Equipe Mobil Super Pioneer Racing arrisca na tática de pit-stop
para traduzir a terceira pole do carro #51 em sua primeira vitória do ano
"Acabou a zica!"
A exclamação
de Átila Abreu, ensopado de champanhe ao sair da cerimônia do pódio em
Curitiba, resume bem o ânimo da equipe Mobil Super Pioneer Racing após sua
primeira vitória em 2013.
Até a segunda
passagem da categoria por Curitiba, o piloto sorocabano havia protagonizado
quase todas as etapas da temporada: ele é o recordista em poles no ano com
três, liderou diversas corridas, ganhou prêmio de ultrapassagem mais bonita,
sofreu com quebras e punições injustificáveis... Ou seja, por uma série de
problemas, o terceiro colocado da temporada 2012 era apenas o 23º colocado na
tabela de classificação antes da corrida da capital paranaense.
"O mais
incrível é que sinceramente não esperava que a vitória viesse aqui. Na corrida
passada nosso carro quase sofreu perda total e precisou ser praticamente todo
refeito", lembra o dono do carro #51, que teve o planejamento do final de
semana comprometido em razão disso.
No treino
livre de sexta-feira, a equipe Mobil Super Pioneer Racing não conseguiu
realizar a simulação de corrida pretendida pois teve de se concentrar em
ajustes dos componentes recuperados da batida no Velopark. "No sábado
fizemos um bom trabalho e a pole acabou vindo de forma inesperada. Mesmo assim,
imaginava que seria complicado no domingo porque alguns adversários como Daniel
Serra, Tiago Camilo, Cacá Bueno e Ricardinho Maurício apresentaram uma
performance bem consistente de pneu usado e achávamos que seria difícil
acompanhar", frisou o sorocabano.
Nas voltas de
instalação do grid, a equipe Mobil Super Pioneer fez pequenos ajustes no carro
#51, sintonia fina que de acordo com o piloto fez toda a diferença no ritmo de
corrida.
"Depois
da largada sustentei a ponta mas percebi que o Daniel Serra era mais rápido e
não havia motivo para brigar com ele naquela altura. Permiti a ultrapassagem e
me concentrei em fazer meu ritmo, para não correr o risco de consumir muito os
pneus", contou Átila.
Dito e feito.
Ele conservou
a vice-liderança e reassumiu a ponta quando o adversário entrou no box logo na
abertura da janela de pit-stops. Então, pelo rádio, o piloto e o chefe da
equipe Mobil Super Pioneer Racing, Thiago Meneghel, decidiram estender a
permanência do carro #51 na pista.
"Os
outros ponteiros estão na briga pelo campeonato e não poderiam se dar ao luxo
de não parar na primeira volta da janela. Fiquei mais duas voltas na pista e
usei o botão de ultrapassagem para abrir vantagem. Então quando foi a hora de
entrar no box não trocamos pneus e reabastecemos com um pouco menos de etanol
que o ideal."
O risco
assumido no pit compensou. Átila sustentou a liderança depois da passagem pelo
box e conseguiu suportar o ataque de Tiago Camilo nas voltas finais.
Mesmo assim a
vitória não veio sem susto. "A quatro voltas do fim me falaram no rádio
que o combustível estava no nível crítico e isso me preocupou. Pensei ‘não é
possível repetirmos aqui o que aconteceu em Interlagos’. Felizmente desta vez o
desfecho foi outro", completou o sorocabano.
Ele fez
questão de enaltecer o trabalho da equipe Mobil Super Pioneer Racing na
recuperação de seu carro e prometeu dar muito trabalho aos postulantes pelo
título nas duas provas finais da temporada 2013. "Não temos mais chance no
campeonato, mas vamos brigar novamente pela vitória em Brasília e na Corrida do
Milhão".
Penúltima
etapa da temporada, a corrida no Distrito Federal acontece dia 10 de novembro.
A Stock Car encerra suas atividades em 2013 na Corrida do Milhão, em Interlagos
dia 15 de dezembro.
Veja como terminou a corrida
1. Átila
Abreu (Mobil Super Pioneer Racing) - 31 voltas em 42min22s587
2. Thiago
Camilo (Ipiranga-RCM) - a 2.044
3. Daniel Serra (Red Bull Racing) - a 6.809
4. Ricardo
Mauricio (Eurofarma RC) - a 7.167
5. Cacá Bueno (Red Bull Racing) - a 7.458
6. Sergio
Jimenez (Voxx Racing Team) -a 14.059
7. Marcos
Gomes (Carlos Alves Competições) -a 16.199
8. Nonô
Figueiredo (Mobil Super Pioneer Racing) - a 18.288
9. Ricardo
Zonta (BMC Racing) - a 21.024
10. Valdeno
Brito (Shell Racing) - a 22.485
11. Rubens
Barrichello (Full Time Competições) - a 22.959
12. Diego
Nunes (RC3 Bassani) - a 24.925
13. Popó Bueno (Shell Racing) - a 26.785
14. Allam Khodair (Vogel Motorsport) - a 31.872
15. Rafa
Matos (Hot Car Competições) - a 32.608
16. Denis Navarro (Voxx Racing Team) - a 33.001
17. Tuka
Rocha (BMC Racing) - a 34.298
18. Lico
Kaesemodel (Boettger Competições) - a 46.259
19. Rodrigo
Sperafico (Prati-Donaduzzi Racing) - a 48.050
20. Rodrigo
Pimenta (Gramacho Competições) - a 52.870
21. Vitor
Genz (Gramacho Competições) - a 52.930
22. Galid
Osman (Ipiranga-RCM) - a 57.248
23. Julio
Campos (Prati-Donaduzzi Racing) - a 1:11.715
24. Max
Wilson (Eurofarma RC) - a 1 volta
25. Fabio
Fogaça (Vogel Motorsport) - a 1 volta
26. Duda
Pamplona (Officer ProGP) - a 1 volta
27. Ricardo
Sperafico (Officer ProGP) - a 1 volta
28.
Wellington Justino (Hot Car Competições) - a 1 volta
29. Felipe
Lapenna (Hanier Racing) -a 7 voltas
30. Beto
Cavaleiro (Hanier Racing) - a 7 voltas
31. Gabriel
Casagrande (RC3 Bassani) - Não completou
32. Luciano
Burti (Boettger Competições) - Não completou
33. David
Muffato (Carlos Alves Competições) - Não completou
34. Alceu
Feldmann (Full Time Competições) - Não completou
CONTATO
Luís Ferrari
Imprensa - Mobil Super Pioneer Racing
Fotos: Luca Bassani/RF1
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