Pilotos preparam-se para sexta etapa em Santa Cruz do Sul visando
reduzir da vantagem do argentino Ribodino, campeão de 2012.
Colocando em
disputa o Campeonato Brasileiro de Motovelocidade de 2013, o Moto 1000 GP terá
neste domingo (20) as corridas da sexta de suas oito etapas. O evento no
Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul (RS) vai determinar, nas cinco
categorias em disputa, a relação dos pilotos que vão disputar os títulos. É a
terceira vez que a cidade recebe o Moto 1000 GP, tendo figurado nos calendários
de corridas de 2011 e 2012.
A GP 1000,
categoria principal do Brasileiro de Motovelocidade, destaca em sua tabela de
classificação os efeitos da internacionalização intensificada no ano passado.
As seis primeiras posições são ocupadas por pilotos de três países. Neste
grupo, três competidores brasileiros apresentam-se motivados para a disputa
pelo título que foi de Alan Douglas, da Pitico Race, em 2011 e de Luciano
Ribodino, da Alex Barros Racing, em 2012.
É o próprio
Ribodino quem comanda a tabela de classificação depois de cinco das oito
etapas. A primeira metade do campeonato foi marcada por duas vitórias e dois
segundos lugares do argentino. Na quinta etapa, em setembro, foi quinto
colocado, resultado que o elevou a 93 pontos. Com 31 de vantagem, “Lucho”,
piloto da província de Córdoba, assegura a manutenção da liderança com qualquer
resultado na corrida em Santa Cruz do Sul.
O argentino
da Alex Barros Racing, contudo, reconhece a necessidade de manter a média das
primeiras etapas, dada a disposição demonstrada por seus adversários para
reverterem a matemática da disputa pelo título nas três etapas decisivas. Dois
brasileiros, ambos da cidade paranaense de Londrina, são seus adversários mais
próximos na tabela – Diego Faustino e Wesley Gutierrez, que somam 62 e 61
pontos, respectivamente.
Para
Faustino, que defende a Petronas Eurobike SBK Team pilotando uma BMW S1000RR –
mesmo modelo utilizado pelo líder Ribodino, – a etapa em Santa Cruz do Sul
resgata um retrospecto significativo. Foi no circuito de 3.530 metros da cidade
gaúcha que ele obteve suas duas primeiras vitórias no Moto 1000 GP, na rodada
dupla de 2011, ano em que foi vice-campeão tendo registrado ainda quatro
segundos e três terceiros lugares.
Faustino
abriu o campeonato atual com o terceiro lugar em Interlagos e foi quarto em
Pinhais. Sem pontuar na volta da categoria a Interlagos, reagiu com a vitória
em Cascavel. A quinta etapa, no autódromo paulista, foi oitavo. Enquanto isso,
Gutierrez, com a Kawasaki ZX10-R da Motonil Motors, subia ao pódio em terceiro,
mesmo resultado da passagem anterior da GP 1000 por São Paulo – ele já havia
ido ao pódio em Curitiba, em segundo lugar.
O português
Miguel Praia, que estreia no Moto 1000 GP com a Honda CBR 1000R da Center Moto
Racing Team, conquistou na corrida de setembro seu primeiro pódio, em segundo.
Assim, subiu para quarto na classificação do campeonato, com 53 pontos. Está
dois à frente de Danilo Lewis. O paulista, piloto da Kawasaki da RC3 Brasil-PRT,
mostra-se otimista quanto à chance de vencer pela primeira vez – tem dois
terceiros lugares em 2013.
O grupo dos
seis primeiros na GP 1000 é composto por outro argentino. Diego Pierluigi, que
venceu a etapa de 2012 em Santa Cruz do Sul pelo Team Spolier, estreou na
temporada atual já em sua terceira etapa. Foi segundo em Interlagos, décimo em
Cascavel – onde teve problemas mecânicos – e venceu a corrida do mês passado em
Interlagos, com a Kawasaki da JC Racing Team. Bem cotado a novas vitórias,
aparece em sexto com 49 pontos.
As
motocicletas do Moto 1000 GP utilizam como combustível a gasolina Petrobras Podium
e, como óleo lubrificante, o Lubrax Tecno Moto. Petrobras e Lubrax patrocinam a
competição ao lado da BMW Motorrad e da Michelin, que fornece pneus de
competição às equipes. O Brasileiro de Motovelocidade tem o apoio de Beta
Ferramentas, BMW Serviços Financeiros, Servitec, LeoVince, Shoei, Tutto Moto,
HPN, Denko, Airfence Brasil e Peterlongo.
Fonte: Grelak Comunicação
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