Federação Internacional do Automobilismo atesta que circuito está
apto para receber competições internacionais
O autódromo
Velo Città, localizado em Mogi Guaçu (SP), recebeu, esta semana, a homologação
da FIA - Federação Internacional do Automobilismo. O local, que foi construído
dentro dos padrões da organização e já era homologado pela CBA (Confederação
Brasileira de Automobilismo), agora é um autódromo internacional.
"É
como recebermos um ISO. O que fizemos foi bem feito, tem padrão internacional e
pode receber qualquer tipo de GT’s, Turismo e até Fórmulas 3. Esta homologação
é como um troféu", celebra Eduardo Souza Ramos, idealizador do projeto do
Velo Città.
Com 3.430
metros de extensão, o circuito Velo Città levou cinco anos para ser construído.
Com acompanhamento próximo dos órgãos ambientais, como Ibama, todos os
procedimentos e normas foram respeitados para promover uma perfeita integração
do circuito à região.
Há pouco
mais de um ano, o local teve sua homologação assinada pela CBA. Depois, o
projeto e as plantas foram remetidos à FIA. O material passou por uma avaliação
computadorizada que verificou os itens básicos. Com a validação do sistema, o
Velo Città recebeu a visita de um inspetor, que o atestou apto. No total,
apenas três autódromos no Brasil possuem homologação internacional: Velo Città,
Interlagos e Curitiba.
Para
conseguir a aprovação, o autódromo deve atender a uma série de requisitos,
basicamente focados em segurança. São analisados: largura do circuito, das
rampas, tipo do asfalto (feito com borracha de pneus triturados, tornando-o
mais ecológico), áreas de escape, guard rails, barreiras de pneus, zebras, muro
dos boxes e alambrados de proteção, plataforma de sinalização, sistema de drenagem,
quantidade de pontos de sinalização, além do Medical Center e Racing Control.
O Velo
Città tem tudo isso dentro dos padrões internacionais e ainda oferece Racing
Center, um espaço completo, com toda estrutura de vestiários, cozinha, sala de
briefing e lounge, para receber qualquer tipo de evento, principalmente ligados
ao mundo automotivo. Ainda oferece bolsões de estacionamento, heliponto, boxes
e paddock. E a expansão não para: a ampliação da área vip, sobre os boxes, e a
construção da sala de cronometragem e direção de prova estão na fase final.
Com foco em
competições e eventos fechados como track days, test-drives, coletivas de
imprensa e cursos de pilotagem, o autódromo tem a Mitsubishi como patrocinadora
oficial e foi palco da Lancer Cup, competição exclusiva de Lancer Evo R,
lançamento do Mitsubishi All New Outlander, Mitsubishi Racing School e Lancer
Evo Day. Também recebeu os eventos: 1000 Milhas Históricas Brasileiras, Classic
Cup, Porsche Cup, Suzuki Jimny, Bentley Continental GT V8, entre vários outros.
DEPOIMENTOS
"Great
track!", Valentino Rossi, piloto de Moto GP.
"Fiquei
impressionado com o que conheci. Acho que depois de Nurburgring esta foi a
pista mais fantástica que andei", Nelson Piquet, tricampeão mundial de
Fórmula 1.
"O Velo
Città é, com certeza, o melhor autódromo do Brasil no momento, em termos de
traçado, manutenção e beleza. Conheço muitos autódromos pelo mundo, mas nenhum
tão bonito, bem tratado e com um traçado tão técnico como este. O piloto tem
que saber posicionar o carro muito bem para conseguir tempos de voltas
ideais", Ingo Hoffmann, Piloto e instrutor Mitsubishi.
"O
Velo Città é do tamanho ideal, é uma pista muito técnica, com poucas retas, ela
acaba se tornando superfísica porque os pilotos não param de fazer curvas,
então é bem desafiadora", Bia Figueiredo, piloto da Indy.
"Absolutamente
primoroso, um verdadeiro autódromo, sem tirar nem pôr. Tudo magistralmente bem
feito. A pista toda é extremamente técnica e quem pegar a mão nela andará em
qualquer outra. Parabéns à Mitsubishi e a quem a projetou", Bob Sharp,
jornalista e ex-piloto.
"Nunca
tivemos dúvida de que o Velo Città receberia a homologação da FIA. Os
proprietários e gestores fizeram tudo com muita competência para ter um
autódromo de alto nível. É muito bom saber que temos mais uma opção de
autódromo homologado FIA no País. Nossa categoria é reconhecida como série
internacional pela FIA e como tal só realiza corridas do campeonato em
circuitos homologados pela entidade", Dener Pires, diretor do Porsche GT3
Brasil.
VELO CITTÀ ONLINE
Em junho, o
autódromo foi pioneiro e lançou um aplicativo para smartphone. No app, é
possível encontrar orientações para chegar ao local, previsão do tempo,
programação detalhada dos eventos e acompanhar a cronometragem ao vivo. O
download é gratuito e está disponível para os sistemas Android e iOS. Em
agosto, o Velo Città lançou seu site oficial, com todas as informações sobre o
circuito e fotos. Acompanhe todas as novidades através do endereço
www.autodromovelocitta.com.br e do www.facebook.com/AutodromoVeloCitta.
Confira o
vídeo com Ingo Hoffmann apresentando a pista do Velo Città: http://www.youtube.com/watch?v=IV5XD5DHg9k
MAIS INFORMAÇÕES
Camila Maluf
Tom
Papp / Mitsubishi/ Carsten / Mitsubishi
Nenhum comentário:
Postar um comentário