segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Região de Santa Maria receberá a decisão do Gaúcho de Rali

Prova acontecerá em dezembro, mas preparativos já estão adiantados para a realização da corrida que vai decidir os campeões da temporada 2013

 Nada menos que quatro de cinco categorias do Campeonato Gaúcho de Rali  de Velocidade chegarão a etapa final sem a definição dos campeões.  Emoção que promete ser um ingrediente a mais para a disputa da prova na região de Santa Maria, que acontecerá no dia 7 de dezembro. Apesar de a corrida acontecer somente daqui a dois meses, a organização já trabalha para garantir um rali no nível que a decisão do Campeonato exige.

A montagem do evento se dará na região do Recanto Maestro, distrito que fica entre os municípios de São João do Polêsine e Restinga Seca. Na Antonio Meneguetti Faculdade (AMF) ficará toda a estrutura de prova, como os boxes das equipes e também a organização da prova. O rali acontecerá em nove especiais, sendo seis com cerca de 12 quilômetros cada e outras três com 7 quilômetros cada, em estradas de terra, no interior dos municípios de São João do Polêsine, Silveira Martins e Restinga Seca.

Novidades, como a renovação das especiais em relação a corrida de 2012, estarão sendo anunciadas aos poucos pela organização da prova. A meta é de realizar mais um grande evento, assim, como fora no último ano. Com a decisão do Campeonato somente na última etapa, a expectativa é que mais de 30 carros alinhem no grid de largada.

"Estamos montando uma prova que será atrativa tanto para o público quanto para os pilotos e navegadores. São nove especiais que vão mesclar pisos e terrenos diferentes. Nossa prova terá algumas novidades no cenário do rali gaúcho que serão divulgadas nas próximas semanas", comentou Luciano Cassol, um dos organizadores da etapa.

E não somente a disputa pelo título que deve garantir emoção a corrida. Nada menos que 15 duplas ainda buscam uma colocação entre os três primeiros colocados em cada categoria. No Gaúcho de Rali, são cinco categorias: Classe 3 (4x4), Classe 9 (tração 4x2 e motores com até 1.600 cc), Super A (tração 4x2 e motores com até 1.600 cc, preparados), R1 (tração 4x2 e motor de até 2.000cc) além da Cross Country, para caminhonetes. Somente na Super A é que a competição já tem um campeão. A dupla Evandro Carbonera e Juliano Gracioli conquistaram o título por antecipação na quarta etapa, disputada no início de setembro, em Severiano de Almeida. No entanto, a dupla já garantiu sua presença na prova em Santa Maria.



Conheça mais sobre o Recanto Maestro

O Recanto Maestro nasceu com o intuito de ser um local pautado em desenvolvimento e formação. É um distrito localizado entre os municípios de São João do Polêsine e Restinga Sêca (RS); um exemplo de colaboração entre as iniciativas privada e pública, de como a ciência, tecnologia e o empreendedorismo podem contribuir com a região circunstante enquanto desenvolvimento econômico, ambiental, educacional, cultural e, sobretudo, humano. Hoje, abriga um centro empresarial, hotéis, restaurantes, incubadoras de empresas, condomínio residencial e é o campus de uma instituição de ensino superior - a Antonio Meneghetti Faculdade (AMF).

Levando o nome do fundador do Recanto Maestro, Acad. Prof. Antonio Meneghetti, a AMF e é a primeira instituição de ensino superior do Brasil a ter a metodologia ontopsicológica aplicada em todos os seus cursos de graduação e pós-graduação. O projeto do Recanto Maestro - fundado pela Associação Brasileira de Ontopsicologia em parceria com a Associação Internacional de Ontopsicologia - tem entre seus princípios contribuir de modo espontâneo e privado para que o Brasil atinja os oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODMs) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas e que 198 países de todo mundo se comprometeram a cumprir até 2015.

Em 2007, em um evento anual realizado pelo Conselho Econômico e Social da ONU (ECOSOC) denominado Annual Ministerial Review, em sua Innovation Fair, o exemplo do Recanto Maestro foi apresentado como um case que contribui para esses Objetivos de Desenvolvimento do Milênio das Nações Unidas. Isso porque, o trabalho desenvolvido no Recanto Maestro está alinhado a preceitos de todos os ODM, tais como, garantir a sustentabilidade ambiental, promover a qualidade de vida e a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres, trabalhar pelo desenvolvimento mundial, formular e estabelecer parcerias que permitam o trabalho digno e produtivo aos jovens e tornar acessíveis os benefícios de novas tecnologias. Desta forma, o Recanto acaba sendo um parceiro do Brasil no alcance destes Objetivos.

O case do Recanto Maestro foi apresentado ainda, em 2012, durante a Rio+20 - Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável. Em 2009, o Recanto Maestro virou tema de um filme apoiado pelo Ministério da Cultura por meio da Lei de Incentivo à Cultura. Mais informações, no site: www.recantomaestro.com.br.


PrimeComunicação
Assessoria de Imprensa do Rally de Santa Maria

Foto: Edson DCastro

Nenhum comentário:

Postar um comentário