Última etapa do ano
será no Bahrein • Marca alemã chega para última rodada como campeã antecipada
entre pilotos e fabricantes • Dr. Wolfgang Ullrich: "Conquistamos tudo que
tinha para ser conquistado"
A divisão de
provas de endurance da Audi, comandada por Dr. Wolfgang Ullrich (chefe da Audi
Motorsport) e Chris Reinke (chefe da LMP) desembarca no Bahrein, para a última
etapa do FIA WEC (World Endurance Championship), com todos os objetivos
conquistados na temporada 2013. A última corrida do ano será disputada no
próximo sábado, dia 30.
Foram cinco
pole positions e seis vitórias em sete provas até aqui, além do título
antecipado de construtores e o de pilotos, vencido pelo trio formado por Loïc
Duval/Tom Kristensen/Allan McNish. Com tudo definido antes da última etapa, a
Audi chega para o "grand finale" do ano sem pressão. A etapa no
Bahrein marca o fim de uma era nas provas de longa duração, já que uma grande
mudança no regulamento está programada para entrar em vigor em 2014. As novas
regras tem foco ainda maior na economia de energia e provocarão uma mudança tão
grande que, em tese, nada dos protótipos atuais da Audi será usado no próximo
ano.
O Audi R18
e-tron quattro e seus antecessores marcaram essa era que está prestes a
terminar. Desde 2011, as várias evoluções do R18 levaram a Audi a 13 vitórias
em 22 corridas de longa duração. Na principal prova do calendário, as 24 Horas
de Le Mans, os carros produzidos em Ingolstadt e Neckarsul estão invictos há
três anos. Em termos tecnológicos, a Audi também está no topo com o motor TDI
de 3,7 litros, que tem um sistema inovador de fluxo da turbina, design
ultraleve e a transmissão CFRP. O protótipo carrega, ainda, outras tecnologias
desenvolvidas pela Audi, tanto para o modelo de corrida, quanto para veículos
de produção, como as luzes de LED e o espelho retrovisor digital com tela de
AMOLED.
É com essa
base que a Audi parte para em busca de sua oitava vitória (considerando o
triunfo nas 12 Horas de Sebring neste ano) em 2013. Para isso, o desafio é um
traçado de 5.412 metros de extensão construído em pleno deserto do Sakhir. Uma
pista que é única sob vários aspectos. Por exemplo: existe a possibilidade de
os pilotos enfrentarem as temperaturas mais altas da temporada neste fim de
semana. Quando Marcel Fässler/André Lotterer/Benoît Tréluyer venceram na
estreia do WEC no Bahrein, em 2012, a temperatura ambiente estava na casa dos
40ºC.
Neste ano,
porém, a corrida será disputada dois meses depois, em uma época na qual os
termômetros costumam estar 10ºC abaixo daquilo que se viu no ano passado. Além
disso, o final da corrida está previsto para às 21h locais, quatro horas depois
do pôr-do-sol e, portanto, com a expectativa de uma queda significativa da
temperatura. Essa variação interfere, especialmente, na estratégia, já que a
temperatura afeta diretamente o desempenho de vários componentes do carro,
entre eles os pneus. Outra característica da pista no Bahrein é a areia
carregada pelo vento para dentro da pista, que muda a aderência do asfalto
constantemente.
Como mercado,
o Oriente Médio é uma região em crescimento para a Audi. Entre janeiro e
outubro deste ano, a fábrica aumentou suas entregas na área do Conselho de
Cooperação do Golfo em 11%. No Bahrein, o aumento foi de expressivos 24%.
A corrida do
próximo sábado pode ser assistida pela internet. A Audi oferece um live
streaming no site: www.audi-motorsport.com a partir das 10h (horário de
Brasília). Outras informações em tempo real podem ser acompanhadas pelo
aplicativo Audi Sport ou pelas páginas oficiais no Twitter e Facebook.
Declarações
dos chefes de equipe
Dr. Wolfgang
Ullrich (Chefe da Audi Motorsport): "Nosso time conquistou tudo que tinha
de ser conquistado de forma antecipada neste ano. Vencemos as 24 Horas de Le
Mans e os títulos de pilotos e construtores no WEC. Por isso, podemos correr no
Bahrein sem pressão, embora isso não signifique que entraremos no grid sem
metas ambiciosas. O objetivo é vencer, como fizemos nesta mesma etapa no ano
passado, e fechar a temporada com uma grande festa para a Audi."
Chris Reinke
(Chefe da LMP): "É uma corrida especial, porque será a última da
configuração atual do R18 e-tron quattro, um carro que venceu 10 corridas nos
últimos 17 meses. Este é um histórico do qual todo o time de pesquisa e
desenvolvimento, e a equipe de pista da Audi Sport Team Joest, podem se orgulhar.
