Ritmo da Porsche em acerto de
classificação impressiona piloto da Aston Martin
Depois das
duas primeiras sessões de treinos livres das 6 Horas de Fuji, sexta etapa do
Campeonato Mundial de Endurance - FIA WEC, Bruno Senna ficou com a sensação de
que a Porsche deverá conquistar a pole na categoria GTE Am da corrida deste fim
de semana. Em seu contato inicial com o Vantage V8 da classe e com o até então
desconhecido circuito japonês, Bruno foi o mais rápido do trio completado pelos
dinamarqueses Kristian Poulsen e Christoffer Nygaard, mas acha que o carro da
Aston Martin dificilmente será páreo para o rival alemão na sessão que definirá
o grid. "Os 911 RSR têm ritmo fortíssimo em volta lançada e são os
favoritos, a não ser que as condições mudem bastante", afirmou, após
fechar a sexta-feira na 5ª colocação com o tempo de 1min41s939. O Porsche do
alemão Christian Ried e dos italianos Gianluca Roda e Paolo Ruberti estabeleceu
a volta mais rápida em 1min40s707.
O autódromo
localizado aos pés do Monte Fuji, possivelmente o mais conhecido cartão postal
do Japão, é o único do calendário da endurance onde Bruno jamais havia pisado.
O brasileiro admitiu que a adaptação ao traçado nas três horas de ensaios
liberadas para as equipes, divididas em dois treinos de 90 minutos, não foi das
mais tranquilas. "A pista é muito técnica. E, como as temperaturas estavam
baixas, os pneus sofreram para aquecer e funcionar corretamente",
explicou.
Bruno
conquistou três poles na classe GTE Pro, mas na rodada nipônica foi designado
pela equipe britânica para aumentar o poder de fogo da marca na AM na luta pelo
título num ano em que a casa comemora o seu centenário. Nas duas partes dos
treinos, Bruno foi o mais veloz da equipe; na primeira só foi superado por
menos de um décimo por uma das Porsche porque estava com um jogo usado de pneus
de compostos moles, enquanto o modelo alemão girava com médios novos.
Além da
pista, Bruno começou a se entender também com o carro. "As principais
diferenças do AM para o Pro são os controles de acelerador, a caixa de câmbio e
a geometria da suspensão, que deixam o Vantage bem arisco no limite. Os
compostos de pneus também não são os mesmos a que eu estava acostumado. Então,
precisamos compreender as especificações de cada um para trabalhar no
equilíbrio. Ainda bem que os meus companheiros são muito consistentes e têm boa
comunicação sobre o carro, o que acaba facilitando a busca pelo acerto."
O mais
veloz no geral foi o protótipo LMP1 Audi R18 e-tron quattro do dinamarquês Tom
Kristensen, do francês Loic Duval e do escocês Allan McNish, que percorreu os
4.563 metros do circuito em 1min27s333, à média horária de 188,1 km. A sessão
classificatória que definirá as posições de largada está marcada para as 1h30
da madrugada deste sábado, enquanto a largada, já pelo horário brasileiro de
verão, será autorizada às 23 horas.
Márcio Fonseca (MTb
14.457)
Fotos: Divulgação
AMR/MF2
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