Após toque no muro no começo da prova, brasileiro fez prova de
recuperação e terminou em 11º; ano foi de destaques com poles, top-5 e top-10,
mas abandono em Phoenix impediu que o gaúcho fosse um dos cinco primeiros no
campeonato
Em uma
corrida emocionante, com três prorrogações para definir o vencedor, o gaúcho
Miguel Paludo terminou na 11ª posição a corrida de Homestead-Miami, última
etapa da temporada 2013 da Nascar Truck Series. Com este resultado, Paludo
concretizou seu top-10 no ano, terminando o campeonato na nona colocação. Kyle
Busch venceu a corrida e Matt Crafton se tornou o campeão.
"A
picape estava saindo de frente no começo da prova, fazendo com que eu tocasse o
muro e entornasse o para-lama do carro. Foi difícil manter um bom ritmo até o
pit stop. Depois, paramos e fizemos ajustes para deixar a picape mais
‘traseira’. A cada entrada no box, fazíamos esta modificação, ficando com bom
comportamento na parte final da prova. Consegui recuperar boas posições, mas na
última relargada a linha de baixo ficou e perdi o top-10 por pouco", diz
Paludo.
O gaúcho fez
um destaque positivo da temporada completa da Nascar Truck Series, encerrada na
madrugada deste sábado em Miami, apesar de 2013 ter sido um ano de "altos
e baixos", segundo Paludo. Os bons resultados deste ano foram fundamentais
para que o brasileiro fosse considerado um dos três melhores pilotos do País em
uma categoria top internacional de acordo com a maior premiação do
automobilismo nacional, o Capacete de Ouro, promovido pela revista especializada
Racing. Ao lado de Miguel, estão entre os finalistas Augusto Farfus Jr (DTM) e
Felipe Nasr (GP2).
"Foi um
ano de altos e baixos, liderando voltas, com pole e diversos top-5 e top-10. O
nono lugar na tabela não reflete nosso verdadeiro ritmo desta temporada, já que
o abandono em Phoenix fez com que eu perdesse muitos pontos", diz Paludo.
Partindo em
décimo, o brasileiro ganhou posição e passou na primeira volta em nono, usando
a linha externa. Na volta 5, a primeira amarela aparecia por detritos na reta
oposta.
A relargada
se deu na volta 9 e Miguel se posicionava dentro do top-15. Via rádio, o gaúcho
relatava que seu truck estava um pouco solto na entrada até o meio da curva.
Joey Coulter,
na volta 42, provocou uma sonhada bandeira amarela para Miguel. Ele aproveitou
a parada para fazer grandes modificações em sua Chevrolet Silverado.
Paludo entrou
nos pits em 21º e retornou em 24º, posição que relargou na volta 46 após trocar
seus quatro pneus, reabastecer e fazer alterações.
Na volta 54,
Darrell Wallace Jr teve um toque com Austin Dillon que fez furar seu pneu,
provocando a terceira interrupção do safety car. Paludo, no momento, era o 19º
e relatava uma sutil melhora de sua picape via rádio.
Relargando
com 65 para o fim, já depois da metade da prova, Paludo era o 27º após uma
parada dupla nos pits para reabastecimento, troca de pneus e ajustes.
Sem conseguir
ir muito para frente, Paludo se mantinha na região da 18ª posição. Com 40 para
o fim, Ryan Blaney provocou outra bandeira amarela ao ir para a parte suja da
pista e ralar no muro.
A verde se
deu com 35 para o final e Paludo era o 17º. Duas voltas depois, Spencer
Gallangher e Nelson Piquet Jr se envolveram em um acidente que perdurou por
muitas voltas. Com 25 para o fim Paludo relargava muito bem e ocupava a 13ª
posição, escalando o pelotão.
No finzinho,
Jeb Burton tocou o muro e provocou mais uma bandeira amarela. Paludo relargou
em 13º pulou para o top-10 quando um acidente no meio do pelotão provocou mais
uma interrupção.
Na segunda
prorrogação, mais uma amarela na relargada fez com que a prova fosse mais uma
vez postergada. Partindo de sétimo, Miguel foi bloqueado por Ross Chastain no
fim e acabou perdendo algumas posições, terminando em 11º. O vencedor foi Kyle
Busch e Matt Crafton o campeão.
Resultado da corrida
(Dez primeiros colocados)
1º) 51 Kyle
Busch, (ToyotaCare Toyota), 148 voltas
2º) 29 Ryan Blaney, (Cooper Standard Ford), 148
3º) 4 Jeb Burton, (Arrowhead Chevrolet), 148
4º) 62 Brendan Gaughan, (South Point Hotel &
Casino Chevrolet), 148
5º) 34 Ron Hornaday Jr, (Smokey Mountain Herbal Snuff
Chevrolet), 148
6º) 7 John Wes Townley, (Zaxby`s Toyota), 148
7º) 77 German Quiroga, (NET10 Wireless Toyota), 148
8º) 19 Ross Chastain, (Melon 1 Ford), 148
9º) 17 Timothy Peters, (Parts Plus Toyota), 148
10º) 33 Cale
Gale Ruud, (Chevrolet), 148
11º) 32
Miguel Paludo, (AccuDoc Solutions Chevrolet), 148
Classificação da temporada 2013
(Dez primeiros colocados)
1º) 88 Matt
Crafton, 804 pontos
2º) 3 Ty Dillon, 764, (40)
3º) 31 James Buescher, 761, (43)
4º) 98 Johnny Sauter, 732, (72)
5º) 4 Jeb Burton, 731, (73)
6º) 29 Ryan Blaney, 726, (78)
7º) 62 Brendan Gaughan, 717, (87)
8º) 54
Darrell Wallace, Jr., 704, (100)
9º) 32 Miguel
Paludo, 697, (107)
10º) 17
Timothy Peters, 683, (121 )
Rodrigo França (MTB 31120)
Fotos: CIA Stock Photo/RF1
Nenhum comentário:
Postar um comentário