terça-feira, 8 de abril de 2014

Dupla caipira vence e lidera na Copa ECPA de Velocidade

Provas de abertura da temporada foram disputadas no sábado

A abertura da temporada 2014 da Copa ECPA de Velocidade aconteceu no último sábado (5), em Piracicaba, no interior de São Paulo. Com 30 pilotos inscritos e 18 carros na pista, as provas foram disputadas no autódromo do Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo, na categoria Marcas e Pilotos.

A vitória ficou com a dupla caipira formada pelo piracicabano Neto Datti e pelo piloto de Sertãozinho Lamartine Pinotti, cada um venceu uma das provas da rodada dupla e já lideram a competição na Super.

Apesar de ter largado na segunda posição, Neto Datti fez uma excelente largada e se manteve na cola do líder Luis Piccolo durante as 15 voltas, conseguindo duas ultrapassagens, sendo que a segunda, na última volta, para não perder mais e marcar a primeira vitória da temporada. “É sempre bom começar o ano vencendo, a temporada passada não foi muito boa, mas me trouxe muita experiência. Agora vamos trabalhar para manter o ritmo”, disse animado.

Uma das inovações desta temporada se refere a inversão do  grid de largada na disputa da segunda bateria. Agora, o resultado da primeira prova inverte a posição dos seis melhores colocados na disputa da prova final da etapa, ou seja, o vencedor larga em sexto, segundo em quinto, terceiro em quarto, quarto em terceiro, quinto em segundo e o sexto sai na frente.

E foi exatamente isso o que aconteceu com Lamartine Pinotti, que teve que largar em sexto. Mas, após a largada, o piloto sertanezino foi para cima e galgando posições assumiu a ponta antes da metade da prova para não perder mais.

“Esta é a segunda vez que piloto um carro de turismo aqui no ECPA e, por coincidência, foi minha segunda vitória nesta categoria”, afirmou Pinotti que no ano passado venceu a 100 Milhas Piracicaba pela mesma equipe Phoenix. “Porém, agora o objetivo é outro. Quero ser campeão”, afirmou.

Na categoria Light, o piracicabano Carlos Zilio venceu as duas provas e só não disparou na liderança porque a dupla formada por José Santiago e Ricardo Pinto chegou em segundo nas duas baterias.

Estreando no campeonato a bordo um Citroën C3, Rodrigo Stefanini também acabou abandonando a corrida nas duas baterias. “O carro é novo e ainda está em desenvolvimento, pois encontramos problemas onde esperamos que não houvesse. Mas espero ter mais sorte nas próximas etapas”, disse o capivariano.

Já seu conterrâneo, o piloto Mauricio Qugliato que herdou seu Pálio, fez uma boa estreia entre os Novatos e marcou um quarto e um terceiro lugares, nas duas baterias.

Novatos
Na categoria Novato, composta por pilotos iniciantes, vitória da dupla de São Paulo da equipe Phoenix, formada por Gabriel Moraes e Rafael Almeida, na primeira prova do dia. Já piracicabano Danilo Gandelim, de 15 anos, venceu a segunda, depois de uma largada espetacular, a bordo de um Gol da equipe Juka Motors.

Confira abaixo o resultado final das corridas:

Resultados da 1ª etapa da Copa ECPA de Velocidade
1ª prova Marcas e Pilotos - Super
1º Neto Datti/Lamartine Pinotti
2º João Moraes/Luis Piccolo
3º Luis Alves
Melhor volta: Neto Datti, em 1:18.094

1ª prova Marcas e Pilotos - Light
1º Carlos Zilio
2º José Santiago/Ricardo Pinto
3º Robinson Valter
Melhor volta: Alexandre Barbosa, em 1:19.924

1ª prova Marcas e Pilotos - Novato
1º Gabriel Moraes/Rafael Almeida
2º Rodrigo Palace
3º Danilo Gandelim
Melhor volta: Danilo Gandelim, em 1:19.010

2ª prova Marcas e Pilotos - Super
1º Neto Datti/Lamartine Pinotti
2º Luis Alves
3º Rodnei Mazieri /Gustavo Favoretto
Melhor volta: Lamartine Pinotti, em 1:18.352

2ª prova Marcas e Pilotos - Light
1º Carlos Zilio
2º José Santiago/Ricardo Pinto
3º Robinson Valter
Melhor volta: Carlos Zilio, em 1:19.259

2ª prova Marcas e Pilotos - Novato
1º Danilo Gandelim
2º Rodrigo Palace
3º Mauricio Quagliato
Melhor volta: Danilo Gandelim, em 1:19.742


Engenho da Notícia
Assessoria de Imprensa ECPA

Foto divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário