Devido
às modificações, que devem esquentar mais ainda o campeonato, o Circuito Schin
terá pneus especiais para a principal categoria do automobilismo brasileiro.
Estreia será nos treinos livres deste mês em Curitiba.
As
novidades não param para a temporada 2014 do Circuito Schin Stock Car. Depois
de anunciar o câmbio eletrônico agora é a vez dos novos pneus, que sofrem
importante e necessária modificação neste ano de 2014. Fabricado pela Pirelli,
o P Zero, para pista seca, passa a ter a especificação 305/660-18 no lugar da
medida 285/645-18, que prevalece nos pneus de chuva. Em resumo, os pneus para
tempo seco passam a ser mais largos e altos, com mais borracha na banda de
rodagem para suportar as maiores exigências neste ano de 2014.
A mudança
foi recomendada pela fabricante, que é a principal fornecedora de pneus para as
competições automobilísticas sul-americanas e fornecedora oficial da Fórmula 1,
tendo em vista que a maioria das etapas deste ano será dupla com duas corridas
de 40 minutos mais uma volta e outros 20 minutos mais uma volta. Além disso, a
Pirelli se baseou no acompanhamento da performance do produto ao longo do ano e
também na aplicação feita pelas equipes.
"Com o
novo formato da competição em 2014, que é 50% mais longa, o processo de decisão
do novo pneu para esta temporada foi fácil. O trabalho em conjunto com a JL e a
Vicar nos permitiu trilhar o melhor caminho de desenvolvimento durante o ano de
2013, proporcionando metas ambiciosas ao mesmo tempo em que realistas para
2014. Esperamos mais um ano espetacular na Stock Car, com o auxílio, claro, da
especificação aprimorada do pneu P Zero que levaremos às pistas", disse
Jonathan Wells, diretor esportivo da Pirelli para a categoria.
Assim, já a
partir dos treinos extra, marcados para dias 25 e 26 deste mês de fevereiro em
Curitiba, os novos pneus estarão em uso, assim como na prova de abertura, dia
23 de março em Interlagos, o templo do automobilismo brasileiro. Nesta corrida,
uma das três que não terá rodada dupla, os pilotos fixos da Stock Car formarão
duplas que serão trocadas durante a prova. Será um fato inédito na principal e
mais tradicional categoria do automobilismo brasileiro.
No final de
novembro, a Pirelli submeteu à Vicar, promotora e organizadora do Circuito
Schin Stock Car, os resultados das pistas com a recomendação da mudança, que
foi aprovada em seguida. Os compostos dos pneus não foram modificados, bem como
o local de produção, que permanece na Turquia, o mais moderno complexo
produtivo mundial de pneus de competição, onde são também produzidos os pneus
da Fórmula 1 e de outras importantes categorias internacionais.
Os testes
para 2014 aconteceram nos dias 11 e 12 de setembro na pista de Tarumã, no Rio
Grande do Sul. Ali, foram rodados mais de mil quilômetros e em torno de 330
voltas numa das mais velozes e abrasivas pistas do calendário nacional. Em
abril, em Cascavel, no oeste paranaense, a mais rápida entre as pistas nacionais,
algumas unidades de 2014 também foram utilizadas nos cerca de 700 quilômetros
em mais de 200 voltas.
Algumas das principais modificações
dos últimos anos:
2009 -
carro novo G 09 e câmbio com a chegada dos ingleses X-Trac
2010 -
Troca da gasolina pelo etanol Shell V Power e do motor mais potente: 480 hp
2011 -
Chegada do Sonic e do Peugeot 408
2012 -
Chegada do superbanco especial para os Stock Car
2013 -
Retorno da Pirelli.
2014 -
Câmbio eletrônico X-Trac e pneus novos
Mais informações no site: www.stockcar.com.br
Departamento de
Comunicação da Vicar:
Milton Alves (Mtb
16583/SP)
Foto Divulgação/Pirelli
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