sexta-feira, 27 de junho de 2014

África do Sul: Dupla brasileira vence primeiro dia da "Corrida Maluca"


O paulista Reinaldo Varela e o catarinense Gustavo Gugelmin estão liderando o rally mais difícil e famoso da África do Sul


Os brasileiros Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin (Divino Fogão / Blindarte / Temp Clean / Tecmin / Ibis / Itamotors) venceram nesta sexta-feira (27/6) o primeiro dia do Desert Race Toyota Kalahari Botswana 1000, mais famoso rally da África do Sul, que termina domingo.

 

 "Pra gente foi muito bom este primeiro lugar e para a Toyota também, pois chegamos na frente de todas as outras equipes oficiais de fábrica", comemorou o bicampeão mundial (2001 e 2012) de Rally Cross Country, que foi convidado pelo sul-africano Glyn Hall, diretor da equipe oficial da Toyota, que está se preparando para participar novamente do Rally Dakar.

 

 O primeiro dia da competição teve 100 km em torno da área de Jwaneng (a 170 km ao noroeste de Gaborone, capital de Botsuana), com a participação de 62 duplas e várias representando equipes de fábricas (Toyota, Ford, Nissan, BMW e vários prótotipos do tipo buggye americano) e não foi uma experiência fácil para os experientes estreantes brasileiros.

 

 "Foi uma Especial muito travada, igual ao Jalapão (To) no Rally dos Sertões, mas com o piso cheio de ondulações. Largamos lá atrás, da 48ª posição, e com isso pegamos a estrada toda picotada. Andamos 9 km no limite do limite neste trechinho ruim, o cérebro balançava, os olhos tremiam e o coração parecia que ia sair do lugar de tanto que trepidava. Depois pegamos um trecho liso, com muitas curvas para os dois lados e não podia sair fora, senão furava os pneus nos tocos das árvores", explicou Varela após a chegada.

 

 "Eu estava um pouco preocupado, mas a navegação foi tranquila. Já peguei trechos ondulados, mas o que passamos sacolejava muito, nunca havia passado por isto e achei que não ia agüentar!", emendou o navegador catarinense Gustavo Gugelmin.

 


 A Desert Race Toyota Kalahari Botswana 1000 é uma corrida totalmente diferente dos padrões utilizados nas competições de rally cross country. A partir do segundo dia (sábado), todos largam da posição que terminaram no dia anterior, respeitando o tempo que levou do carro que chegou à sua frente. "Ou seja, como vencemos hoje, vamos largar em primeiro e o segundo colocado vai partir 36 segundos depois de nós. O terceiro vai sair 30 segundos depois do segundo, o quarto 29 segundos depois do terceiro, e assim por diante", explicou Reinaldo.

 

 Para quem assiste a competição, quem passa em primeiro está realmente liderando o rally. O segundo a passar está na vice-liderança, o terceiro está nesta posição, bem parecido com o que acontece em provas fechadas, em autódromos.

 

 "É como se fosse uma corrida maluca igual aos desenhos animados, com várias ultrapassagens. É bem interessante e divertido. E tem outras coisas diferentes, com muita organização, visando a contenção de custos e até a segurança. Como exemplo, o navegador imprime a planilha em casa, as vistorias são feitas pelos técnicos nos boxes de cada equipe, sem necessidade de presença prévia. Outro detalhe, quando temos que cruzar uma estrada, temos que parar o carro. Não pode nem só diminuir a velocidade e passar acelerando devagar, senão o fiscal que fica ali aplica penalidade de cinco minutos", ilustrou Gustavo.

 

 A expectativa dos brasileiros é muito boa para completar os 1000 km de aventura. "Como seremos os primeiros a largar, vamos desbravar o deserto e teremos que prestar muita atenção na navegação para não errar e comprometer a prova", acredita o navegador campeão mundial em 2012.

 

 "E a minha estratégia será continuar acelerando ao máximo para tentar mais um título em minha carreira", finalizou o piloto apoiado por Divino Fogão/Blindarte/Temp Clean/Tecmin/Ibis/Itamotors. Os vencedores da prova vão ganhar inscrição gratuita para o Rally Dakar na América do Sul, em 2015.

 

Os dez primeiros no prólogo do Desert Race Toyota Kalahari Botswana 1000 foram:

 1) Reinaldo Varela/Gustavo Gugelmin, Toyota Hilux, 1h09min28s;

 2) Christiaan Du Plooy/Henk Janse van Vuuren, Ford Ranger, a 36s;

 3) Manfred Schröder/Japie Bandenhorst, Ford Ranger, a 1min06s;

 4) Leeroy Poulter/Rob Howie, Toyota Hilux, a 1min35s;

 5) Johan Horn/Werner Horn, Toyota Hilux, a 1min47s;

 6) Malcon Kock/Johann Burger, Toyota Hilux, a 2min01s;

 7) Gary Bertholdt/Siegfried Rousseau, Ford Ranger, a 2min06s;

 8) Anthony Taylor/Dennis Murphy, Toyota Hilux, a 2min51s;

 9) Laurence du Plessis/Gielie le Roux, Zarco, a 3min18s;

 10) Wichard Süllwald/Hermann Süllwald, Porter Stryker, a 4min17s

 


Mastermidia

João Alberto Otazú

Fotos divulgação

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