Piloto da RM Competições cruza linha de chegada 62
milésimos de segundo à frente de Cirino no GP Crystal em Pinhais
O Campeonato
Brasileiro de Fórmula Truck testemunhou neste domingo (13) o desfecho de
corrida que apresentou a menor diferença entre vencedor e segundo colocado em
18 anos de história. Líder da temporada, o paranaense Leandro Totti venceu o GP
Crystal, segunda etapa, recebendo a bandeirada da vitória no Autódromo
Internacional de Curitiba, em Pinhais (PR), 62 milésimos de segundo à frente de
seu conterrâneo Wellington Cirino.
O equilíbrio
atestado pelo cronômetro ilustrou o duelo acirrado travado pelos dois pilotos
paranaenses durante os 60 minutos da corrida, segunda das 10 previstas no
calendário de 2014 da Fórmula Truck. Foi a menor diferença em 195 corridas já
realizadas na categoria, estabelecendo um novo recorde – a marca anterior
perdurava desde novembro de 2005, quando Roberval Andrade venceu a etapa de
Tarumã, em Viamão (RS), 0s086 á frente e Cirino.
A vitória
deste domingo foi a 12ª de Totti na Fórmula Truck, a segunda desde que o piloto
paranaense passou a pilotar um dos Volkswagen-MAN da RM Competições – a
primeira aconteceu na abertura da atual temporada, no dia 16 de março em
Caruaru (PE). Assim, o campeão de 2012 passa a ser o sexto maior vencedor de
toda a história da Fórmula Truck, empatado com seu conterrâneo Sérgio Drugovich
e com o gaúcho Jorge Fleck.
Além de Totti
e Cirino, a cerimônia de pódio do GP Crystal contou com o paulista Felipe
Giaffone, piloto do MAN da RM Competições, terceiro colocado, o brasiliense
Geraldo Piquet, companheiro de equipe de Cirino na ABF-Santos Desenvolvimento e
também piloto de um Mercedes-Benz, e mais um piloto do Paraná, Diogo Pachenki,
que cruzou a linha de chegada em quinto lugar com o Volvo da Copacol Clay Truck
Racing.
A vitória em
Pinhais ampliou a vantagem de Totti na liderança para 28 pontos. Ele passou a
somar 61, contra 33 de Piquet, que comemorou sua 100ª participação na Fórmula
Truck assumindo a vice-liderança do campeonato. O segundo lugar na corrida
elevou Cirino ao terceiro lugar na pontuação, com 29 pontos. Giaffone foi a 25
pontos e passa a dividir o quarto lugar na tabela de classificação com Andrade,
que abandonou a corrida.
A CORRIDA
Na largada, o
destaque ficou por conta de Roberval Andrade, que saltou de sexto para
terceiro. Felipe Giaffone, pole-position, manteve-se na liderança, à frente de
Wellington Cirino, segundo no grid. O fechamento da primeira volta deu mostras
de que o duelo entre os campeões seria acirrado – cumpriram a reta dos boxes
empreendendo ziguezagues na disputa pela liderança, um para defender a posição,
outro para atacar.
Totti recuperou
o terceiro lugar ainda na linha de chegada. Cirino chegou à primeira posição na
reta oposta, superando Giaffone – ainda na volta número dois, na Curva da
Vitória, Totti também fez ultrapassagem sobre o pole-position e passou a
pressionar Cirino. A disputa entre os dois pilotos paranaenses foi interrompida
no início da terceira volta, como consequência de dois acidentes simultâneos,
envolvendo Pedro Muffato e Débora Rodrigues.
Muffato teve
problemas com a direção, rodou no S de alta velocidade e bateu forte no
guard-rail. Seu caminhão chegou a perder contato com o chão. Débora saiu da
pista e bateu na proteção de pneus. O Pace Truck foi acionado para resgate dos
dois caminhões. Sob bandeira amarela, Valmir Benavides fez um pit stop para
troca do pneu traseiro direito, danificado na primeira volta num toque de
Renato Martins, que teve danificada a frente de seu caminhão.
Muffato
conduziu seu caminhão aos boxes e abandonou. Débora voltou à pista, em 25º
lugar. Ainda durante as voltas sob bandeira amarela, a direção de prova deu a
ordem para que André Marques fosse para o box para remoção de uma peça que
estava solta em seu caminhão. Dada a relargada, já com 18 minutos de prova,
Totti voltou a pressionar Cirino, emparelhando os caminhões várias vezes durante
a quarta volta válida da corrida.
