domingo, 13 de abril de 2014

Stock: Rafa Matos vê vitória escapar a duas voltas do final da segunda prova em Santa Cruz do Sul

Piloto da Hot Car liderou grande parte da segunda corrida, mas ficou sem combustível no final. Na primeira prova, um grande resultado para o time de Amadeu Rodrigues, com Matos em sétimo e Lapenna em nono

A primeira etapa em rodada dupla da Stock Car, neste domingo (13), no autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul (RS), comprovou as emoções que o novo formato anunciava. Na primeira prova, a vitória ficou com Valdeno Brito, que agora lidera o campeonato, com 37 pontos, ao lado de Sérgio Jimenez. Na segunda corrida, Antonio Pizzonia foi o vencedor, após uma chegada inesperada, com vários carros ficando sem combustível.


Para a equipe Hot Car Competições (Bardahl), as duas provas trouxeram um misto de emoções. Na primeira (com 40 minutos de disputas, o dobro da segunda bateria), um ótimo resultado com Rafa Matos em sétimo e Felipe Lapenna, em nono, após terem largado em 26º e 24º, respectivamente. Na corrida 2, os 10 primeiros tiveram suas posições invertidas no grid e Lapenna partiu da primeira fila, em segundo lugar, e Rafa, em quarto.

Na largada, o pole Khodair demorou para acelerar e Lapenna acabou queimando a largada e teve de pagar um drive thru pelos boxes. Enquanto isso, Matos acelerou forte e assumiu a ponta liderando a prova até a antepenúltima volta, quando ficou sem combustível. Ao final, o mineiro foi o 23º e Lapenna ficou em 25º.

"Conseguimos um excelente top-10 na primeira corrida, mas no final faltou 1,5 litro de combustível para a nossa primeira vitória", lamentou Amadeu Rodrigues, chefe da equipe Hot Car. "Os carros estavam bons, mas infelizmente a estratégia não funcionou. Agora já conhecemos o novo formato melhor e vamos trabalhar muito para sair de Brasília com um bom resultado", desabafou o comandante do time.

O mineiro Rafa Matos lamentou o erro na estratégia, mas não mostrou desânimo. "Como foi a primeira corrida neste formato, serviu de aprendizado. Confirmamos mais uma vez que nosso carro está competitivo na corrida. A classificação do grid nos abalou um pouco, mas conseguimos nos recuperar na primeira prova. Infelizmente, na segunda, erramos no cálculo e talvez eu tivesse de ter economizado um pouco mais, mas eu achei que tinha combustível para ir até o final. Foi uma pena, mas agora podemos tirar tudo isso de base pra próxima", analisou o piloto de Belo Horizonte, que está em 11º no campeonato, com 14 pontos, ao lado de Ricardo Zonta.

Rafa também aprovou o novo formato. "Gostei muito. Vai dar oportunidades para todas as equipes e acredito que teremos boas chances neste restante da temporada", destacou o piloto do Stock #2.

No comando do carro #110, Lapenna fez uma excelente largada na corrida 1, se livrando dos acidentes na pista e saindo de 24º para 12º logo na primeira volta. O paulista teve disputas limpas e terminou na nona colocação. Na segunda prova, o piloto acredita que a inexperiência atrapalhou e ele acabou queimando a largada.

"A largada da primeira corrida, foi animal. Já, na segunda, acabei ficando nervoso e queimei a largada. O Khodair acelerou e depois freou e eu acabei errando", contou. "Mas, no geral, o saldo foi bom. Gostei do novo formato, que irá ajudar os pilotos mais novos a aparecerem na frente e agora temos de estudar bem as estratégias para as próximas corridas", concluiu Lapenna, que está em 15º no campeonato, com 12 pontos.

A Stock Car deixa agora o Sul e parte para o Centro-Oeste. A próxima etapa será dia 27, em Brasília (DF).

Os melhores nas corridas em Santa Cruz do Sul:

