sábado, 23 de novembro de 2013

Será Vettel o melhor piloto?

Será Vettel o melhor piloto?

À entrada de um fim de semana onde pode chancelar a sua nona vitória consecutiva, já não é fácil encontrar adjetivos para qualificar as prestações de Sebastian Vettel, no culminar de uma época em que, independentemente do valor do seu Red Bull RB9 face à concorrência, o piloto alemão tem sido pouco menos que perfeito. Então se obtém a pole position, como já sucedeu oito vezes este ano, é pouco menos que imbatível.

Para além disso, e como se viu em Austin, adequa cada vez mais as suas prestações às necessidades. No GP dos EUA limitou-se a gerir a vantagem depois de ganhar dez segundos de avanço a Romain Grosjean, reduzindo o andamento nas últimas dez voltas, de modo a poupar pneus caso necessitasse de voltar a atacar fruto duma possível entrada do Safety Car em pista. Basicamente, para além do carro, Vettel parece estar um nível acima dos restantes pilotos, ou então estes, como Fernando Alonso e Lewis Hamilton, por exemplo, têm carros muito abaixo do Red Bull RB9. A grande questão de momento é: Será que Vettel tem um carro muito melhor que a Ferrari e Mercedes, e as suas prestações são fruto disso ou nesta equação também o cada vez maior valor do piloto alemão cava ainda muito mais a diferença. Difícil responder.

Mas para isso, atente-se nas palavras de Gary Anderson ao AutoSport em Abu Dhabi: “O seu andamento em todo o fim de semana foi muito superior ao de todos os outros. Fez um erro na qualificação que lhe custou a pole, mas passei parte do segundo treino livre na curva onde ele errou – a primeira – e garanto que ele acelerava pelo menos a distância de três carros antes de qualquer outro. O Vettel tem um feeling muito especial para antecipar quando é que os pneus traseiros vão começar a patinar em aceleração e passa de caixa milésimos de segundo antes de isso acontecer. Ele chegava ao limite do corretor já em quinta velocidade, sem nunca tirar o pé, enquanto o Webber ainda estava em terceira e com a traseira a mexer-se um pouco... Por isso, desse por onde desse, o Sebastian iria ganhar aquela corrida porque tem o melhor carro e porque é o que mais partido tira do material que lhe colocam à disposição. É vendo na pista que se percebe que a superioridade não é só do carro – é também graças ao seu talento e adaptabilidade como piloto”, disse. Gary Anderson é um grande especialista de Fórmula 1, analista e comentador da BBC e também um ex-designer que esteve na Jordan entre 1991 e 1998, Stewart Grand Prix, Jaguar Racing, novamente na Jordan em 2002 e 2003, e desde há dez anos para cá tem colaborado com várias TVs como analista e comentador de F1.






Foto: Reprodução / Instagram

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