Porsche domina primeira fila da última e decisiva etapa do
Mundial de Endurance
Depois de
conquistar quatro poles em sete etapas, Bruno Senna largará em 5º e terá uma
dura missão nas 6 Horas do Bahrein, encerramento da segunda temporada do
Campeonato Mundial de Endurance - FIA WEC. Com o Vantage V8 que lhe deu o
melhor tempo da terceira e última sessão de treinos livres da classe GTE Pro,
Bruno - ao lado do neozelandês Richie Stanaway e do português Pedro Lamy -
precisará se superar para ajudar os companheiros da equipe oficial Aston Martin
a conquistar os títulos de pilotos e construtores. O inglês Darren Turner e o
alemão Stefan Mücke sairão em terceiro, atrás dos poles Marc Lieb-Richard Lietz
e de Patrick Pilet-Jörg Bergmeister, que completaram a dobradinha dos Porsche
911 RSR.
Bruno espera
um sábado difícil e com variáveis ainda sem uma resposta numa prova que será
iniciada no meio da tarde e terminará no período noturno, com inevitáveis
consequências no comportamento dos carros. "A Porsche está com um ritmo de
outro planeta, cerca de meio segundo mais rápido que os outros. Eles vieram
praticamente com o modelo de 2014, mas não vão poder sumir na corrida porque
senão tomarão acréscimo de 20 quilos no peso mínimo no próximo ano. E ninguém
sabe com certeza como está o consumo dos pneus deles", lembrou.
Primeiro a
deixar os boxes para a média das duas melhores voltas de cada dupla, Bruno
pagou o preço de um asfalto ainda sem a aderência ideal e um problema
inesperado ao final do primeiro giro. "Reduzi de terceira para segunda na
última curva e a marcha não entrou. Perdi muito tempo ali. Melhorei na segunda,
mas minha média já estava comprometida", continuou.
Apesar do
resultado abaixo do potencial, Bruno acredita que poderá contribuir para as
conquistas sonhadas pela tradicional marca inglesa em seu centenário de
existência. "O Stanaway foi o mais rápido entre os segundos pilotos. Nossa
briga será com as Ferrari, porque as chances da Porsche nos dois campeonatos
estão mais complicadas, e o nosso carro está bom. Embora as equipes disponham
de dois compostos de pneus - médios e duros , Bruno espera por uma estratégia
única. "Acho que todos vão usar apenas os médios porque a pista vai mudar
do meio para o fim da prova, reduzindo o desgaste."
O campeonato
chega ao fim no circuito de Sakhir sem favoritos, apesar da vantagem de 5,5
pontos de Turner-Mücke sobre os italianos Gianmaria Bruni-Giancarlo Fisichella
e 14,5 em relação a Lieb-Lietz - o vencedor leva 25 e o segundo, 18. A tática
da Ferrari - separar os postulantes e inscrevê-los com novos parceiros - não
funcionou no qualifying e os modelos F458 partirão respectivamente em 4º e 6º.
Entre as fábricas, a Aston Martin comanda a classificação com 128,5, à frente
da Ferrari (120) e da Porsche (113).
Na divisão
LMP1, a mais rápida das quatro do Mundial de Endurance, a Toyota surpreendeu ao
monopolizar a primeira fila com os protótipos TS030-Hybrid. A melhor volta no
geral ficou com a dupla Kazuki Nakajima-Alexander Qurz, que receberão o reforço
de Nicolas Lapierre ao longo da prova. A largada está prevista para as 10 horas
(Brasília) e o SporTv deverá transmitir a primeira e a última horas. A decisão
poderá ser acompanhada por TV também pela Internet pelo site oficial
www.fiawec.
Os tempos da GTE Pro:
1 - Marc Lieb-Richard Lietz, Porsche 911 RSR,
1min58s833
2 - Patrick Pilet-Jörg Bergmeister, Porsche 911 RSR,
1min58s960
3 - Darren Turner-Stefan Mücke, Aston Martin Vantage
V8, 1min59s038
4 - Gianmaria
Bruni-Toni Vilander, Ferrari F458, 1min59s049
5 - Bruno Senna-Richie Stanaway-Pedro Lamy, Aston
Martin Vantage V8, 1min59s167
6 - Giancarlo
Fisichella-Kamui Kobayashi, Ferrari F458, 1min59s459
Márcio Fonseca (MTb 14.457)
Fotos: Divulgação AMR/MF2
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