Piloto faz 85 voltas com o carro #16 da equipe Project 1 na pista
de Oschersleben
Nonô
Figueiredo teve seu primeiro contato com o Porsche 911 GT3 Cup geração
"991" na terça-feira. Único brasileiro inscrito na prova de Monza da
Porsche Mobil 1 Supercup neste final de semana, o piloto realizou um teste com
a equipe Project 1 no autódromo alemão de Oschersleben.
"Foram
85 voltas entre 10h da manhã e 17h. Um dia bem cheio e proveitoso, que nos
permitiu acumular muitos dados sobre o novo carro", contou Nonô. O piloto
realizou inúmeras saídas para a pista com média de 5 a 7 voltas cada uma, o que
permitiu uma eficiente interação com o time alemão nas passagens pelo box.
De acordo com
sua avaliação, a jornada foi importante para permitir uma maior familiaridade
com o novo carro. A geração "991" é usada na Porsche Mobil 1 Supercup
em 2013 e, no ano que vem, será o bólido das principais categorias nacionais da
Porsche GT3 Cup Challenge, inclusive a brasileira. Nonô é piloto-consultor da
série nacional e sua participação na corrida de Monza neste final de semana é
motivada, além do aspecto competitivo, por ter um contato em primeira mão com o
novo equipamento.
"Em
termos de pilotagem, o que mais possibilita um ganho de performance é o sistema
de paddle shift. Trocar as marchas sem retirar as mãos do volante permitem ao
piloto usar o câmbio mais dentro da curva", explicou Nonô.
Ele destacou
também elementos diferenciados de telemetria no painel do carro, que informam a
pressão dos freios e alertam para eventual bloqueio de rodas. "São
artifícios que trazem informação adicional e contribuem com o trabalho do
piloto."
Para o
ex-piloto e engenheiro brasileiro da Porsche GT3 Cup Challenge no Brasil
Vinícius Quadros, que acompanha Nonô Figueiredo nesta semana na Europa, outro
fator técnico importante do teste foi a adaptação ao novo sistema de freio do
"991". "É uma concepção nova em relação à geração ‘997’ -uma
evolução. Os freios se mostraram bem eficientes e precisos nas respostas
durante as freadas e também sensíveis às mudanças de balanço da pressão de
frenagem efetiva em cada um dos eixos", observou o especialista.
A jornada em
Oschersleben também foi útil para Nonô avaliar o desempenho dos pneus Michelin,
que são os oficiais da Porsche Mobil 1 Supercup. "Têm um pico de
performance, mas depois que esse ponto é superado apresentam performance
estável por um bom tempo."
Ele comentou
também que o teste foi oportuno para realizar treinos de largada parada, uma
vez que diferentemente do que está habituado na Stock Car com as largadas
lançadas, na Porsche Mobil 1 Supercup as corridas têm início com os carros
inertes no grid.
"Nosso
objetivo no teste não era performance, mas acumular dados e chegar mais
preparados para a o final de semana de Monza. Foi cumprido à risca e nos deixa
confiantes para o final de semana", finalizou o piloto.
Para o
engenheiro, a experiência em Oschersleben superou as expectativas da dupla.
"Acredito
que o primeiro dia de testes foi extremamente positivo -até mais positivo do
que esperávamos. O Nonô se adaptou muito bem ao carro, ao novo câmbio e aos
freios mais eficientes. Conseguimos evoluir de maneira bem constante durante as
85 voltas, tanto no acerto de set-up do carro quanto nos tempos de volta. O
carro se mostrou muito sensível às mudanças, e o Nonô conseguia perceber uma
variação real no comportamento dinâmico do carro a cada pequeno ajuste que foi
feito", avaliou Vinícius.
Nesta sexta-feira,
a dupla volta à ação, agora em Monza. Está previsto um treino livre de 45
minutos para a prova deste domingo, que antecede a corrida da Fórmula 1 no
mítico circuito italiano.
MAIS INFORMAÇÕES:
NONÔ FIGUEIREDO - PORSCHE MOBIL 1 SUPERCUP
Luís Ferrari
PORSCHE GT3 CUP CHALLENGE NO BRASIL
Luiz Alberto Pandini
Foto: divulgação
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