Audi
testa inovadora tecnologia de luzes na pista; • Novo R18 e-tron quattro combina
faróis de LED e laser; • Prof. Dr. Ulrich Hackenberg: "Luzes de laser são
o futuro".
Faróis de
LED para uso durante o dia, feixe matriz e, agora, luzes de laser: a Audi usa
mais uma vez as 24 Horas de Le Mans para ampliar sua vantagem na área ótica.
Com o novo R18 e-tron quattro, a Audi optou por uma combinação de faróis de LED
e laser.
"A
Audi é a principal inovadora na tecnologia de iluminação", afirma Prof.
Dr. Ulrich Hackenberg, membro do Conselho de Gerenciamento em Desenvolvimento
Técnico da AUDI AG. "O A8 recentemente passou a ser disponibilizado com
faróis dianteiros de LED - a mais avançada tecnologia para carros de linha. Nós
iremos oferece-la também em mais modelos. Nosso mais recente desenvolvimento é
o farol a laser - mais preciso, poderoso e eficiente. Equipamos o novo carro de
Le Mans com eles e, com isso, seremos a primeira fabricante a introduzir luzes
a laser em carros de produção".
A
iluminação ideal da pista tem um papel crucial nas 24 Horas de Le Mans e em
outras provas de endurance, que são disputadas parcialmente na escuridão da
noite. "Sempre demos grande importância no conforto e segurança dos nossos
pilotos dentro do cockpit dos carros da Audi", destaca Chris Reinke, chefe
de do departamento de protótipos da Audi Sport. "Uma boa visão noturna é
um elemento essencial disso tudo. O feixe-matriz de LED já deu a nossos pilotos
uma grande vantagem em Le Mans - e agora, com as luzes a laser, isso vai
aumentar ainda mais. Esta nova tecnologia tem grande potencial para o
futuro".
Com os
feixes-matriz de LED que consistem em oito unidades de LED de cada lado, o Audi
R18 e-tron quattro estabeleceu padrões em alcance de luz e intensidade em Le
Mans no ano passado. A inovação do novo R18 soma a força dos feixes de LED com
os de laser. "O laser traz mais homogeneidade e uma propagação de luz mais
precisa na frente do carro", explica Rinke. "Para nós, esta
tecnologia é um marco - é a reflexão do espírito pioneiro da Audi Sport que,
mais uma vez, nos faz assumir um papel de liderança e, com os nossos colegas
dos setores de produção e desenvolvimento, trazer esta nova tecnologia em um
estágio ainda tão inicial. Esta colaboração é notável".
Na
International CES 2014, feira de inovações realizada recentemente em Las Vegas,
nos Estados Unidos, a Audi mostrou o carro-conceito Audi Sport quattro com a
seção dianteira do novo Audi R18 e-tron quattro com os novos faróis. No caso no
R18 anterior, a Audi utilizou a tecnologia matriz de LED, enquanto na nova
geração os desenvolvedores integraram um feixe-matriz e diodos de laser. Isso
possibilitou a optimização da iluminação por meio de feixes curvos, tornando os
faróis "inteligentes". Dependendo da posição do carro na pista, ele
ilumina uma curva antes mesmo de o piloto contorna-la.
Duas vezes
vencedor de Le Mans e campeão mundial de endurance em 2012, Marcel Fässler já
teve a oportunidade de experimentar as vantagens do novo sistema ótico durante
testes noturnos. "Eu nunca tive uma iluminação tão boa em um carro de
corrida como tenho no novo R18", afirmou o suíço. "É ainda melhor que
o sistema que usamos no ano passado. Eu não diria que este é um passo adiante,
mas sim três. A luz a laser é mais forte, mais concentrada e mais precisa. Por
exemplo, você pode ver o ponto de tangência da curva muito melhor com o novo
sistema. À noite, esta pode ser uma vantagem crucial para nós", comparou.
A Audi já
estabeleceu padrões em tecnologia ótica em Le Mans por várias ocasiões. O Audi
R10 TDI, em 2006, foi o primeiro carro equipado com faróis de LED para uso
diário. No R15 TDI, os LEDs também funcionaram com feixes longos. Em 2011, no R18
TDI, a Audi utilizou faróis de LED pela primeira vez; e em 2013 a tecnologia de
matriz de LED seguiu.
"O uso
da luz a laser em Le Mans é outro exemplo do papel de liderança que a Audi
exerce no desenvolvimento de novas tecnologias e a importância do esporte a
motor para a companhia", afirma o diretor da Audi Motorsport, Dr. Wolfgang
Ullrich. "Le Mans mais uma vez serve como um duro teste para uma nova
tecnologia que será lançada em breve em produção na Audi e na qual as quatro
argolas estarão novamente um estágio crucial à frente da concorrência. A
colaboração próxima entre a Audi Sport e o setor de produção e desenvolvimento
é exemplar e único".
Rafael Durante (Mtb
48.044)
Foto: Audi Sport /
Divulgação
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