Comissão Nacional de Circuitos
acompanhou tecnicamente as obras realizadas
A atual
gestão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) segue em plena
atividade com projetos para o desenvolvimento do automobilismo brasileiro. Nos
últimos dois anos, cinco autódromos em três estados foram reformulados ou
reconstruídos com a assistência técnica da CBA junto ao Poder Público e
empresas privadas: Cascavel, Guaporé, Goiânia, Santa Cruz do Sul e Tarumã.
Para este
trabalho, Cleyton Pinteiro, presidente da CBA, reativou a Comissão Nacional de
Circuitos (CNC), que durante dois anos fez um completo diagnostico de todas as
praças nacionais e quais suas necessidades de adequação. Capitaneada por Jhonny
Bonilla, profissional com experiência na Europa e nos Estados Unidos, o CNC
enviou um caderno de encargos para cada federação contendo as informações
necessárias para cada item a ser recuperado.
Bonilla é
ainda foi o responsável pelo apoio técnico aos profissionais que fizeram as
obras nos autódromos, orientando-os na colocação da cobertura asfáltica
específica para pistas de competição, desenhos de circuitos e todos os mais
recentes itens de segurança solicitados pela Federação Internacional de
Automobilismo (FIA).
Em Cascavel
se optou pela mudança radical do local dos boxes, alargamento da pista,
terraplanagem e pavimentação das áreas de escape, além da colocação de seis
quilômetros de guard-rails. Já no autódromo de Tarumã, localizado em Viamão
(RS), houve a construção dos novos boxes, parte mais importante a ser reformada
no circuito. Além disso, a Confederação fez um aporte financeiro de
aproximadamente 400 mil reais na complementação da obra do circuito viamonense,
orçada em 900 mil reais.
Ainda no Rio
Grande do Sul, a assessoria técnica da CBA teve trabalho intenso ao longo de
2013, onde os circuitos de Nelson Luiz Barro, em Guaporé, e Oswaldinho de
Oliveira, em Santa Cruz do Sul, foram remodelados, recebendo melhorias nos
itens de segurança e conforto para o público. Guaporé teve guard-rails
reformados, área de escape e zebras refeitas e já está se preparando para uma
reforma total nos boxes, que deverá acontecer em breve.
Já o
autódromo de Santa Cruz do Sul necessitou de um grande trabalho de
revitalização, após quase três anos sem corridas de categorias nacionais.
Depois de muitos dias de trabalho ao lado dos engenheiros da prefeitura da
cidade, foram instalados dutos de drenagem e presos seis mil pneus na volta do
circuito, que recebeu novas áreas de escape, todas no padrão FIA. Na reta dos
boxes, foram colocados 80 metros de asfalto, 20 metros de brita e mais a
barreira de três metros de pneus parafusados com a manta de borracha. Para este
trabalho, a prefeitura de Santa Cruz do Sul permitiu que presidiários que
cumprem pena na penitenciária da cidade trabalhassem nas obras.
No próximo
dia 1º de junho acontecerá a reinauguração do autódromo de Goiânia, trabalho
realizado pela CBA em parceria com a Federação de Automobilismo de Goiás
(Faugo). Com um projeto do circuito elaborado pela entidade nacional, o Governo
do Estado de Goiás, através da Agência de Goiânia de Transportes e Obras
(AGETOP), foi viabilizada a reconstrução de uma das mais importantes praças do
esporte a motor no Brasil. "A
revitalização de quatro outros circuitos brasileiros é uma satisfação muito
grande desta gestão. É a prova de que não estamos barrados por crises ou outros
fatores. O automobilismo brasileiro tem tido seu desenvolvimento em todos os
aspectos", diz Cleyton Pinteiro.
Confederação Brasileira de Automobilismo
Relações com Imprensa
Dinho Leme
Fotos: Marina Souza/Agetop / Orlei Silva / Duda Bairros/Vicar
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