segunda-feira, 19 de maio de 2014

F-Truck: Raijan Mascarello marca pontos em corrida conturbada em São Paulo

Marcada por inúmeros incidentes, a etapa paulista foi uma verdadeira batalha para se manter na pista. Toques tiraram Fogaça e Muffato da disputa

A Fórmula Truck teve neste domingo (18/5), em São Paulo (SP), uma de suas corridas mais conturbadas dos últimos anos. Ao longo de 55 minutos de prova - e após três intervenções do Pace Truck -, os pilotos conseguiram completar apenas 16 voltas pelos 4.309 metros do traçado paulistano. Ficar na pista até o final foi uma vitória à verdadeira batalha contra a série de incidentes que marcou a corrida. Vencida pelo paranaense Leandro Totti - que dominou o fim de semana -, a etapa terminou com o mato-grossense Raijan Mascarello marcando mais quatro pontos no campeonato.

Na prova que considerou como a melhor de sua carreira na Truck, Raijan teve de fazer uma campanha de recuperação. Ele era o nono colocado no grid de largada e foi um dos prejudicados pelo incidente entre André Marques e Danilo Dirani logo na largada. O toque entre os dois fez Dirani rodar e bloquear a passagem de quem estava na fila ímpar do grid.

"Eu tive que parar o caminhão, porque não tinha para onde sair. Foi muita sorte não ter acontecido um acidente mais grave naquele momento", contou Raijan Mascarello. A confusão jogou o piloto de Sapezal para a 15ª posição e, de lá, ele impôs um ritmo forte de corrida até chegar a andar em oitavo. A poucas voltas do fim, porém, uma queima de radar o fez perder três posições ao passar pelos boxes para cumprir a punição.

"Foi minha melhor corrida, sem dúvida. Eu tinha um caminhão muito competitivo, não precisava 'brigar' com ele para pilotar e consegui andar no ritmo dos líderes. A queima do radar foi resultado de um desgaste dos freios. Mas estou muito feliz pelo desempenho e pelo grande trabalho que o time fez na preparação dos caminhões para esta prova. Estão todos de parabéns", avaliou Mascarello.


Djalma Fogaça e David Muffato, que estiveram entre os oito mais rápidos no treino de aquecimento desta manhã, sofreram com os toques durante a corrida. Pilotando o caminhão #72, Fogaça abandonou a prova ainda na primeira volta, depois de ser atingido pelo caminhão de Luiz Lopes no miolo do circuito.

"Hoje eu dei o azar de estar na frente do Luiz Lopes. Em toda corrida ele tira alguém na primeira volta e hoje fui eu. Uma pena pelo desempenho que nosso caminhão tinha para a corrida", lamentou Fogaça.

Muffato, por sua vez, foi protagonista do acidente mais impressionante da etapa. Ele dividia a reta oposta do autódromo de Interlagos com Michelle de Jesus e Débora Rodrigues. Na linha de dentro, o piloto do Paraná acabou acertado na roda traseira direita por Débora Rodrigues. O resultado foi uma decolagem e uma rodada plasticamente impressionantes em plena reta.

"Na minha opinião, faltou mais cuidado à Débora. Uma situação como aquela, em que ela ficou no meio dos dois caminhões, é sempre muito perigosa e todo piloto sabe que precisa ter extremo cuidado. Eu já estava na frente dela, tanto que ela bateu na minha roda traseira. E tivemos sorte de isso tudo não ter resultado em consequências mais graves", comentou David que, mesmo com o caminhão danificado, concluiu a prova na 20ª posição. "Depois do toque não tinha muito mais o que fazer. O caminhão ficou todo torto", completou.

A etapa de São Paulo da Fórmula Truck valeu pontos pelos campeonatos brasileiro e sul-americano da categoria. A próxima corrida do certame nacional será disputada no dia 08 de junho, em Brasília.
Confira o resultado deste domingo, em Interlagos:

1) Leandro Totti (Volkswagen, PR), 16 voltas em 55:27.548 (média de 59.4 km/h)
2) Felipe Giaffone (MAN , SP), a 2.583
3) Wellington Cirino (Mercedes , PR), a 7.911
4) Adalberto Jardim (Volkswagen , SP), a 10.676
5) Roberval Andrade (Scania , SP), a 11.253
6) Geraldo Piquet (Mercedes , DF), a 13.261
7) Beto Monteiro (Iveco , PE), a 16.217
8) André Marques (Volkswagen , SP), a 18.268
9) Paulo Salustiano (Mercedes , SP), a 24.696
10) Marcello Cesquim (Mercedes , PR), a 26.769
11) Raijan Mascarello (Ford , MT), a 48.574
12) Fabiano Brito (Volvo , PR), a 48.587
13) Luiz Lopes (Iveco , SP), a 57.663
14) Jaidson Zini (Iveco , PR), a 1:10.146
15) Ronaldo Kastropil (Mercedes , SP), a 1:10.741
16) David Muffato (Ford , PR), a 1:12.337
17) Michelle de Jesus (Volvo , SP), a 1:17.691
18) Valmir Benavides (Iveco , SP), a 4 voltas
19) João Maistro (Volvo , PR), a 6 voltas
20) Pedro Muffato (Scania , PR), a 10 voltas
21) Diogo Pachenki (Volvo , PR), a 10 voltas
22) Leandro Reis (Ford , GO), a 12 voltas
23) Djalma Fogaça (Ford , SP), a 12 voltas
24) Debora Rodrigues (Volkswagen , SP), a 13 voltas
25) Jansen Bueno (Scania , PR), a 14 voltas
26) Zé Maria Reis (Ford , GO), a 14 voltas
27) Danilo Dirani (Scania , SP), a 15 voltas

Melhor Volta: Felipe Giaffone, 2:05.036 (124.1 km/h)

Rafael Durante (Mtb 48.044)

Fotos: Rodrigo Ruiz

Nenhum comentário:

Postar um comentário