Foi a única
volta sob bandeira verde antes do Pace Truck voltar à pista na intervenção
programada para o primeiro terço de cada corrida. Cirino, Totti, Giaffone,
Andrade e Geraldo Piquet completavam as cinco primeiras posições, que dão
direito a pontos de bonificação. Totti já somava, a essa altura, o ponto de
bonificação pela volta mais rápida da corrida, cronometrada na segunda em
1min43s103, com média horária de 129,016 quilômetros.
Os pilotos
cumpriram duas voltas em ritmo de bandeira amarela e, dada a relargada, Totti
assumiu a linha externa da reta dos boxes e superou Cirino, assumindo a
liderança. Ao mesmo tempo, Piquet tomou a quarta colocação de Andrade. Uma
volta depois, os três primeiros já abriam quase dois segundos de vantagem sobre
o restante do pelotão. Benavides, então em 16º, foi punido com um drive-thru
por exceder os 160 km/h de limite no ponto do radar.
Paulo
Salustiano, em prova de recuperação depois de largar em 15º, já aparecia em
sétimo, fazendo a ultrapassagem sobre Diogo Pachenki depois da intervenção
programa do Pace Truck. No mesmo instante, Danilo Dirani, 13º no grid, assumia
a nona posição ultrapassando Marcello Cesquim numa manobra que fez com que os
dois caminhões se tocassem no S de alta – Dirani recebeu bandeira de
advertência da direção de prova.
Beto
Monteiro, que tinha seu sexto lugar ameaçado por Salustiano, viu a necessidade
de reação e superou Andrade no início da oitava volta. Salustiano tentou
acompanhar a manobra na entrada do trecho misto do circuito e, sem trajetória
para concluir a ultrapassagem sobre Andrade, teve de direcionar seu
Mercedes-Benz para a área de escape, caindo para 12º. Totti baixava o tempo da
melhor volta para 1min42s646, com média de 129,591 km/h.
Andrade figurava
em sexto na décima volta de corrida, quando a direção de prova puniu-o com um
drive-thru por atitude antidesportiva – o entendimento dos comissários
desportivos foi de que Andrade tirou Salustiano da pista duas voltas antes.
Monteiro, com problemas, tomou o caminho dos boxes, cessando a pressão sobre
Piquet, que já estava a mais de cinco segundos de Giaffone, o terceiro.
Monteiro voltou à pista ocupando o décimo lugar.
Salustiano
voltou à pista mantendo o ritmo forte e fez a volta mais rápida da corrida em
1min42s074, com média de 130,317 km/h. A vantagem de Totti sobre no complemento
da décima volta era de um segundo e dois décimos. Com Andrade cumprindo a
punição, Pachenki passou a ocupar o quinto lugar, tendo de conter os ataques de
Dirani. Salustiano, em sétimo, saiu da pista e caiu para oitavo, sendo
ultrapassado por Jansen Bueno.
Com 13 voltas
de corrida, a disputa pelo quinto lugar envolvia Pachenki, Dirani, Bueno,
Marques e Monteiro – a diferença entre os cinco era de pouco mais de dois segundos.
Andrade e Salustiano tomaram o caminho dos boxes, com problemas mecânicos –
ambos abandonaram. Ronaldo Kastropil saiu da pista na 14ª volta, ao mesmo tempo
em que Michelle de Jesus abandonava a corrida com problemas mecânicos. Era a
primeira corrida da piloto.
Bueno assumiu
a sexta posição na prova superando Dirani na 16ª volta e, determinado a
conquistar o primeiro pódio na categoria diante da torcida de Curitiba, sua
cidade, deu início à pressão sobre Pachenki. Marques abdicava da disputa pelo
quinto lugar por cumprir uma punição por velocidade excessiva no ponto do
radar. Enquanto isso, Cirino começou a diminuir volta a volta sua desvantagem
em relação a Totti, reabrindo o duelo principal.
A abertura da
20º volta foi marcada pela terceira intervenção do Pace Truck, motivada pela
perda de rendimento de Bueno, que momentaneamente ficou com o caminhão parado
na pista – com a bandeira amarela já acionada, o piloto conseguiu pôr o
caminhão em movimento e estacionou-o fora do traçado. Débora Rodrigues, com
problemas mecânicos, também optou por sair da pista e estacionar o caminhão em
posição segura antes de abandonar a prova.
A última
relargada foi dada a menos de quatro minutos da bandeirada final. Kastropil
tinha uma volta de desvantagem e estava posicionado logo atrás do caminhão de
Giaffone, restringindo a disputa pela vitória aos três primeiros – Piquet
estava quase dois segundos atrás. Totti manteve a liderança e, antes do
complemento da 20ª volta, a penúltima do GP Crystal, viu pelos espelhos
retrovisores a aproximação perigosa de Cirino e de Giaffone.
