segunda-feira, 19 de maio de 2014

Papareli, Matzenbacker e Baptista são os 3 primeiros finalistas da Seletiva de Kart Petrobras 2014

Dois veteranos e um novato são os donos das primeiras vagas para concorrer a maior premiação do kartismo brasileiro. Etapa também marca o início do projeto social Sorriso Campeão

Os três primeiros finalistas da 16ª edição da Seletiva de Kart Petrobras, evento que distribui a maior premiação do kartismo nacional, com patrocínio da Petrobras e Petrobras Distribuidora, foram conhecidos neste sábado (dia 17) durante a Copa Petrobras Sorriso Campeão e a 4ª etapa da Copa São Paulo Light de Kart, realizadas no kartódromo de Aldeia da Serra, em Barueri (SP).

Em um traçado inédito, com sentido anti-horário, os selecionados foram o paulista Vinícius Papareli, terceiro colocado na Copa Petrobras Sorriso Campeão, o gaúcho Victor Matzenbacker, quarto na prova e, o paulista Vitor Baptista, terceiro colocado no resultado final da 4ª etapa da Copa São Paulo Light.

O carioca André Nicastro, de 33 anos, foi o campeão da Copa Petrobras Sorriso Campeão, mas em virtude da idade não pode se classificar para a final da Seletiva, onde apenas pilotos entre 15 e 18 anos estarão na briga pelo prêmio. O vice-campeão foi Olin Galli, que também não pode brigar pela vaga, já que é o atual campeão da Seletiva.

Além dos pilotos, os mecânicos dos três primeiros também foram premiados no pódio da Copa Petrobras Sorriso Campeão. O mecânico de Nicastro levou o prêmio de 800 reais, o de Galli 400 reais e o de Papareli faturou 300 reais.

Aos 15 anos, Papareli já foi finalista da Seletiva de Kart Petrobras em 2013, quando terminou na quinta posição. Campeão Brasileiro de Kart na categoria Junior, entre outras conquistas, o paulista ficou feliz com a chance de novamente brigar pelo título na final, que este ano acontecerá em outubro.

"Eu larguei na segunda posição, perdi uma posição, mas deu pra conseguir a vaga e foi muito bom", comentou o piloto, que espera que a experiência de já ter sido finalista o ajude na briga pelo título deste ano. "Ter feito uma final ajuda em muitas coisas que são diferentes, como o acerto do kart e o formato do campeonato", completou o paulista do kart # 218.


Já o gaúcho Matzenbacker, natural de Passo Fundo, conquistou a vaga pela primeira vez. O piloto, de 16 anos, largou em nono e cruzou a linha de chegada em quarto. "Estou bem feliz e vai ser a primeira vez que vou competir na final da Seletiva. Vou me preparar bastante, pois outros pilotos fortes vão estar na briga e espero ser competitivo", declarou o piloto do kart #100.

Na Copa Petrobras Sorriso Campeão, os pilotos também lidaram com um desafio diferente, já que foram disputadas 30 voltas. Na Copa São Paulo Light, cada bateria teve 18 voltas. "Pela vaga e pelo prêmio do campeonato, tem que ser uma corrida diferenciada. Foi bem puxada e é preciso mudar um pouco o estilo de pilotagem e o acerto do kart para aguentar 30 voltas", avaliou Matzenbacker, que foi campeão da Fórmula Júnior em 2013 e é pentacampeão gaúcho de kart.


Com dois quartos lugares nas duas baterias da Copa São Paulo Light, o paulista Vitor Baptista, de 15 anos, garantiu a terceira vaga e também fará sua segunda final. O vencedor da etapa foi Olin Galli, seguido por Papareli.

Baptista, que está liderando a Fórmula 3 Brasil Light, não está mais disputando provas de kart, mas fez questão de correr para tentar a vaga em mais uma final da Seletiva.

"Foi bem difícil o começo do dia. Faltou 100 gramas no meu peso mínimo, após a classificação, fui penalizado, larguei em último e acabei batendo na Copa Petrobras Sorriso Campeão. Mas, no final do dia, impus um ritmo muito bom, consegui dois quartos lugares na Copa São Paulo Light e, na combinação dos resultados, acabei ficando com a vaga", declarou Baptista, que é pentacampeão do Super Kart Brasil, campeão Sul-Americano de Kart, bicampeão do Paulista de Kart, entre outros títulos.


Baptista acredita que a classificação logo no início do ano o ajudará a montar a melhor estratégia para a final. O piloto também comentou sobre a mudança na premiação da Seletiva este ano e elogiou. "Achei as novidades bem positivas, bem melhor do que era antes. Era um bom prêmio em dinheiro, mas muitos dos pilotos não sabiam o que fazer. E, com a nova premiação, levando os pilotos para um teste com uma equipe de base na Europa, um teste com simulador, ver como é um dia numa equipe, etc, vai mostrar como é a realidade na Europa, que é o automobilismo forte e vai abrir as portas pra gente decidir melhor o que fazer no futuro", finalizou o piloto do kart #120.

