Após acidente entre Rubens Barrichello
e Denis Navarro, logo no início da prova, Rafa Matos também levou toque e
rodou. Lapenna, que vinha logo atrás, não conseguiu desviar do companheiro e os
dois bateram de frente. Felizmente, eles seguiram na prova e conseguiram
concluir a primeira corrida do ano
A primeira
corrida em duplas da história da Stock Car abriu neste domingo a temporada 2014
da categoria no autódromo José Carlos Pace, em Interlagos (SP). A chuva fina e
intensa que caiu pouco antes da largada trouxe ainda mais emoção para a
disputa, que ao final teve a vitória do estreante Felipe Fraga, que correu ao
lado do experiente Rodrigo Sperafico. Valdeno Brito, que dividiu a pilotagem
com o holandês Jeroen Bleekemolen, terminou em segundo e Marcos Gomes e o
argentino Mauro Giallombardo completaram o pódio.
Na equipe Hot
Car Competições (Bardahl), Rafa Matos e Felipe Maluhy ficaram em 18º. Felipe
Lapenna e Chico Serra terminaram a prova em 19º. A prova, que começou com
safety car em virtude da pista molhada, teve uma nova entrada do carro de
segurança ainda na quarta volta, após um acidente que envolveu Rubens
Barrichello e Denis Navarro. Por ironia do destino, foi neste momento que Matos
e Lapenna acabaram também se tocando e danificaram seus carros.
"No momento em que aconteceu
tudo, tinha uns três carros rodados no meio do S do Senna e eu tive de diminuir
bastante a velocidade para desviar dos carros. Levei um toque por trás, rodei e
por ironia do destino acabei acertado pelo Lapenna, que vinha logo atrás", contou Matos, que havia largado da
27ª posição.
Com a batida,
o Stock #2 do mineiro teve o difusor dianteiro e o cubo de roda dianteira
quebrados. "O carro começou a sair
muito de frente e não deu para acompanhar o pelotão. Foi um final de semana
difícil, mas agora é hora de erguer a cabeça e seguir em frente",
finalizou Matos, que vai correr pela primeira vez em Santa Cruz (RS), palco da
próxima etapa, no dia 13 de abril.
Maluhy, que
dividiu a pilotagem com o piloto de Belo Horizonte, ficou chateado por não ter
conseguido ajudar mais a equipe a conquistar um bom resultado, mas agradeceu a
oportunidade. "O carro estava
bastante danificado, quando eu entrei após o pit, mas de qualquer forma foi bom
estar de volta e eu gostaria de agradecer ao Rafael e ao Amadeu (Rodrigues,
chefe da equipe) pela oportunidade. Desejo que eles tenham um restante de
campeonato muito bom, torço bastante para eles", declarou o paulista
que competiu na Stock de 2004 a 2012, tem quatro poles e uma vitória na
categoria.
Estreando no
time comandado por Amadeu Rodrigues, Lapenna também lamentou o incidente com
Matos, mas estava satisfeito com a melhora que teve do classificatório para a
prova. Ele partiu da 30ª posição com o Stock #110 e já tinha recuperado 15
colocações no momento da parada nos boxes para a troca de pilotos.
"Por causa da chuva, a pista
estava complicada e a direção de prova decidiu largar com safety car. Na largada
eu tentei desviar dos outros carros e fugir dos incidentes, fiz algo bem
cauteloso, desviei de dois ou três carros, mas quando fui fazer a segunda perna
do S, alguém tocou o Rafa, que rodou. O carro da frente conseguiu sair, mas eu
não tive nem tempo de frear e batemos de frente. Com isso, acho que quebrou
algo no carro e meu capô estava quase voando e achei melhor ir para o box
trocar. Mas depois foi legal, achei até que tinha um ritmo bom. Vinha
recuperando posições e quando entreguei o carro estava em 15º. Acho que pela
situação do fim de semana, foi positivo conseguir terminar a corrida e ter
avançado algumas posições na pista", disse Lapenna, que dividiu a pilotagem com um dos
maiores pilotos da história da categoria, que ficou feliz em poder voltar a
acelerar.
