domingo, 13 de outubro de 2013

NASCAR - Keselowski toma liderança a nove voltas do fim e vence em Charlotte

Fora da briga pelo título, atual campeão da categoria faz bonito e se reencontra com o triunfo. Kenseth abre mais um ponto no Chase


Atual campeão da Sprint Cup, a elite da Nascar, Brad Keselowski, que vive temporada irregular, finalmente cruzou a linha de chegada na primeira posição, neste sábado (12), em Charlotte (EUA). O piloto da Penske tomou a liderança de Kasey Kahne, o segundo colocado da noite, a nove voltas do fim e conquistou sua primeira vitória de 2013. Matt Kenseth, Jimmie Johnson e Kyle Busch completaram o top 5.

Em termos de título, contudo, o triunfo do dono do carro #2 pouco tem importância, já que ele está fora do Chase, grupo de 13 corredores que, durante as últimas 10 provas da temporada, correm para disputar o campeonato entre si. O topo da tabela segue embolado: com 2225 pontos, Kenseth lidera. Johnson está na cola, em segundo, com apenas quatro pontos a menos.

A distância entre líder e vice-líder só não é menor por causa de uma bandeira amarela nos instantes finais da prova, levantada em razão da presença de destroços na pista. O incidente reagrupou os competidores e obrigou Johnson, até então dono da ponta e do maior número de voltas na liderança, a parar nos boxes. O dono do Chev #48 relargou na 8ª posição e acabou perdendo o ponto extra dado ao piloto que lidera mais voltas para Kahne, que completou 138 voltas à frente no oval de 1,5 milha.

Foi justamente com Kahne que Keseloweski travou batalha até o fim da corrida. Na volta 323, o vencedor da prova chegou a beliscar a 1ª colocação, mas o rival fez manobra por baixo e fechou as portas. Pouco depois, na volta 325, o piloto do Chev #5 e lanterna do Chase levou a pior. O atual campeão da categoria fez a ultrapassagem a nove voltas do final e, apesar dos ataques de Kahne, segurou a ponta e carimbou sua décima vitória da carreira na Sprint Cup – a primeira no oval da Carolina do Norte.

Jeff Gordon, parceiro de Kahne na Hendrick Motorsports, não conseguiu segurar a pole conquistada nos treinos de qualificação e foi o 7º. Mesmo assim, o 4º lugar na tabela foi mantido. A prova não se mostrou boa para o outro companheiro de Gordon e Kahne, Dale Earnhardt Jr., que completou 39 anos no fim de semana e sua 500ª largada da carreira. O piloto do Chev #88 chegou a liderar 19 voltas, mas foi apenas o 15º. "O carro ficou muito, muito duro", explicou.

O pior do Chase foi Joey Logano, que até havia mostrado uma evolução em Dover e em Kansas City, quando foi o 3º e o 4º, respectivamente, recuperando-se do 37º lugar na abertura dos play-offs, em Chicagoland. Mas o piloto da Penske não conseguiu manter a ascensão e terminou o oval de Charlotte em 18º, caindo para a 11ª posição na classificação.

Ao todo, a corrida de 3 horas e 10 minutos teve quatro bandeiras amarelas, sete participantes que não chegaram ao fim e 11 líderes diferentes.








Nenhum comentário:

Postar um comentário