A legalidade do Red Bull RB9 tem sido posta em causa por alguns
observadores.
A legalidade
do Red Bull RB9 tem sido posta em causa por alguns observadores, fruto do
domínio que a equipe evidenciou na segunda metade da temporada, que permitiu
Sebastian Vettel sagrar-se tetracampeão a três corridas do fim. A nova teoria
relaciona-se com a possibilidade do fundo plano do monolugar ser flexível, com
a informação a partir do antigo designer da Stewart e da Jaguar, Gary Anderson.
Segundo o
‘Auto Motor und Sport’, Anderson, atual comentador técnico da BBC, foi chamado
à atenção pelas imagens a partir da traseira de uma câmara térmica instalada no
monoposto de Vettel. As imagens mostram o fundo plano abaixo dos pés do piloto
bastante quente a baixa velocidade. Anderson acredita, por isso, que Adrian
Newey pode ter encontrado uma forma de “elevar o fundo plano da pista quando
este aquece a baixas velocidades”.
A Force India
estará de acordo com a pretensa ilegalidade sugerida pelo comentador da BBC.
Entretanto, a teoria de Anderson já foi testada por Jo Bauer, delegado técnico
da FIA, submetendo o fundo plano a 300º C de temperaturas. O teste terá provado
que o mecanismo não se moveu, e “consequentemente o Red Bull RB9 é legal, pelo menos
nesta área”, revelou o correspondente do Auto Motor und Sport, Michael Schmidt.
Nenhum comentário:
Postar um comentário