quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Stock Car: Átila Abreu pode garantir o troféu das poles em Brasília

Motivado pela vitória na corrida passada, piloto da equipe Mobil Super Pioneer Racing é o único competidor da categoria capaz de conquistar um título nesta etapa

Átila Abreu pode garantir um título neste final de semana, na penúltima etapa da temporada da Stock Car em Brasília. Com três poles, o piloto da equipe Mobil Super Pioneer Racing pode assegurar neste sábado o Troféu Super-Ação em 2013. O prêmio é conferido ao piloto que mais vezes larga na posição de honra na temporada.

O sorocabano é o único competidor da Stock Car em condição de sair do Distrito Federal com um troféu antecipadamente conquistado na temporada. Com a pontuação da Corrida do Milhão em dobro, não há chance matemática de o campeão entre os pilotos ou equipes ser sacramentado na penúltima etapa --o mesmo acontece na categoria de acesso, o Campeonato Brasileiro de Turismo.

Átila é o único piloto do grid com mais de uma pole no ano. Como as outras sete provas tiveram, cada uma, um pole diferente, o dono do carro #51 não pode ser ultrapassado no ranking. Na hipótese de outro piloto chegar a três poles, o critério de desempate favorece quem conquistou sua primeira posição de honra mais cedo na temporada.

Autor da pole na quarta etapa em Salvador, Átila leva desvantagem no critério de desempate em relação a Julio Campos, Daniel Serra e Ricardo Maurício. Ou seja, o piloto sorocabano só não sai de Brasília com o título se um deles fizer a melhor volta neste sábado e a seguir repetir o feito na tomada de tempo da Corrida do Milhão.

"A disputa pelas poles dá um sabor adicional para a temporada e gera competitividade entre os pilotos. Como o título ficou impossível para mim, a conquista do maior número de poles virou um dos meus objetivos no ano. Todo piloto quer ser ‘o mais rápido’ e sair na frente do grid representa exatamente isso. Espero garantir a conquista em Brasília.... E com mais uma pole, sem depender do resultado dos adversários", diz o piloto.

Ele acrescenta que a vitória na etapa passada, há três semanas em Curitiba, deu uma injeção de ânimo na equipe Mobil Super Pioneer Racing. Até então, por uma série de contratempos, o carro #51 não tinha conseguido traduzir em resultados a performance de protagonista que apresentou ao longo do ano.

"Em seis corridas estava em primeiro ou segundo e acabei fora por alguma circunstância diferente...", lembra o competidor. "Com a vitória em Curitiba, a pressão ficou para trás, o que nos permite uma abordagem diferente para as duas últimas corridas."

O piloto da Mobil Super Pioneer Racing frisa que a pista de Brasília tem uma característica única, com quatro curvas para a direita e um piso muito abrasivo. "O traçado exige uma geometria diferente, que faz o carro puxar para a direita na reta. Outro desafio é o piso, que sempre piora um pouco mais. Vamos usar a sexta para avaliações e chegar ao melhor setup para a prova de classificação. Brasília sempre tem um grid bem apertado, onde um décimo de segundo pode significar várias posições na ordem de largada".

Ele lembra que na primeira passagem da categoria pelo Autódromo Nelson Piquet, em junho deste ano, o grid mostrou nada menos que 29 carros dentro do mesmo segundo.

As atividades de pista na capital federal têm início nesta sexta-feira. No sábado, com cobertura ao vivo dos canais Sportv, o treino classificatório acontece às 15h e, no domingo, a largada está marcada para 11h.



CONTATO
Luís Ferrari
Imprensa - Mobil Super Pioneer Racing

Foto divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário