Tricampeão reconhece situação
desfavorável na pontuação e frisa boa condição de tentar vencer em Guaporé pela
terceira vez .
Quando foi
escalado pela equipe MAN Latin America para pilotar o novo MAN no Campeonato
Brasileiro de Fórmula Truck de 2013, o piloto paulista Felipe Giaffone
manifestou uma certeza e uma impressão. A certeza, de que o desenvolvimento do
novo equipamento representaria seu maior desafio desde a estreia na categoria,
em 2005; a impressão, de que os resultados do trabalho seriam colhidos só a
partir da segunda metade da temporada.
Os
prognósticos foram precisos. Até a quinta das dez etapas, apesar da notória
eficiência do equipamento em voltas rápidas classificatórias, Giaffone somou
apenas oito pontos, seis deles a título da bonificação atribuída quando a
corrida completa seu primeiro terço. Os outros dois corresponderam a seu 13º
lugar na quinta corrida do ano, no circuito paulista de Interlagos. Foi, até
então, a única corrida em que levou o MAN TGX ao fim de uma corrida.
“Desde o
início o caminhão se mostrou muito rápido, mas enfrentamos a série de
dificuldades que já eram esperadas por conta do novo projeto”, avalia o piloto,
que conduziu os caminhões Constellation da Volkswagen aos títulos do Campeonato
Brasileiro em 2007, 2009 e 2011 – neste último ano, também foi campeão
sul-americano. “Nas duas últimas corridas, já com boa parte desse
desenvolvimento vencida, os resultados apareceram”, acrescenta.
A sexta
etapa, no circuito paranaense de Cascavel, foi marcada pela primeira
pole-position e pela primeira vitória de Giaffone com o caminhão MAN. A corrida
seguinte, disputada em 8 de setembro na pista argentina de Córdoba, teve o
tricampeão em segundo lugar no pódio. Com 54 pontos, foi o piloto que mais
pontuou nas duas últimas corridas, tendo marcado 10 pontos a mais que o
pernambucano Beto Monteiro, da Scuderia Iveco, líder da temporada.
Os
resultados das etapas em Cascavel e em Córdoba elevaram Giaffone ao sétimo
lugar na classificação do campeonato. Ele soma 62 pontos. Monteiro comanda a
tabela com 104. “Faltam três corridas para o campeonato terminar, são 96 pontos
em jogo, mas em termos práticos eu não me considero um dos candidatos ao título
deste ano”, admite. “Temos uma condição competitiva para pensar em mais
vitórias, mas penso que seja muito tarde para o título”.
Uma das
dificuldades decorrentes da adoção do novo caminhão MAN é a distribuição de
peso. “Meu caminhão ainda tem a frente bem acima do peso, isso influi bastante
no acerto e na pilotagem. Achamos melhor coletar tudo que for possível de
informação a respeito para buscar uma solução para o ano que vem. Mesmo com
esse detalhe, o caminhão já é competitivo o suficiente, esses dois últimos
resultados comprovam isso”, manifesta o tricampeão.
A oitava e
antepenúltima etapa da Fórmula Truck será disputada no dia 13 de outubro no
Autódromo Internacional Nelson Luiz Barro, em Guaporé, no Rio Grande do Sul.
Giaffone venceu a etapa guaporense duas vezes, em 2009 e 2010. “A ideia, claro,
é chegar lá e planejar todo o trabalho de um modo que nos permita disputar a
vitória. Não estou disputando o título, não tenho muito o que perder, então
posso fazer esse jogo, corrida a corrida”, finaliza.
Após sete
das dez corridas de seu calendário, o Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck
tem a seguinte classificação:
1º) Beto
Monteiro (PE/Iveco), Scuderia Iveco, 104
2º) Leandro
Totti (PR/Volkswagen), RM Competições-MAN Latin America, 90
3º) Geraldo
Piquet (DF/Mercedes-Benz), ABF Santos Desenvolvimento, 84
4º) Paulo
Salustiano (SP/Mercedes-Benz), ABF Racing Team, 77
5º)
Wellington Cirino (PR/Mercedes-Benz), ABF Santos Desenvolvimento, 75
6º) Régis
Boessio (RS/Mercedes-Benz), ABF Desenvolvimento Team, 71
7º) Felipe Giaffone (SP/MAN), RM Competições-MAN Latin
America, 62
8º) Leandro
Reis (GO/Scania), Original Reis Competições, 59
9º) Valmir
Benavides (SP/Iveco), Scuderia Iveco, 58
10º) Roberval Andrade (SP/Scania), Ticket Car
Corinthians Motorsport, 46
11º) Diogo Pachenki (PR/Mercedes-Benz), ABF Racing
Team, 40
12º) André Marques (SP/Volkswagen), RM Competições-MAN
Latin America, 37
13º) Djalma Fogaça (SP/Ford), 72 Sports/Ford Racing
Trucks, 32
14º) João
Marcos Maistro (PR/Volvo), Clay Truck Racing, 30
15º)
Alberto Cattucci (SP/Volvo), ABF/Volvo, 24
16º)
Rogério Castro (GO/Volvo), ABF/Volvo, 22
17º) Alex
Caffi (ITA/Iveco), Dakarmotors, 21
18º) Adalberto Jardim (SP/Volkswagen), RM
Competições-MAN Latin America, 20
19º) Jansen Bueno (PR/Volvo), DB Motorsport, 18
20º) Ronaldo Kastropil (SP/Scania), Ticket Car Corinthians
Motorsport, 17
20º) Débora
Rodrigues (SP/Volkswagen), RM Competições-MAN Latin America, 17
22º) Pedro
Muffato (PR/Scania), Muffatão, 15
23º) José
Maria Reis (GO/Scania), Original Reis Competições, 13
24º) Edu
Piano (SP/Ford), Território Motorsport, 12
25º) Luiz
Lopes (SP/Iveco), Lucar Motorsports, 10
26º) Raijan Mascarello (MT/Ford), 72 Sports/Ford
Racing Trucks, 3
Fonte
e Foto: Grelak Comunicação
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