Estimativa
é que procedimento leve até 40 segundos na abertura da temporada em Interlagos
Ao mesmo
tempo em que proporcionará uma atração adicional ao público nas arquibancadas e
aos espectadores diante da tevê, a troca de pilotos poderá até decidir a
abertura da temporada da Stock Car no próximo dia 23 em Interlagos, segundo a
avaliação do paranaense Júlio Campos. O piloto da Prati-Mico's Racing aprovou o
regulamento divulgado nesta semana pela CBA, mas chamou a atenção para um
procedimento inédito em mais de 30 anos de existência da categoria.
Dono da
pole na corrida que inaugurou o calendário de 2013 no circuito paulistano,
Campos lembrou que poucas equipes treinaram o procedimento e que a própria
Prati-Mico's Racing, engolfada pelos problemas com o novo câmbio selecionado
por borboleta nos recentes testes em Curitiba, ainda terá de se exercitar já na
semana da prova em Interlagos. "Os
cálculos preliminares indicam que a substituição do piloto levará em torno de
40 segundos. Mas, dependendo da agilidade, a operação poderá ser cinco segundos
mais ou menos rápida. E essa diferença pode decidir uma corrida",
observa.
O sistema
de pontos também mereceu elogios de Campos. Pelo caráter especial da estreia,
apenas os 12 primeiros colocados pontuarão - 12 pontos para o vencedor até 1
para o 12º. Nas nove rodadas duplas - haverá ainda mais duas provas simples nos
circuitos urbanos de Salvador e Ribeirão Preto -, a primeira bateria, mais
longa e com o grid definido pelas tomadas classificatórias, distribuirá a mesma
pontuação utilizada no ano passado - 24 pontos para o vencedor, quatro a mais
que o segundo, e seguindo ponto a ponto até o 20º colocado. O complemento, com
apenas metade dos 40 minutos da anterior, premiará os 14 melhores - 15 para o
primeiro, 13 para o segundo e seguindo até o 14º.
"Acho justo que a pontuação da
prova mais longa seja maior, porque a ordem de largada será conhecida pelo
qualifying. Na segunda, com o grid invertido e apenas 20 minutos de duração, é
muito mais fácil que o piloto que terminou a primeira em 10º e saia na pole
consiga a vitória", justificou Campos. Em Interlagos, ele receberá a parceria e o reforço
do experiente Fábio Carbone, grande rival de Felipe Massa na Fórmula Chevrolet
em 1999 e vice na conquista daquele título do atual piloto da Williams. "Carbone conhece bem esse sistema de
troca de pilotos dos seus tempos na Super GT no Japão e sua experiência será
muito útil para nós."
Márcio Fonseca (MTb
14.457)
Foto: Wanderley
Soares/MF2
Nenhum comentário:
Postar um comentário