Campeão de 1982 é o primeiro a andar
na pista renovada e aprova o asfalto
Convidado
especial da Prati-Mico's Racing, o goiano Alencar Jr. fez nesta quinta-feira o "batismo" do renovado asfalto
do circuito do Autódromo Internacional de Goiânia com o carro do amazonense
Antonio Pizzonia. Campeão de 1982 e atualmente com 60 anos, o ex-piloto não
andava na categoria desde 1987, quando se afastou depois de um acidente em
Tarumã. Homenageado pela equipe paranaense, Alencar Jr. aproveitou para
conferir como ficaram os trabalhos na pista, da qual foi um dos grandes
incentivadores e também consultor para a Confederação Brasileira de
Automobilismo.
Alencar
completou apenas três voltas, mas elas foram suficientes para devolver a
empolgação dos velhos tempos. "O
carro é sensacional, muito diferente do Opala que eu dirigi nos primeiros anos
da Stock Car. Mas nem é tão difícil de dirigir como eu imaginava. E piloto
dirige qualquer coisa", brincou. Sobre os pontos em comum entre os
dois modelos - o atual tem potência três vezes maior que os antigos Opala -,
disse que talvez o nível dos pilotos se equivalha. "Naquela época, sempre haviam 13 ou 14 pilotos em condições de
vencer uma corrida, como atualmente", comparou. "O resto é totalmente diferente", acrescentou.
Dono de 19
vitórias e 21 poles, números que ainda o colocam como um dos cinco maiores
ícones da Stock Car, Alencar aprovou a pavimentação que os pilotos conhecerão a
partir desta sexta-feira, abertura dos treinos livres e da volta de Goiânia ao
calendário depois de uma ausência de 13 anos. "Ficou muito bom. Não há irregularidades, o asfalto não vai se
soltar de forma alguma e a aderência está muito boa", elogiou. Fora
das pistas desde 2007, quando correu na GT3, lamentou apenas a brevidade da
experiência. "Quando eu estava
começando a gostar da brincadeira me mandaram parar."
Márcio Fonseca (MTb 14.457)
Fotos: André Cunha dos Santos/MF2
Nenhum comentário:
Postar um comentário