram os motivos para que abandonasse a categoria logo após o GP dos Estados Unidos. Montoya já havia competido pela Chip Ganassi na Champ Car e nas 500 Milhas de Indianápolis.

A atitude do colombiano de transferir-se foi considerada, por alguns, corajosa,2 visto que ainda havia tempo para negociações com as escuderias e vagas não definidas para 2007. Sam Michael, diretor técnico da Williams,  afirmou: "Senti que foi uma perda para Fórmula 1 e um talento ganho pela Nascar".
Antes de fazer sua estreia na Nascar, Montoya disputou e venceu as 24 Horas de Daytona ao lado de Scott Pruett e Salvador Durán.

No mês de junho de 2007, Montoya tornou-se o segundo piloto estrangeiro a vencer uma corrida da Nascar na história. Ele foi o vencedor da etapa da Cidade do México da Nascar Busch Series. No mesmo ano, ganhou o prêmio de melhor estreante na categoria.
Em 2008, venceu pela segunda vez consecutiva as 24 Horas de Daytona ao lado de Dario Franchitti, Scott Pruett e Memo Rojas.

Em 8 de agosto de 2010, voltou a vencer uma corrida da Nascar em Watkins Glen.

De volta à Indy, Montoya celebra a nova oportunidade que terá correndo por uma das principais escuderias do mundo do automobilismo. "Estou realmente animado com a chance de integrar um time lendário quanto a Penske. Eu tive a oportunidade de pilotar para muitas equipes tradicionais ao redor do mundo e sempre tive enorme admiração por Roger Penske e sua empresa. Eu considero uma honra ter sido convidado para pilotar para a Penske", disse Montoya, em declarações reproduzidas pelo site oficial da Indy.

A sua contratação também foi festejada por Roger Penske, proprietário da equipe que carrega o seu sobrenome. "Juan é um comprovado vencedor em todos os níveis do automobilismo. Ele venceu um monte de corridas e campeonatos, e tem uma base de fãs extremamente apaixonados. Nós estamos ansiosos para construir seu sucesso juntos e acreditamos que será um grande complemento para a equipe Penske", disse o dirigente.

Montoya é um dos poucos pilotos que venceram três das mais famosas corridas de carros do planeta: o colombiano triunfou nas 500 Milhas de Indianápolis de 2000, no Grande Prêmio de Mônaco de 2003 e nas 24 Horas de Daytona de 2007 e 2008.

Em 16 de setembro de 2013, Juan Pablo Montoya está de volta à Indy. Depois de ser dispensado da Ganassi na Nascar, o colombiano assinou contrato com a Penske para 2014 e pilotará o terceiro carro da tradicional equipe.

Texto: Fernando de Souza
Fotos:Google







Nenhum comentário:

Postar um comentário