Prestes a finalizar sua primeira temporada na categoria, italiano
de 49 anos trabalhar para continuar no grid em 2014 .
A temporada
de 2013 do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck levou ao grid da categoria o
quinto ex-piloto de Fórmula 1 de sua história. Depois de Chico Serra, Cristiano
da Matta, Christian Fittipaldi – que participou de apenas corridas no ano
passado – e do argentino Gáston Mazzacane, foi a vez de Alex Caffi tomar parte
da disputa. O primeiro ano como piloto caminhão do Iveco da Dakarmotors deixou
o italiano “apaixonado” pela categoria.
“Ainda não
tenho nada definido quanto ao meu futuro no automobilismo, só o que posso dizer
com absoluta certeza é que realmente quero continuar na Fórmula Truck”, diz o
piloto de 49 anos. “A categoria se tornou minha família e, se for possível,
quero terminar minha carreira correndo lá. Espero, de verdade, que alguma
equipe me dê um caminhão para o próximo ano”, acrescenta o ex-piloto das
equipes Osella, Dallara e Arrows/Footwork de F-1.
A primeira
temporada de Caffi na Fórmula Truck chegará ao fim no dia 8 de dezembro, na
décima e última etapa do Campeonato Brasileiro, em Brasília (DF). Será sua
oitava participação – ele estreou na terceira corrida de 2013, na pista
pernambucana de Caruaru; os primeiros pontos foram conquistados já em sua
terceira participação, no autódromo paulista de Interlagos, onde largou em 16º
e terminou em terceiro, seu melhor resultado até agora.
Caffi esteve
em Brasília durante a última etapa de 2012, já mantendo os contatos que o
levariam ao grid atual. Chegou a fazer um teste com um Ford da equipe de Djalma
Fogaça. “É uma pista bem diferente, até parece circuito oval, e tem curvas bem
rápidas, o que normalmente me agrada muito”, diz, sobre o anel externo do
Autódromo Internacional Nelson Piquet. “Você precisa ter um caminhão
equilibrado e um motor forte para se dar bem lá”.
O circuito
remete Alex Caffi a um autódromo de seu país. “Eu lembro de uma pista parecida
em Pergusa, na Sicília. Nos anos 80 era exatamente igual a Brasília, sentido
horário, poucas curvas e todas rápidas”, resume. “Um dia Michael Schumacher
esteve lá para testar um Fórmula 1 e quis instalar uma chicane antes da curva
mais rápida. De fato, os pilotos de antigamente, do tempo dessa pista, eram bem
mais ousados”, conclui, em tom de bom-humor.
Fonte: Grelak Comunicação
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