terça-feira, 22 de outubro de 2013

Rali de regularidade reserva adrenalina extra para competidores

Pilota que está no velocidade dá dicas para quem quer competir no regularidade. Sábado tem Rally Frinape 2013

Emoção e adrenalina são ingredientes que não faltam em uma prova de rali de regularidade. É o que destaca a pilota Suelen Flores, que fez suas primeiras corridas nesta modalidade e este ano estreou no rali de velocidade. Para ela, quem é apaixonado por carros deveria andar em um rali de regularidade.  “Você poderá não estar em uma velocidade tão alta, mas ao se perder precisa recuperar seu tempo e, ainda, achar o caminho certo, o que fará com que a emoção e a adrenalina aumente.  O rali de regularidade é um esporte seguro que respeita as normas de sinalização e conduta e vence quem for mais preciso e não quem for mais rápido”, explica Suelen.


E para quem quiser seguir a dica da pilota erechinense, no próximo sábado tem a primeira edição do Rally Frinape 2013. As inscrições estão abertas até a sexta-feira, dia 25, pelo site da Frinape, no endereço www.frinape.com.br ou também na Secretaria do Erechim Auto Esporte Clube. Informações também podem ser obtidas pelo telefone (54) 3522-7149.

Poderão participar competidores nas categorias Rally (mais experientes), Novatos (para quem já fez mais de quatro provas na categoria Estreantes) e Estreantes, para quem fará a primeira ou já tenha andado no máximo três provas nesta categoria. Além disso profissionais dos veículos de comunicação podem se inscrever na categoria Imprensa.



Influência para o velocidade

O rali de regularidade surgiu na vida de Suelen Flores pelo gosto que ela tem por automobilismo. Mas das primeiras provas nesta modalidade, veio também a vontade de estrear no rali de velocidade. Em 2013 ela, ao lado da navegador Viviane Capeltto começou a competir no esporte, que ao contrário do regularidade, é uma prova contra o relógio.  Para Suelen, o rali de regularidade é um “quebra gelo” para quem um dia sonha em ir para o velocidade. “Pegar o livro de bordo, passar por estradas não conhecidas, fazer controles de tempo, ter espírito esportivo,criar sincronia entre piloto e navegador, "comer poeira", ajustar o carro, ter consciência de que os equipamentos de segurança são essenciais para o bom desempenho da dupla, tudo isso, faz parte, também, do rali de velocidade. Então para quem pretende um dia estar no velocidade o primeiro passo é se divertir com o regularidade”, aponta a pilota.



Dica para ir bem no regularidade

O rali de regularidade não é vencido por quem faz o tempo mais rápido, mas sim por quem consegue ter uma consistência ao longo do trajeto. Suelen Flores explica que para participar do rali regularidade basta ter um espírito aventureiro, ajustar a calibragem dos pneus para ficar o mais próximo da aferição da prova, separar cronometro, calculadora, prancheta e caneta e, o mais importante, na opinião dela, não se perder. “Se está difícil de fazer os cálculos mantenha a velocidade média do livro de bordo e siga até o final trecho. Outra dica, fundamental, é anotar na página anterior quando a referencia da próxima página é em uma distância muito pequena, pois ao virar a página você já pode ter passado a referência e terá que retornar (de ré) para não perder o odômetro”, acrescenta a pilota.

“Ande sempre no tempo ou atrasado, pois, adiantado perderá o dobro de pontos. Não siga o competidor da frente, ele também pode estar perdido, e quando tudo parecer que não está dando certo, volte ao início do trecho, zere o seu odômetro e comece novamente. O mais importante é estar disposto a ter uma tarde cheia de emoções e de muita diversão”, finaliza Suelen Flores.



O rali

O primeiro Rally Frinape de Regularidade terá inscrições abertas até o próximo dia 25. Os competidores podem garantir sua presença através do site oficial da Frinape, no endereço www.frinape.com.br. Lá está a ficha de inscrição e os detalhes sobre a participação no evento. Outra opção é a secretaria do Erechim Auto Esporte Clube, na rua Saule Pagnonceli, 27/16, ou ainda pelo email contato@rallyerechim.com.br.


No próximo dia 25 haverá curso de navegação e dicas para a prática do rali de regularidade. Este acontecerá no Parque da Accie a partir das 16h. Os competidores devem levar consigo caneta, calculadora e papel rascunho.

“A intenção é repassar as informações básicas e como os competidores poderão fazer a navegação durante a prova. Por ser de regularidade vai ser muito importante que eles saibam qual o tempo que terão para fazer cada trecho da prova, como proceder nos neutralizados, o que fazer em caso de perderem a referencia, e também as regras básicas de segurança da prova”, destaca o diretor de roteiro André Martinovski.



A prova larga às 14h do sábado, dia 26. Antes disso haverá entrega dos materiais e briefing com os competidores. A premiação aos vencedores acontecerá em jantar de confraternização na sede do Erechim Auto Esporte Clube, também no dia 26, às 20h.



PrimeComunicação
Assessoria de Imprensa do Rally Internacional de Erechim

Fotos: Edson Castro

Nenhum comentário:

Postar um comentário