Nelsinho
é sétimo no Desafio das Estrelas de Kart, Pedro estreia na Nova Zelândia em
carros de fórmula e Laszlo vai ao pódio na Supermoto
A temporada
2014 do esporte a motor começou intensa para os pilotos da família Piquet. Logo
no segundo final de semana de janeiro, três irmãos estiveram na pista em provas
internacionais. Coincidentemente a chuva também marcou presença, tanto em Santa
Catarina, onde correram Nelsinho e Laszlo Piquet em eventos do Kart das
Estrelas, quanto em Invercargill (Nova Zelândia), palco da estreia de Pedro
Piquet em carros de corrida aos 15 anos de idade na Toyota Racing Series.
Nelsinho chegou
animado para a prova de kart, tradicionalmente realizada no período de férias
dos principais pilotos brasileiros. O pioneiro do automobilismo brasileiro nas
pistas da Nascar e no Rallycross esteve entre os dez mais rápidos na maior
parte dos treinos livres. Com o 11º tempo no grid da primeira corrida, ele
tinha esperança em ganhar posições na bateria programada para a noite de sábado
e assim largar mais à frente na prova decisiva, marcada para a manhã de
domingo.
Mas a
primeira bateria foi cancelada por causa de uma tempestade sobre o kartódromo
Beto Carreiro World, e o Desafio das Estrelas teve apenas a corrida de domingo,
vencida pelo pole position, o italiano Vitantonio Liuzzi.
Fechado na
largada, o kart #30 patrocinado pela Petronas perdeu uma posição na primeira
volta. Mas depois de duas voltas Nelsinho Piquet já era um dos mais rápidos na
pista. Antes da metade da prova, o piloto que comemora 20 anos de carreira já
havia avançado até o sétimo lugar. Ele recebeu a bandeirada nesta posição, depois
de duelar com Daniel Serra nas voltas finais.
"A
briga foi muito intensa. Felizmente consegui evitar contatos e ainda deu para
aproveitar quando outros se enroscaram. Forcei o tempo todo e tenho certeza que
o sétimo lugar era o melhor que dava para fazer hoje. Agradeço a Petronas pelo
apoio nas 500 Milhas e no Desafio das Estrelas e espero voltar na próxima
edição e brigar pela vitória aqui", acrescentou.
Minutos
antes do cancelamento da primeira bateria do Desafio das Estrelas na noite de
sábado, a corrida inaugural da Arena Supermoto acabou sob bandeira vermelha com
Laszlo Piquet em quarto lugar.
"As
condições foram extremas. A largada foi no seco, então começou a chover e
depois veio uma tempestade. A bandeira vermelha foi bem acionada, porque
aquaplanagem em moto é um problema sério e estava realmente ficando
perigoso", disse Laszlo. Ele destacou o ritmo que conseguiu imprimir nas
voltas iniciais, capaz de recuperar posições perdidas na largada.
Na prova de
domingo, disputada em pista seca, ele novamente teve um bom início e andava no
ritmo dos três primeiros. Mas acabou fora da briga pelo pódio em razão de um
desequilíbrio ao fazer ultrapassagem sobre um retardatário a poucas voltas do
final. Terminou em 12º. As duas provas foram vencidas pelo finlandês Mauno
Hermunen, atual campeão mundial de Supermoto.
Do outro
lado do mundo, na primeira competição do jovem Pedro Piquet em uma categoria de
monoposto, também foi preciso usar pneus para pista molhada. Choveu durante
algumas sessões de teste e também na competição do domingo.
Mais jovem
membro do grid de 23 carros da neo-zelandesa Toyota Racing Series com 15 anos
de idade, Pedro completou todas as voltas das três baterias da etapa de
abertura da temporada, no autódromo de Teretonga. Ele foi 15º na primeira e 13º
nas outras duas. O russo Egor Orudzhev, 18, venceu duas das três corridas, mas
o líder do campeonato é o estoniano Martin Rump.
A segunda
etapa da Toyota Racing Series acontece neste final de semana, no Timaru
International Raceway.
Sobre a Toyota Racing Series (TRS)
Estabelecida
em 2004, é a principal categoria de fórmula da Nova Zelândia. O campeonato tem
cinco etapas em cinco finais de semana consecutivos, com três baterias em cada
uma delas.
Os carros
são similares aos Formula 3, com a mesma relação peso-potência, mesmos pneus e
conforme os parâmetros de segurança da FIA para a categoria.
Como é
disputada tradicionalmente no início da temporada, a TRS atrai pilotos de todo
o mundo, uma vez que o inverno no hemisfério norte dificulta o automobilismo na
Europa.
Com cinco
equipes inscritas, a 10ª edição do campeonato é a de maior representação
internacional. São 13 países presentes no grid de 23 carros, sendo 19 pilotos
estrangeiros e quatro neo-zelandeses. A faixa etária dos competidores varia de
15 a 23 anos de idade.
Entre os
pilotos com passagem pela TRS, destacam-se o russo Daniil Kvyat (que em 2014
será titular da equipe Toro Roso na F1), o italiano atual campeão europeu de F3
Rafaelle Marciello, o neo-zelandês Mitch Evans (piloto da GP2 em 2013 e campeão
da GP3 em 2012) e o britânico Alex Lynn, atual campeão do tradicionalíssimo GP
de Macau.
Contato
Luís Ferrari
Fotos: José Mario Dias /
Divulgação
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