Sob forte chuva, carros completam apenas 16 voltas atrás do
safety car
A pole
conquistada no sábado foi decisiva para a vitória que Bruno Senna conquistou
neste domingo nas 6 Horas de Fuji, a sua terceira pela equipe oficial da Aston
Martin no Campeonato Mundial de Endurance - FIA WEC. Em sua única aparição na
categoria GTE Am, ao lado dos dinamarqueses Kristian Poulsen e Christoffer
Nygaard, Bruno acabou beneficiado pelo mau tempo que castigou a região durante
toda a prova, iniciada e encerrada depois de duas longas paralisações, sempre
com os carros atrás do safety car. Como foram completadas apenas 16 voltas,
muito abaixo do limite mínimo estabelecido pelo regulamento, os pontos foram
concedidos pela metade.
A participação
de Bruno foi fundamental para o sucesso da marca britânica e coroou a
estratégia do chefe de equipe John Gaw. Ele pediu ao brasileiro para ajudar os
dinamarqueses na luta pelo título da categoria, e o resultado não poderia ser
mais positivo. Apesar da força demonstrada pela Porsche nos ensaios livres,
Bruno brilhou com uma volta perfeita no qualifying e colocou o Vantage numa
posição no grid que garantiria a vitória neste domingo.
"A pole
salvou a pátria!", comemorou Bruno, que apoiou a decisão da direção de
prova de suspender definitivamente a corrida depois de duas paralisações e
intervenções do carro de segurança por aproximadamente 25 minutos cada. "A
chuva mudava de intensidade o tempo todo. Não dava para ver nada. Acho que
parar a prova foi acertada, porque as condições de segurança estavam muito
precárias. Sinto apenas pelos fãs, que vieram em grande número e ficaram o
tempo todo aguardando pela melhoria do tempo e reinício da corrida",
comentou.
Apesar da
alegria por mais um resultado positivo em seu ano de estreia na série de longa
duração da FIA - ganhou na abertura do calendário em Silverstone e em Austin,
ambas pela GTE Pro, além de somar quatro poles no geral -, Bruno disse que a
festa no pódio foi moderada por causa da recente morte do piloto britânico Sean
Edwards, em acidente na última semana na Austrália. "Nem estouramos o
champanhe em respeito à sua memória", explicou.
A vitória na
classificação geral foi do protótipo LMP1 Toyota TS030 do trio Alexander
Wurz-Nicolas Lapierre-Kazuki Nakajima, a primeira da casa japonesa na
temporada.
Márcio Fonseca (MTb 14.457)
Fotos: AMR Divulgação/MF2
Nenhum comentário:
Postar um comentário