Marca das quatro argolas faz a preparação para a 'turnê
mundial' do novo Audi R18 e-tron quattro,38 toneladas de material vão viajar
pelas etapas do Campeonato Mundial de Endurance (FIA WEC). O transporte é feito
por caminhões na Europa e por avião para as pistas fora do Velho Continente
O novo Audi
R18 e-tron quattro estará presente nas oito etapas do Campeonato Mundial de
Endurance (FIA WEC) deste ano, que estão divididas entre pistas da Europa, Ásia
e das Américas do Sul e do Norte. Antes dos pilotos assumirem o volante, é o
time de logística da Audi Sport Team Joest, quem trabalha duro para transportar
todo o material necessário ao redor do planeta.
"Um
campeonato mundial como o WEC não é apenas um desafio desportivo e tecnológico
para as fábricas. Elas também precisam estar altamente preparadas do ponto de
vista logístico, para tudo funcionar dentro do cronograma", comenta o
chefe da Audi Motorsport, Dr. Wolfgang Ullrich. "No Audi Sport Team Joest,
nós contamos com um time que já se sente em casa em todas as pistas do
calendário e que trabalha conosco há anos. Esse entrosamento é fundamental para
cumprir cada detalhe do processo de logística".
Os testes
de pré-temporada, que começaram em janeiro, representam o início do calendário
sob o ponto de vista logístico, ainda que sejam a parte mais fácil dele. Depois
da rodada de abertura do Mundial de Endurance, marcada para 20 de abril em
Silverstone, na Inglaterra, a segunda etapa do ano será realizada apenas duas semanas
depois, em Spa-Francorchamps, na Bélgica. Mais quatro semanas e, no primeiro
fim de semana de junho, todo o equipamento deverá estar em Le Mans, na França,
para o dia de testes visando a prova de 24 Horas que será disputada nos dias 15
e 16 do mesmo mês. Em solo europeu, todo o equipamento, incluindo os carros da
Audi Sport e Audi Sport Team Joest, será transportado por caminhões.
A marca das
quatro argolas está preparando três protótipos para as corridas de Spa e de Le
Mans. E nas demais provas do FIA WEC, usará dois modelos Audi R18 e-tron
quattro. E o primeiro desafio fora da Europa será 14 semanas depois da prova na
França, com a etapa em Austin, nos Estados Unidos. A própria organização do
Campeonato Mundial oferece uma infraestrutura logística para todos os times e,
assim, transportará cerca de 200 toneladas de componentes através de aviões de
carga. Além disso, alguns materiais podem ser transportados para determinadas
corridas através de frete marítimo. Partindo da Europa, serão cerca de 49 mil
quilômetros a serem percorridos entre as etapas dos Estados Unidos (Austin, 20
de setembro), Japão (Fuji, 12 de outubro), China (Shanghai, 02 de novembro),
Bahrein (15 de novembro) e Brasil (São Paulo, 30 de novembro), além da volta
para a Alemanha. "O equipamento não volta para a Alemanha no período entre
as etapas", conta Chris Reinke, chefe da LMP na Audi Sport. "Isso
significa que a gente precisa considerar uma quilometragem limite para cada
componente do carro, além de eventuais acidentes. Existem componentes com
desgaste bem peculiar, que precisam ser trocados em ciclos definidos. E também
existem as peças que são usadas várias vezes."
Além dos
carros e das peças de reposição, as ferramentas (que incluem chaves,
plataformas de elevação e outros itens da garagem) também viajam de avião. Os
membros da equipe guardam cerca de 36 toneladas de material em 176 cases de
voo.
O
transporte das pessoas ligadas ao time também é planejado com precisão
cirúrgica. Uma equipe especializada em set-up e desmontagem viaja para as
corridas de 6 Horas um dia antes para receber o equipamento e montar os boxes.
E fica um dia a mais no autódromo, desmontando e despachando novamente o
aparato. Consequentemente, estes são eventos que podem durar entre 10 e 12 dias
para alguns integrantes da equipe, dependendo da localização. E para os
especialistas em logística, a temporada começa sempre em dezembro. A de 2014,
por exemplo, começou logo que a equipe retornou da viagem ao Bahrein, onde foi
encerrado o campeonato do ano passado.
Rafael Durante (Mtb
48.044)
Foto: Audi Sport /
Divulgação
Nenhum comentário:
Postar um comentário