Prova de abertura da temporada
de 2014 terá 34 convidados para, pela primeira vez nos 35 anos da categoria,
correrão com troca de pilotos durante a corrida, que terá 50 minutos de duração
e será dia 23 de março em Interlagos.
A Vicar,
promotora e organizadora do Circuito Nova Schin Stock Car, definiu as regras
para os pilotos convidados disputarem a etapa de abertura da temporada 2014 -
dia 23 de março em Interlagos -, a primeira nos 35 anos de história da mais
importante e tradicional categoria do automobilismo brasileiro em que os
pilotos serão trocados no meio da prova, que terá 50 minutos de duração e mais
uma volta. A substituição do piloto terá de ser feita por volta do 25º minuto.
Para integrar
a corrida, formando dupla com os pilotos titulares, será necessário ter
participado de categorias top internacionais. Integram a relação Fórmula 1,
Fórmula Indy, Nascar Sprint Cup, Nationwide Series, Nascar Truck Series,
GranAm, AMLS, WTCC, BTCC, WEC, FIA GT Open, FIA GT Series, GP2, World Series,
DTM, V8 Super Car (Austrália), Moto GP, Moto 2, GT Japonesa, Fórmula Nippon,
Super TC 2000 (Argentina), Turismo Carretera (Argentina), Top Race (Argentina), WRC entre outras.
Também
poderão formar duplas, como convidado, independentemente da nacionalidade,
pilotos que venceram corridas ou foram campeões do Circuito Nova Schin Stock
Car, desde que só se unam a parceiros
que estrearam em 2013 ou estrearão em 2014 na Stock Car. Outros requisitos para
disputar a corrida de abertura são: aqueles que foram campeões nas categorias
de acesso da Stock Car (Stock Car Light, Copa Vicar, Copa Chevrolet Montana e
Brasileiro de Turismo) a partir de 2007. Esses só podem fazer dupla com pilotos
que estrearam em 2013 ou estrearão em 2014.
Mais um
quesito é ser piloto com carreira internacional, mas que tenha participado do
campeonato da Stock Car nos últimos cinco anos (entre 2009 e 2013) desde que só
forme dupla com estreantes em 2013 ou os que farão seu primeiro ano em 2014. Os
pilotos que participaram exclusivamente como convidados em 2011, 2012 e 2013
poderão disputar a prova formando dupla com qualquer piloto titular da
categoria. Todos também necessitam ter a aprovação da CBA (Confederação
Brasileira de Automobilismo) e da Vicar.
Será
considerado estreante aquele que em 2013 participou pela primeira vez do
Circuito Nova Schin Stock Car e que não tenha integrado qualquer outra
categoria top nacional ou internacional. Os que nunca participaram da Stock Car
antes e que eventualmente estrearem em 2014 também integram a relação dos
estreantes.
Como esta
prova será totalmente diferente de tudo o que a Stock Car acompanhou até hoje,
as regras também sofrerão alterações. O treino classificatório será realizado
em quatro grupos, com 10 minutos cada um, sendo dois grupos com os inscritos
para toda a temporada e dois grupos com
os convidados. A pole será definida com a média dos melhores tempos dos dois
pilotos da dupla.
A pontuação
também será diferente nesta etapa. Marcam pontos os 12 primeiros colocados em
vez dos 20 como acontece hoje. O vencedor leva 12 pontos, o segundo 11, o
terceiro 10, o quarto 9, o quinto 8, o sexto 7, o sétimo 6, o oitavo 5, o nono
4, o décimo 3, o décimo primeiro 2 e o décimo segundo um ponto.
O Circuito
Nova Schin Stock Car tem organização e realização da Vicar Promoções
Desportivas, com supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA).
A Nova Schin é o patrocinador master da principal categoria do automobilismo
brasileiro, dando nome ao campeonato e traz para as pistas a parceria com o
Parada Pela Vida, projeto do Ministério das Cidades, que incentiva o consumo
responsável de bebida alcoólica. O evento também tem o patrocínio da Pirelli,
além do copatrocínio de Shell V-Power Etanol, Bosch, Mobil Super, Pioneer e o
apoio da Transzero. As montadoras são Chevrolet e Peugeot.
Mais
informações no site: www.stockcar.com.br
Departamento de
Comunicação da Vicar:
Milton Alves (Mtb 16583/SP)
Foto: Miguel Costa Jr.
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