Temporada de 2014 terá, junto com alguns corridas do Circuito
Nova Schin Stock Car e com a Copa Petrobras, o Mercedes-Benz Challenge, que tem
o CLA 45 AMG como principal estrela. Esta será a estreia mundial do carro nas
pistas.
O Mercedes-Benz
Challenge é a mais nova categoria integrante dos eventos promovidos e
organizados pela Vicar. A parceria foi anunciada nesta terça-feira à tarde na
sede da Mercedes-Benz, em São Bernardo, Grande São Paulo. Com isso, o Brasil
passa a ser o primeiro país do mundo a ver a estreia do CLA 45 AMG, versão de
corrida do mais novo carro esportivo da marca, que foi apresentado ao público
no Salão do Automóvel de Frankfurt, na Alemanha, no último mês de setembro.
``Para a
Vicar é um orgulho muito grande ter concretizado esta parceria com a
Mercedes-Benz, que escolheu a nossa empresa para trazer às pistas do Brasil,
pela primeira vez no mundo, o CLA 45 AMG. Também fico muito contente pela
Mercedes-Benz ter escolhido o nosso País para lançar a categoria, é realmente
incrível para automobilismo brasileiro. Além do CLA 45 AMG também teremos os C
250 Turbo, que continuará correndo. As duas categorias largarão juntas em todas
as oito etapas de 2014``, disse Maurício Slaviero, diretor geral da Vicar, que
promove e organiza o Circuito Nova Schin Stock Car e a Copa Petrobras de
Marcas.
Com oito
etapas na temporada 2014, o Mercedes-Benz Challenge terá seis corridas junto
com a Copa Petrobras de Marcas, e duas com o Circuito Nova Schin Stock Car. Ao
lado da principal e mais tradicional categoria do automobilismo brasileiro os
CLA 45 AMG Racing Series e os C 250 Turbo, que nesta temporada disputaram o
Mercedes-Benz Grand Challenge, estarão nas ruas de Ribeirão Preto e no templo
das corridas nacionais, o mítico Autódromo de Interlagos, em São Paulo. As
outras seis provas da acontecerão junto com a Copa Petrobras de Marcas. O
calendário completo será anunciado pela Vicar no começo de dezembro.
Neste
primeiro momento a Mercedes-Benz trará para o Brasil 25 unidades do CLA 45 AMG,
ao custo de R$ 350 mil para as atuais equipes e pilotos da C 250 Turbo a ao
custo de R$ 360 mil para outros pilotos e equipes.
Características
únicas
O cupê de
alta performance CLA 45 AMG Racing Series foi desenvolvido com base na versão
standard do esportivo CLA 45 AMG. O coração do projeto foi o motor de quatro
cilindros produzido em série mais potente do mundo, o AMG 2.0 turbo, com nada
menos que 265 kW (360 cv) e torque máximo de 450 Nm. Como no modelo de série,
na versão de corrida toda esta força é levada às rodas pela transmissão
esportiva de dupla embreagem AMG SPEEDSHIFT DCT de sete marchas preparada para
competição. A tração integral permanente garante um desempenho extraordinário
nas curvas.
Estilo revela
o potencial
Elementos
típicos de carros de competição, feitos inteiramente em fibra de carbono, dão
ao CLA 45 AMG Racing Series um design único. Isso inclui conjuntos dianteiro e
traseiro diferenciados, além de para-lamas salientes e saias laterais
especiais. Pneus de corrida tipo slick reforçam a impressionante largura do
carro.
Graças às
asas traseiras de fibra de carbono e às grandes aberturas para refrigeração do
motor e dos freios, o CLA 45 AMG Racing Series causa uma forte impressão mesmo
quando parado. Para uso na pista, os eficientes atributos aerodinâmicos da
versão de rua foram aprimorados por componentes de fibra de carbono. A
dianteira conta com um divisor aerodinâmico que garante maior força de
aderência, da mesma forma que o difusor traseiro com três barbatanas e o
aerofólio traseiro ajustável.
A entrada de
ar nas saias laterais à frente das rodas traseiras assegura o resfriamento
eficiente dos freios. Aberturas nos arcos das rodas e nos para-lamas alargados
em seis centímetros de cada lado aumentam a força vertical sobre os eixos
dianteiro e traseiro. O capô e a tampa do porta-malas são equipados com
presilhas de ação rápida. Todos esses detalhes fazem com que o DNA desenvolvido
nas pistas pela AMG, marca de performance da Mercedes-Benz, seja reconhecido
imediatamente por quem vê o CLA 45 AMG Racing Series.
Alto nível de
segurança
A AMG se
preocupou especialmente com a segurança dos pilotos que irão conduzir o novo
modelo, dotando o carro de uma estrutura tubular de proteção contra capotagens
feita de aço de alta resistência. Segurança adicional é garantida pelo banco
tipo concha P 1300 GT de fibra de vidro feito pela Recaro, preparado para
permitir o uso do sistema HANS (Head and Neck Support - apoio para cabeça e
pescoço), e pelo sistema de extintores de incêndio.
No cockpit, o
painel de instrumentos AMG mantém o piloto informado sobre a velocidade,
rotação do motor e temperaturas de operação do motor e transmissão. O volante de
competição, com borboletas para troca de marchas, permite o perfeito controle
do carro. O console central abriga controles adicionais, como o interruptor
central para os sistemas eletrônicos e interruptores para os sistemas de luzes
de alerta e extintores de incêndio.
Suspensão
especial permite ajuste para cada pista
A suspensão
de corrida tem bitola maior nos dois eixos e permite numerosos ajustes para
adequação a cada pista em particular. A altura da suspensão, dureza das molas e
características dos amortecedores são ajustáveis, assim como a cambagem e
convergência nos eixos dianteiro e traseiro. O sistema de frenagem AMG de alta
performance com discos ventilados em todas as rodas é equipado com sistema
antibloqueio. As rodas de liga leve AMG com raios em forma de cruz são
equipadas com pneus de competição desenvolvidos pela parceira Pirelli.
Para reduzir
as massas não suspensas, as rodas forjadas AMG de liga têm construção
extremamente leve. A direção eletromecânica esportiva AMG sensível à velocidade
ajuda a pilotar com precisão e agilidade e as trocas de pneus nas paradas nos
boxes são agilizadas pelo sistema de macaco pneumático integrado ao assoalho do
veículo.
O
Mercedes-Bens Challenge tem o patrocínio da Mercedes Benz e da Pirelli,
promoção e organização da Vicar Promoções Desportivas e supervisão da
Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA).
Departamento de Comunicação da Vicar:
Milton Alves (Mtb 16583/SP)
Fotos divulgação
Nenhum comentário:
Postar um comentário