Os classificados concorrerão a maior premiação do kartismo no país e que este ano dará aos quatro primeiros colocados na final a chance de participar de um programa de orientação, com teste em simulador de F-1 na Europa, um dia de treinos com uma equipe de categoria de base do automobilismo europeu, participação no Mitsubishi Driving Experience, acompanhamento físico e psicológico, entre outras novidades.

Projeto social e valorização aos mecânicos
Além da premiação em dinheiro para os mecânicos dos pilotos campeões, outro destaque da etapa deste sábado é o início de mais um ano do projeto social Sorriso Campeão, uma iniciativa dos organizadores do evento e que conta com o apoio da Petrobras, Petrobras Distribuidora e MG Pneus. Todos os pilotos que participaram da etapa inicial da Seletiva puderam inscrever seus mecânicos para participar do projeto, que proporciona assistência odontológica básica gratuita durante um ano a estes profissionais. O benefício também se estende aos filhos (de até 12 anos) e as esposas dos dois mecânicos indicados pelos pilotos.

Desde a sua criação, famílias inteiras já foram atendidas dentro do projeto Sorriso Campeão, sem qualquer custo, e receberam atenção especial para a saúde bucal, ganhando, evidentemente, mais qualidade de vida e orientações sobre a importância da conscientização para a prevenção de doenças odontológicas. Já são mais de 1.400 atendimentos, desde a criação o projeto em 2003, sob a responsabilidade da dentista Dra. Ligia Martins Xavier.

"Esta etapa da Seletiva de Kart Petrobras é diferente de todas as outras e tem como principal motivo o projeto social. Estou feliz com os resultados e, embora ainda não tenhamos fechado os números finais, já conseguimos cadastrar 100 pessoas para receberem o atendimento odontológico este ano. E o mais legal é ver nos mecânicos a satisfação em participar, o que é muito gratificante. Pelo segundo ano, também demos a premiação em dinheiro e vemos como eles se sentem valorizados e é esse o objetivo", ressaltou Binho Carcasci, organizador e promotor da Seletiva.

"Na pista, como seria natural na 1ª etapa, os veteranos se valeram da experiência e, por isso, dos três classificados, dois já estiveram na final. Mas ainda temos muita coisa pela frente e acredito que será um ano de muita competitividade", concluiu Carcasci.

A próxima etapa classificatória da Seletiva de Kart Petrobras será realizada no dia 2 de agosto, em Itu, interior de São Paulo, junto com o Campeonato Brasileiro de Kart.

Resultado da Copa Petrobras Sorriso Campeão (Top-10):
1 André Nicastro 30 voltas em 20min37s670
2 Olin Galli a 0s042
3 Vinicius Papareli a 1s002
4 Victor Matzenbacker a 8s328
5 Juan Vieira a 18s645
6 André Castro a 20s899
7 Zaya Fontana a 20s962
8 Gabriel Fernandes a 34s257
9 Matheus Leist a 4 voltas
10 Enzo Bertoleto a 18 voltas

Os 10 primeiros na Copa São Paulo Light de Kart:
1 Olin Galli 22 pontos
2 Vinicius Papareli 17
3 Vitor Baptista 14
4 Zaya Fontana 9
5 Giuliano Raucci 9
6 Renato Silveira Jr. 8
7 Matheus Leist 8
8 Victor Matzenbacker 6
9 Bruno Bertoncello 5
10 André Nicastro 4

Veja os nomes dos três primeiros classificados para a final da 16ª edição da Seletiva de Kart Petrobras:
Vinicius Papareli (SP)
Victor Matzenbacker (RS)
Vitor Baptista (SP)

Seletiva de Kart Petrobras - Seletiva de Kart Petrobras - Criada em 1999, com o patrocínio da Petrobras e Petrobras Distribuidora, a Seletiva será composta por quatro etapas classificatórias em 2014, realizadas dentro dos principais campeonatos regionais do país. Doze pilotos são selecionados para a grande final, onde competem em condições de igualdade. Participam do torneio kartistas entre 15 e 18 anos. Desde 2012, ex-campeões não podem defender seus títulos. Em média, aproximadamente 110 pilotos tentam a vaga na final da Seletiva por ano e, em 15 anos, mais de 150 já estiveram disputando a final.

Considerada uma referência entre os kartistas do Brasil, a Seletiva de Kart Petrobras é reconhecida (desde 2001) como evento oficial da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e da Comissão Nacional de Kart (CNK).

Além da maior premiação em dinheiro do kartismo nacional, a Seletiva de Kart Petrobras este ano vai contemplar os quatro primeiros colocados na final com a participação em um programa de orientação de pilotos, que inclui um teste com simulador de F-1 na Europa, um teste com uma equipe do automobilismo de base europeu, com a orientação de um coach, acompanhamento físico e psicológico, participação no Mitsubishi Driving Experience, palestra sobre marketing e media training. A premiação total - somando todas as ações - deve chegar a 250 mil reais. O campeão receberá 60 mil reais em dinheiro.

Para saber mais detalhes e conhecer o regulamento do evento, acesse: www.seletivadekartpetrobras.com.br

FGCom
Fernanda Gonçalves / Beatriz de Paula / Caio Scafuro/ Guilherme Silva

Fotos: Fabio Oliveira / Radical Motors

Nenhum comentário:

Postar um comentário