Temporada
2014 terá punições em tempo para pilotos que consumirem mais energia por volta
Pilotos
da Audi têm alcançado as novas metas durante testes
Dr.
Wolfgang Ullrich: "Os fãs verão muita ação na pista"
Lucas
di Grassi: "Ninguém vai andar mais devagar por causa disso"
O esporte a
motor está mudando: quando o novo Audi R18 e-tron quattro entrar na pista
contra seus concorrentes no Campeonato Mundial de Endurance (FIA WEC), os
pilotos oficiais da Audi terão de mostrar uma qualidade adicional. Eles terão
não somente que dominar as corridas de modo rápido, confiável, inteligente e
sem falhas como antes, mas também de um jeito altamente eficiente. Caso
contrário, penalizações serão uma possibilidade.
O novo
regulamento para as corridas de longa duração do WEC cobra seu preço aos
envolvidos. Da mesma maneira que os engenheiros da Audi Sport são desafiados a
prestar atenção à máxima eficiência em cada componente, a condução dos novos
carros de Ingolstadt e Neckarsulm requer, também, um toque de sensibilidade.
"Reproduzir tempos de volta com
a exatidão de um décimo tem sido uma marca de pilotos profissionais como os
nossos há um bom tempo", diz o chefe da Audi Motorsport, Dr. Wolfgang
Ullrich. "Mas, em 2014, vamos exigir ainda mais de nossos pilotos no WEC.
Volta a volta, eles terão de cumprir uma taxa exata de consumo enquanto lutam
pela melhor posição na pista", acrescentou.
A partir
deste ano, apenas uma quantidade limitada de energia pode ser usada por volta
no trem-de-força dos carros que adotam o sistema híbrido - dois, quatro, seis
ou oito megajoules em Le Mans, dependendo da categoria. Se estes limites forem
excedidos, os pilotos estarão sujeitos a penalizações, com stop and go, que
podem variar de dez, 40 ou até mesmo 60 segundos caso sejam infrações
reincidentes. As mesmas penalizações serão aplicadas se a quantidade permitida
de combustível consumido por volta for excedida.
"Para pilotos e engenheiros, é
crucial entender a complexidade das novas regras e aplicar este conhecimento às
situações de corrida de uma maneira otimizada", explica Leena Gade,
engenheira de pista da Audi que venceu as 24 Horas de Le Mans em 2011 e 2012
trabalhando para o trio formado por Marcel Fässler, Benoît Tréluyer e André
Lotterer. "Para isso, é necessário um fluxo perfeito de informações. Temos
que manter os pilotos informados, pelo rádio, sobre quando eles estão guiando
neste limites".
A esquadra
de pilotos da Audi Sport tem testado tais estratégias com sucesso. Se um piloto
é obrigado por outro carro a ser mais lento na pista no meio de uma curva, por
exemplo, isso pode trazer vantagem inicialmente ao fazer o carro consumir menos
energia e combustível e então realizar a ultrapassagem somente na saída da
curva. Além disso, a aproximação mais "gentil" a uma curva também
traz efeitos na dirigibilidade do carro.
"Os pilotos não colocam mais
tanta pressão sobre os pneus e a suspensão, de uma maneira sistemática, como
era antes", explica Leena Gade, baseada em suas observações. "É por
isso que a resposta dinâmica do carro é diferente".
Piloto
oficial confirmado para esta temporada do WEC, o brasileiro Lucas di Grassi
esteve envolvido nos testes do novo Audi R18 e-tron quattro desde os estágios
iniciais de desenvolvimento, e afirma que a nova tarefa compõe um desafio
intrigante.
"Não parece que terei,
fundamentalmente, que mudar meu estilo de pilotagem", diz. "Mesmo no
passado havia situações nas quais tínhamos que observar o consumo de
combustível para adotar certas estratégias na pista. Agora estamos guiando o mais
rápido possível sem tirar os olhos do limite de consumo. E, se excedermos este
limite uma vez, então temos duas voltas para compensar este excesso reduzindo o
consumo. Então há um outro desafio adicionado à nossa lista de tarefas, o que
significa, no final das contas, que temos de ser tanto rápidos como
eficientes".
Lucas
ressalta, ainda, que os pilotos não deverão andar mais devagar para economizar
energia em 2014. "Mesmo que o
consumo possa variar massivamente, os tempos de volta serão bem parecidos e é
por isso que estamos pilotando em velocidades semelhantes. Basicamente temos
que economizar muita energia em algumas seções, mas sem guiar devagar por uma
volta inteira. Estou impressionado pela maneira precisa que a Audi Sport vem
trabalhando nestas questões, sempre conseguindo nos ajudar com cálculos
específicos e conselhos. Nosso esporte vai continuar grande e divertido. A
diferença é que, a partir deste ano, vamos consumir menos energia",
encerrou o brasileiro.
Departamento de Comunicação
Audi do Brasil
Christian
Marxen
Gerente de Comunicação
Audi do Brasil
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