Por isso vamos buscar uma despedida apropriada para este carro antes da nova
era tecnológica que se inicia em 2014."
Ralf Jüttner
(Diretor Técnico da Audi Sport Team Joest): "Enquanto o inverno começa a
dar as caras na Alemanha, vamos correr em pleno deserto. Uma pista que tem uma
estrutura fantástica e moderna. Para nós, existe um único objetivo: vencer a
última corrida do ano também."
Fatos e
declarações dos pilotos Audi
Marcel
Fässler (37/SUI), Audi R18 e-tron quattro #1 (Audi Sport Team Joest)
- Venceu pela
terceira vez na temporada 2013 do WEC recentemente, na etapa da China
"Estar
no Bahrein será bom e será quente. Essa corrida já tem um clima de férias, por
estarmos perto do mar. Mas dentro do cockpit, o calor exige um trabalho duro,
especialmente em uma prova de longa duração. Depois da vitória na China, vamos
tentar fechar a temporada subindo novamente no lugar mais alto do pódio."
André
Lotterer (32/ALE), Audi R18 e-tron quattro #1 (Audi Sport Team Joest)
- Completou
32 anos no dia 19 de novembro
- Venceu a
corrida no Bahrein em 2012
"No ano
passado estava tão quente no Bahrein que a corrida foi um desafio enorme.
Esperamos que as temperaturas estejam mais amenas agora. E depois de sete
corridas no ano, o objetivo continua o mesmo: mostrar que a Audi tem o melhor
carro."
Benoît
Tréluyer (36/FRA), Audi R18 e-tron quattro #1 (Audi Sport Team Joest)
- Autor da
melhor volta da corrida na etapa da China
"Provavelmente
teremos as temperaturas mais altas do ano no Bahrein. Nossa meta é continuar de
onde paramos em 2012 e vencer novamente neste ano. Para a história da
categoria, seria legal marcar meu nome como vencedor da última corrida dessa
era dos protótipos."
Loïc Duval
(31/FRA), Audi R18 e-tron quattro #2 (Audi Sport Team Joest)
- Corre pela primeira
vez no Bahrein pelo WEC, mas já conhece a pista com um Fórmula 3
"Não é
uma pista fácil. Tem uma série de curvas difíceis e está no meio do deserto.
Por isso as condições de aderência mudam frequentemente por causa da areia que
o vento carrega para a pista. Gosto do traçado e estou feliz por competir no
Bahrein agora pela Audi."
Tom
Kristensen (46/DIN), Audi R18 e-tron quattro #2 (Audi Sport Team Joest)
- Conquistou
o título antecipado de pilotos na China
"Estou
ansioso por essa corrida. É uma aventura diferente, porque não costumamos
correr no deserto. Um bom equilíbrio do carro será importante para ter o melhor
contorno nos vários tipos de curvas do Bahrein. Espero que neste ano as
temperaturas estejam mais baixas do que no ano passado."
Allan McNish (43/GBR), Audi R18 e-tron quattro #2
(Audi Sport Team Joest)
- Ao
conquistar o título do WEC, realizou um sonho de longa data: ser campeão
mundial
- Largou na
pole position no Bahrein em 2012
"Chegamos
para esas etapa com os títulos de construtores e pilotos definidos, além do
vice-campeonato garantido para o segundo carro da Audi. Isso significa que
podemos trabalhar sem restrições táticas, porque não temos nada a perder. O
objetivo é vencer pela sétima vez em oito corridas e estou ansioso por isso, já
que neste ano o Audi R18 e-tron quattro parece ainda mais adaptado às
características dessa pista."
Informações
da pista
Extensão:
5.412 metros
Duração da
prova: 6 horas
Recorde na
classificação/Pole position em 2012: Allan McNish (Audi), 1m45s814 (média de
184,127 km/h) em 28 de setembro de 2012
Recorde na
corrida / Melhor volta da prova em 2012: Nicolas Lapierre (Toyota), 1m47s128
(média de 181,868 km/h) em 29 de setembro de 2012
Programação do fim de semana (horários
de Brasília)
Quinta-feira
(28/11)
Treino livre
1 - 10h15
Treino livre
2 - 14h30
Sexta-feira
(29/11)
Treino livre
3 - 5h25
Classificação
- 10h45
Sábado
(30/11)
Largada - 10h
Rafael Durante (Mtb 48.044)
Fotos Audi Sport / Divulgação
Nenhum comentário:
Postar um comentário