"Foi uma corrida bem difícil no
geral, por causa da condição de pista, essa troca de pilotos, tudo bem novo. Na
primeira metade da prova, o Felipe (Lapenna) entortou o bico logo após a
largada e precisou parar para trocar. Mas quando peguei, parecia que a peça
estava danificada ou com algum problema e o bico voou quando assumi, e isso fez
muita diferença, o carro estava meio difícil de guiar. Mas fiz o possível para
terminar. E foi bacana ter voltado a correr depois de tanto tempo. Fiquei feliz
com a oportunidade que a Hot Car e a Bardahl me deram", encerrou o piloto, que foi três vezes
campeão e tem 33 vitórias na categoria.
Especialmente
nesta prova, apenas os 12 primeiros colocados somaram pontos. Na próxima etapa,
em Santa Cruz, a categoria estreia mais uma novidade, com a realização de
rodada dupla e o grid invertido.
Veja o resultado da 1ª etapa da
temporada:
1. Felipe
Fraga/Rodrigo Sperafico (Vogel Motorsport), 25 voltas em 52min56s982
2. Valdeno Brito/Jeroen Bleekemolen (Shell Racing), a
5.903
3. Marcos Gomes/Mauro Giallombardo (Schin Racing Team)
a 10.804
4. Sergio Jimenez/Mark Winterbottom (Voxx Racing
Team), a 11.059
5. Daniel Serra/Alessandro Pier Guidi (Red Bull
Racing), a 17.949
6. Átila
Abreu/Nelson Piquet Jr (Mobil Super Racing), a 18.710
7. Cacá
Bueno/Juan Manuel Silva, (Red Bull Racing) a 18.935
8. Tuka
Rocha/Craig Dolby (RZ Motorsport), a 22.089
9. Rubens
Barrichello/Augusto Farfus (Full Time Competições), a 25.274
10. Popó Bueno/Gabriel
Ponce de Léon (Shell Racing), a 27.932
11. Julio
Campos/Fabio Carbone (Prati-Mico's Racing), a 32.099
12. Galid
Osman/Cesar Ramos (Ipiranga-RCM), a 36.166
13. Nonô
Figueiredo/Miguel Molina (Mobil Super Racing), a 37.071
14. Ricardo
Mauricio/Oswaldo Negri (Eurofarma RC), a 38.775
15. Bia
Figueiredo/Duda Pamplona (ProGP), a 50.170
16. Ricardo
Zonta/Diego Aventin (RZ Motorsport), a 51.565
17. Luciano
Burti/Ricardo Rosset (Vogel Motorsport), a 55.439
18. Raphael
Matos/Felipe Maluhy (Hot Car/Bardahl), a 1:00.322
19. Felipe
Lapenna/Chico Serra, a (Hot Car/Bardahl), a 1:00.911
20. Gabriel
Casagrande/Enrique Bernoldi (C2 Team), a 1:01.558
21. Lucas
Foresti/Antonio Jorge Neto (RC3 Bassani), a 1:01:593
22. Antonio
Pizzonia/Bruno Senna (Prati-Mico's Racing), a 1:04.536
23. Felipe
Tozzo/Claudio Ricci (Boettger Competições), a 1:06.940
24. Fabio Fogaça/David Muffato (Schin Racing Team), a
1:10.822
25. Rafael
Suzuki/Giuliano Losacco (ProGP), a 1:18.538
Não completaram
26. Diego
Nunes/Jaime Melo (C2 Team), a 8 voltas
27. Beto
Cavaleiro/Fabio Carreira (Hanier Racing), a 9 voltas
28. Vitor
Genz/Vitor Meira (Boettger Competições), a 20 voltas
29. Denis
Navarro/Alvaro Parente (Voxx Racing Team), a 21 voltas
30. Max
Wilson/Dean Canto (Eurofarma RC), a 21 voltas
31. Allam
Khodair/Bruno Junqueira (Full Time Competições), a 21 voltas
32. Alceu
FeldmannRoberto Merhi (Hanier Racing), a 21 voltas
33. Thiago
Camilo/Lucas Di Grassi ((Ipiranga-RCM), não largaram
Classificação após a 1ª etapa:
1. Felipe
Fraga, 12
2. Valdeno
Brito, 11
3. Marcos
Gomes, 10
4. Sergio
Jimenez, 9
5. Daniel
Serra, 8
6. Átila
Abreu, 7
7. Cacá
Bueno, 6
8. Tuka
Rocha, 5
9. Rubens
Barrichello, 4
10. Popó
Bueno, 3
11. Julio
Campos, 2
12. Galid
Osman, 1
FGCom
Fernanda Gonçalves / Beatriz de Paula
Foto: Vanderley Soares
Nenhum comentário:
Postar um comentário