Corrida 1

1 - Valdeno Brito - Shell Racing - Chevrolet - 29 voltas em 42min36s780
2 - Cacá Bueno - Red Bull Racing - Chevrolet - a 16s043
3 - Galid Osman - Ipiranga-RCM - Chevrolet - a 16s570
4 - Ricardo Mauricio - Eurofarma RC - Chevrolet - a 17s214
5 - Sergio Jimenez - Voxx Racing Team - Peugeot - a 27s453
6 - Marcos Gomes - Schin Racing Team - Peugeot - a 27s907
7 - Raphael Matos - Hot Car Competições - Chevrolet - a 28s206
8 - Denis Navarro - Voxx Racing Team - Peugeot - a 30s337
9 - Felipe Lapenna - Hot Car Competições - Chevrolet - a 30s717
10 - Allam Khodair - Full Time Competições - Chevrolet - não cronometrado
11 - Antonio Pizzonia - Prati-Mico's Racing - Peugeot - a 35s562
12 - Popó Bueno - Shell Racing - Chevrolet - a 36s446
13 - Tuka Rocha - RZ Motorsport - Chevrolet - a 36s949
14 - Julio Campos - Prati-Mico's Racing - Peugeot - a 37s316
15 - Vitor Genz - Boettger Competições - Peugeot - a 37s438
16 - Rubens Barrichello - Full Time Competições - Chevrolet - a 42s428
17 - Ricardo Zonta - RZ Motorsport - Chevrolet - a 42s598
18 - Diego Nunes - C2 Team - Chevrolet - a 51s464
19 - Daniel Serra - Red Bull Racing - Chevrolet - a 52s715
20 - Rafael Suzuki - ProGP - Chevrolet - a 54s850
21 - Thiago Camilo - Ipiranga-RCM - Chevrolet - a 1min01s422
22 - Bia Figueiredo - ProGP - Chevrolet - a 1mi02s472
23 - Alceu Feldmann - Hanier Racing - Peugeot - a 1min12s486
24 - Felipe Tozzo - Boettger Competições - Peugeot - a 1min19s255
25 - Lucas Foresti - RC3 Bassani - Peugeot - a 1 volta
26 - Átila Abreu - Mobil Super Racing - Chevrolet - a 1 volta
27 - Beto Cavaleiro - Hanier Racing - Peugeot - a 3 voltas
28 - Felipe Fraga - Vogel Motorsport - Chevrolet - a 6 voltas
29 - Gabriel Casagrande - C2 Team - Chevrolet - a 11 voltas
30 - Nonô Figueiredo - Mobil Super Racing - Chevrolet - a 13 voltas
31 - Max Wilson - Eurofarma RC - Chevrolet - a 21 voltas
32 - Luciano Burti - Vogel Motorsport - Chevrolet - a 29 voltas
33 - Fabio Fogaça - Schin Racing Team - Peugeot - a 29 voltas

Corrida 2

1 - Antonio Pizzonia - Prati-Mico's Racing - Peugeot - 16 voltas em 22min34s665
2 - Daniel Serra - Red Bull Racing - Chevrolet - a 0s368
3 - Sergio Jimenez - Voxx Racing Team - Peugeot - a 0s469
4 - Marcos Gomes - Schin Racing Team - Peugeot - a 1s951
5 - Ricardo Zonta - RZ Motorsport - Chevrolet - a 2s216
6 - Tuka Rocha - RZ Motorsport - Chevrolet - a 3s179
7 - Átila Abreu - Mobil Super Racing - Chevrolet - a 3s739
8 - Gabriel Casagrande - C2 Team - Chevrolet - a 4s104
9 - Alceu Feldmann - Hanier Racing - Peugeot - a 4s810
10 - Cacá Bueno - Red Bull Racing - Chevrolet - a 5s118
11 - Max Wilson - Eurofarma RC - Chevrolet - a 5s484
12 - Lucas Foresti - RC3 Bassani - Peugeot - a 11s918
13 - Valdeno Brito - Shell Racing - Chevrolet - a 18s251
14 - Felipe Fraga - Vogel Motorsport - Chevrolet - a 26s768
15 - Diego Nunes - C2 Team - Chevrolet - a 29s035
16 - Ricardo Mauricio - Eurofarma RC - Chevrolet - a 29s574
17 - Rafael Suzuki - ProGP - Chevrolet - a 42s905
18 - Bia Figueiredo - ProGP - Chevrolet - a 46s950
19 - Beto Cavaleiro - Hanier Racing - Peugeot - a 1min04s395
20 - Allam Khodair - Full Time Competições - Chevrolet - a 1min11s285
21 - Denis Navarro - Voxx Racing Team - Peugeot - a 1 volta
22 - Felipe Tozzo - Boettger Competições - Peugeot - a 1 volta
23 - Raphael Matos - Hot Car Competições - Chevrolet - a 2 voltas
24 - Vitor Genz - Boettger Competições - Peugeot - a 2 voltas
25 - Felipe Lapenna - Hot Car Competições - Chevrolet - a 3 voltas
26 - Popó Bueno - Shell Racing - Chevrolet - a 5 voltas
27 - Julio Campos - Prati-Mico's Racing - Peugeot - a 8 voltas
28 - Thiago Camilo - Ipiranga-RCM - Chevrolet - a 14 voltas

Classificação do campeonato (após duas etapas):

1 - Sergio Jimenez e Valdeno Brito - 37
3 - Marcos Gomes - 36
4 - Cacá Bueno - 31
5 - Antonio Pizzonia - 25
6 - Daniel Serra - 23
7 - Tuka Rocha - 22
8 - Galid Osman - 19
9 - Ricardo Mauricio - 17
10 - Átila Abreu - 15
11 - Raphael Matos e Ricardo Zonta - 14
13 - Denis Navarro e Felipe Fraga - 13
15 - Felipe Lapenna e Popó Bueno - 12
17 - Allam Khodair - 11
18 - Julio Campos e Rubens Barrichello - 9
20 - Gabriel Casagrande - 7
21 - Alceu Feldmann e Vitor Genz - 6
23 - Max Wilson - 4
24 - Diego Nunes e Lucas Foresti - 3
26 - Rafael Suzuki - 1

Na temporada 2014 da Stock Car, a equipe Hot Car Competições tem o patrocínio da Bardahl e apoio das empresas Contuflex, Ativas, Symantec, Kaiobá e Belvitur.


FGCom
Fernanda Gonçalves / Beatriz de Paula

Fotos: Vanderley Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário