quarta-feira, 30 de outubro de 2013

FIA verifica legalidade do Red Bull RB9

A legalidade do Red Bull RB9 tem sido posta em causa por alguns observadores.

A legalidade do Red Bull RB9 tem sido posta em causa por alguns observadores, fruto do domínio que a equipe evidenciou na segunda metade da temporada, que permitiu Sebastian Vettel sagrar-se tetracampeão a três corridas do fim. A nova teoria relaciona-se com a possibilidade do fundo plano do monolugar ser flexível, com a informação a partir do antigo designer da Stewart e da Jaguar, Gary Anderson.


Segundo o ‘Auto Motor und Sport’, Anderson, atual comentador técnico da BBC, foi chamado à atenção pelas imagens a partir da traseira de uma câmara térmica instalada no monoposto de Vettel. As imagens mostram o fundo plano abaixo dos pés do piloto bastante quente a baixa velocidade. Anderson acredita, por isso, que Adrian Newey pode ter encontrado uma forma de “elevar o fundo plano da pista quando este aquece a baixas velocidades”.

A Force India estará de acordo com a pretensa ilegalidade sugerida pelo comentador da BBC. Entretanto, a teoria de Anderson já foi testada por Jo Bauer, delegado técnico da FIA, submetendo o fundo plano a 300º C de temperaturas. O teste terá provado que o mecanismo não se moveu, e “consequentemente o Red Bull RB9 é legal, pelo menos nesta área”, revelou o correspondente do Auto Motor und Sport, Michael Schmidt.



Nenhum comentário:

Postar um comentário