sábado, 24 de maio de 2014

Stock Car: Alencar Jr. ganha homenagem na etapa de Goiânia

Campeão de 1982 andará no carro da Prati-Mico's Racing na próxima quinta-feira



Na temporada em que a Stock Car comemora 35 anos de existência, o goiano Alencar Jr. receberá uma homenagem da Prati-Mico's Racing às vésperas da abertura dos treinos livres da quarta etapa. O campeão de 1982 foi convidado e aceitou andar num dos carros da equipe comandada por Juan Carlos Lopes, o Mico, em sua primeira experiência com o modelo atual da principal série do automobilismo brasileiro. Afastado da Stock Car desde 1987 e das pistas a partir de 2009, quando deixou a GT3, Alencar está empolgado com a oportunidade e mal consegue esperar pelo momento de assumir o volante - repleto de botões e que em nada lembra o do Opala praticamente original de rua dos primórdios da categoria.


Aos 60 anos, a empolgação de Alencar lembra a de um garoto prestes a sentar num kart pela primeira vez. "Quero andar, sentir o carro, experimentar um mundo completamente novo para mim", diz, referindo-se às sofisticações técnicas sequer sonhadas em seu tempo, como o câmbio acionado por borboleta, o botão de ultrapassagem e a potência do motor V8 de mais de 500 cavalos. Embora longe da Stock Car há quase três décadas, ele é ainda um dos seus maiores ícones, graças não apenas ao título, mas também às 21 vitórias e 19 poles que acumulou. Atualmente, Alencar vive da exploração de um seringal em Inhumas, a cerca de 40 quilômetros de Goiânia.

Um dos principais batalhadores pela volta da capital de Goiás ao calendário, Alencar tem acompanhado atentamente as reformas que vem sendo realizadas no autódromo de propriedade do governo estadual, a pedido da Confederação Brasileira de Automobilismo e da federação local. "Já está quase tudo pronto. A pista ficou ótima e os trabalhos de pintura dos boxes estão praticamente concluídos. Ontem, pedi a revisão da instalação dos guard rails, porque não estavam em conformidade com as condições necessárias, mas até o início de atividades acho que nada ou muito pouco restará a ser feito", avisa.

Alencar assegura que o retorno da Stock Car, depois de 13 anos da sua última visita à cidade, está provocando enorme expectativa entre os torcedores. Se sua previsão se confirmar, o público poderá ser o maior da história da Stock Car. "Acredito que cerca de 60 mil pessoas irão à corrida. As arquibancadas são pequenas, mas todo o espaço em torno da pista será ocupado pelos torcedores. O autódromo permite que 80% do traçado possam ser vistos de qualquer ponto", lembra.


Durante todo o período em que permanecer nos boxes da Prati-Mico's Racing, Alencar será acompanhado também pelos pilotos oficiais Júlio Campos e Antonio Pizzonia, destaques deste início de campeonato. Campos vem de um segundo lugar em Brasília, resultado que o elevou à 7ª posição na classificação geral, e Pizzonia ganhou uma prova em Santa Cruz do Sul, palco de sua inédita vitória na Stock Car.


Márcio Fonseca (MTb 14.457)

Fotos: Arquivo Vicar / Vanderley Soares/MF2

Nenhum comentário:

Postar um comentário