A 10ª Maratona Universitária da Eficiência Energética foi um
sucesso depois de três dias de competição no Kartódromo Ayrton Senna, em
Interlagos, zona sul de São Paulo. Cerca de 500 estudantes com 55 protótipos de
29 universidades de sete Estados (SP, PR, SC, RS, MG, BA, MA) brasileiros
tentaram alcançar as melhores marcas de economia com motores movidos a
Gasolina, Etanol e Eletricidade.
Os primeiros
colocados com veículos movidos com Gasolina foram o Instituto Mauá de
Tecnologia /SP, na primeira colocação com o protótipo Pé de Pano e a marca de
405,845 quilômetros por litro; em segundo lugar ficou a Universidade Federal de
Santa Catarina/SC com Arara Negra, marca de 328,587 km/l e em terceiro ficou a
Fundação Universitária da Região de Joinville/SC, com a marca de 248 km/l.
Na categoria
Etanol a primeira posição ficou também com o Instituto Mauá de Tecnologia, com
o veículo Barão de Mauá, que fez 233,057 km/l. O vice-campeão foi a Fundação
Universitária da Região de Joinville/SC com o Uniet, com a marca de 149 km/l; e
na terceira posição ficou a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR),
com o protótipo Empurra que Vai, que completou a prova com 108,764 km/l.
Na categoria
Elétrico o primeiro colocado foi a Escola de Engenharia de São Carlos/SP com o
veículo Faisca II com o consumo 42,492 KJoules; em segundo ficou o Centro
Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, com o veículo Ecofet com a
marca de 42,651 KJoules; e em terceiro a Universidade Presbiteriana Mackenzie
com o veículo Bagre I com a marca de 66,455 KJoules.
De acordo com
Alberto Andriolo, idealizador e organizador do evento este ano houve uma
participação maior de protótipos e do envolvimento das equipes, bem como um
melhor controle de qualidade na construção dos veículos e na apuração dos
resultados. A prova transcorreu em ambiente bom, com parcerias interessantes
que tendem a crescer a partir do próximo ano. "A ideia é mostrar que os
universitários são criativos, inovadores, arrojados e aceitam desafios",
comemorou.
Segundo ele a
indústria precisa de profissionais que gostam e tenham prazer de exercitar
desafios, solicitam indicações de alunos das equipes participantes, e buscam
esses estudantes para fazer parte do time de funcionários da montadora.
"Já tivemos dois convites de empregos aqui e estamos pretendendo cada vez
mais aumentar esse tipo de relacionamento", ressalta Andriolo.
Responsável
pela entrega dos troféus aos vencedores, Emerson Fittipaldi disse que é
necessário incentivar a juventude, a pesquisa, a tecnologia, e tentar descobrir
coisas novas. Para o ex-piloto esse contexto é espetacular com várias equipes
de universidades de todo o Brasil.
"Estou
muito feliz por estar nesse evento e espero que seja a minha primeira
participação de muitas outras. Esta juventude mostra um talento
espetacular", comentou. O ex-piloto ressaltou que tudo na vida é um
desafio, e nunca se pode estar contente com o que já fez. "O ano que vem
se preparem que a concorrência vai melhorar", adiantou.
A Maratona
Universitária da Eficiência Energética é uma competição que oferece o desafio
para estudantes de escolas de ensino superior na área de engenharia criar
protótipos dos veículos mais econômicos e inovadores do Brasil, quanto ao uso
eficiente de combustíveis nas categorias gasolina, etanol ou eletricidade.
Disputada desde 2004, a Maratona Universitária da Eficiência Energética é a
quarta maior competição do gênero no mundo e a única organizada na América.
Vencem as equipes cujo veículo consegue obter o menor consumo de combustível.
A 10ª
Maratona Universitária da Eficiência Energética tem o patrocínio da Renault,
Instituto Renault e Siemens, apoio da NSK Rolamentos e SPTuris.
A 10ª
Maratona Universitária da Eficiência Energética tem o patrocínio da Renault,
Instituto Renault e Siemens, apoio da NSK Rolamentos e SPTuris.
Link do vídeo para utilização livre pelas TVs: http://www.youtube.com/watch?v=sjRDNBpbj40
Mastermidia
João Alberto Otazú
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