Apesar das
manobras de ataque e de defesa de posição que mereceram aplausos do público,
Totti, Cirino e Giaffone tiveram suas posições mantidas na última volta. O
Volkswagen-MAN de Totti atravessou no contorno da Curva da Vitória e Cirino viu
a chance do ataque final. Posicionou seu Mercedes-Benz pelo lado externo da
reta dos boxes e os dois paranaenses cruzaram a linha de chegada lado a lado –
a vantagem de Totti foi de 62 milésimos de segundo.
RESULTADO E CLASSIFICAÇÃO
Depois de 21
voltas válidas, o resultado final do GP Crystal foi o seguinte:
1º) Leandro
Totti (PR/Volkswagen-MAN), RM Competições, 1h00min12s574
2º)
Wellington Cirino (PR/Mercedes-Benz), ABF-Santos, a 0s062
3º) Felipe
Giaffone (SP/ MAN), RM Competições, a 0s806
4º) Geraldo
Piquet (DF/Mercedes-Benz), ABF-Santos, a 3s829
5º) Diogo Pachenki (PR/Volvo), Copacol Clay Truck
Racing, a 4s776
6º) Danilo Dirani (SP/Scania), Ticket Car Corinthians
Motorsport, a 5s521
7º) Beto
Monteiro (PE/Iveco), Scuderia Iveco, a 5s997
8º) Fabiano
Brito (PR/Volvo), ABF Motorsport, a 6s856
9º) André
Marques (SP/Volkswagen-MAN), RM Competições, a 7s354
10º) Luiz
Lopes (SP/Iveco), Lucar Motorsports, a 9s700
11º) David
Muffato (PR/Ford), DF Racing Fans, a 9s331
12º) Marcello
Cesquim (PR/Mercedes-Benz), ABF Racing Team, a 10s312
13º) Djalma Fogaça (SP/Ford), DF Racing Fans, a 14s383
14º) Raijan Mascarello (MT/Ford), DF Racing Fans, a 1
volta
15º) Ronaldo
Kastropil (SP/Mercedes-Benz), Santa Carolina Racing Team, a 1 volta
16º) Jaidson
Zini (PR/Iveco), Dakarmotors, a 2 voltas
17º) Jansen
Bueno (PR/Scania), Muffatão, a 3 voltas
18º) Débora
Rodrigues (SP/Volkswagen-MAN), RM Competições, a 4 voltas
19º) Valmir
Benavides (SP/Iveco), Scuderia Iveco, a 5 voltas
NÃO
COMPLETARAM
Paulo
Salustiano (SP/Mercedes-Benz), ABF Racing Team,
Michelle de
Jesus (SP/Volvo), ABF Motorsport, a 8 voltas
João Maistro
(PR/Volvo), Copacol Clay Truck Racing, a 9 voltas
Roberval Andrade (SP/Scania), Ticket Car Corinthians
Motorsport, a 10 voltas
Leandro Reis
(GO/Ford), Original Reis Competições, a 17 voltas
Renato
Martins (SP/Volkswagen-MAN), RM Competições, a 18 voltas
Pedro Muffato
(PR/Scania), Muffatão, a 20 voltas
Melhor volta:
Salustiano, na 9ª, 1min42s074, média de 130,317 km/h
A terceira
etapa do Campeonato Brasileiro de F-Truck será disputada no dia 18 de maio no
Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos, São Paulo (SP) – a corrida contará
pontos, também, pela segunda etapa do Sul-Americano. A competição entre
montadoras, depois do GP Crystal, passa a ter a seguinte classificação: 1º)
MAN, 77 pontos; 2º) Mercedes-Benz, 75; 73; 3º) Scania, 45; 4º) Volvo, 32; 5º)
Iveco, 30; 6º) Ford, 8.
No Campeonato
Brasileiro de Fórmula Truck, após a realização de duas corridas, a
classificação da temporada de 2014 é a seguinte: 1º) Totti, 61 pontos; 2º)
Piquet, 33; 3º) Cirino, 29; 4º) Andrade e Giaffone, 25; 6º) Dirani, 22; 7º)
Monteiro, 18; 8º) Salustiano e Brito, 15; 10º) Pachenki, 12; 11º) Cesquim, 10;
12º) Marques, 8; 13º) Benavides, 6; 14º) Maistro, D. Muffato e Lopes, 5; 17º)
P. Muffato, 3; 18º) Zini e Fogaça, 2; 20º) Mascarello, 1.
Fonte/Fotos:
Grelak Comunicação
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