quarta-feira, 9 de abril de 2014

Carro de Átila Abreu tem pintura nova para a primeira rodada dupla do ano


Equipe Mobil Super Racing festeja o retorno da Stock Car a Santa Cruz do Sul
A Stock Car retorna neste final de semana cheia de novidades para uma de suas praças mais queridas: Santa Cruz do Sul. Ausente do calendário da principal categoria do automobilismo nacional nos últimos dois anos, a desafiadora pista do interior do Rio Grande do Sul recebe a primeira rodada dupla da temporada 2014.

"Santa Cruz é uma das minhas pistas favoritas na Stock Car. O traçado é muito técnico, com freada em descida, um cotovelo e bons pontos de ultrapassagem. Foi um dos primeiros autódromos onde andei quando comecei na categoria e tenho boas recordações de lá, como o pódio de 2009. Fico satisfeito por estrear uma pintura nova no carro #51 em um palco tão bacana",
disse Átila Abreu.

A equipe Mobil Super mudou o layout do capô e do teto do carro em relação à prova de abertura, em Interlagos. Entram mais elementos na cor branca.

A etapa de Santa Cruz do Sul será a primeira da temporada com rodada dupla. No domingo, serão disputadas duas baterias com um intervalo de 20 minutos entre elas. A novidade gera grande expectativa na categoria, com pilotos e equipes ansiosos para traçar a melhor estratégia, uma vez que entre as provas os carros ficarão em regime de parque fechado.

"Sempre que tem uma novidade no regulamento embaralha um pouco o cenário. Vimos isso por exemplo na corrida de duplas em Interlagos, quando houve confusão sobre a janela de reabastecimento e teve gente parando fora. A ideia da rodada dupla é um formato ousado, que pode proporcionar surpresas. É fundamental pontuar nas duas provas pensando no campeonato", avaliou o recordista em poles na temporada 2013.

O regulamento determina a primeira prova mais longa (40 minutos mais uma volta) e com pontuação maior: são 24 pontos para o vencedor e até o 20º colocado pontua. Na segunda bateria, de 20 minutos mais uma volta, o vencedor amealha 15 pontos e a pontuação é distribuída até o 14º colocado apenas.

O grid de largada da primeira corrida, em que permanece o reabastecimento obrigatório, é definido no sábado, de acordo com o formato tradicional da Stock Car. Para a segunda bateria, há inversão do grid nos 10 primeiros colocados da prova anterior e são autorizados a largar apenas os competidores que terminarem a corrida mais longa.

"A expectativa por voltar a Santa Cruz depois de dois anos não poderia ser melhor", afirmou Thiago Meneghel, chefe da equipe Mobil Super Racing. "O público é muito animado e a cidade realmente vive a atmosfera da Stock Car. Espero um final de semana muito animado."

O engenheiro destaca ainda a importância de traçar uma estratégia considerando que a bateria de abertura distribui mais pontos, mas sem abrir mão da segunda corrida. "Alguns podem arriscar uma estratégia distinta nos pit-stops, com uma parada bem rápida na primeira corrida e abortando a segunda prova. Mas acho que vai fazer a diferença em termos de campeonato quem souber entender melhor o cenário do final de semana como um todo."

Sexto colocado no campeonato com 7 pontos acumulados na corrida de estreia em Interlagos, Átila Abreu levará o carro #51 para a pista de Santa Cruz do Sul nesta sexta-feira para o shakedown e o primeiro treino livre.

No sábado, a tomada de tempo acontece às 14h. As largadas no domingo estão marcadas para 11h e 12h20, sempre com transmissão ao vivo pelo Sportv.


Texto
Luís Ferrari




Foto divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário