O paulista Reinaldo Varela e o
catarinense Gustavo Gugelmin estão liderando o rally mais difícil e famoso da
África do Sul
Os
brasileiros Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin (Divino Fogão / Blindarte / Temp
Clean / Tecmin / Ibis / Itamotors) venceram nesta sexta-feira (27/6) o primeiro
dia do Desert Race Toyota Kalahari Botswana 1000, mais famoso rally da África
do Sul, que termina domingo.
"Pra gente foi muito bom este primeiro
lugar e para a Toyota também, pois chegamos na frente de todas as outras
equipes oficiais de fábrica",
comemorou o bicampeão mundial (2001 e 2012) de Rally Cross Country, que foi
convidado pelo sul-africano Glyn Hall, diretor da equipe oficial da Toyota, que
está se preparando para participar novamente do Rally Dakar.
O primeiro dia da competição teve 100 km em
torno da área de Jwaneng (a 170 km ao noroeste de Gaborone, capital de
Botsuana), com a participação de 62 duplas e várias representando equipes de
fábricas (Toyota, Ford, Nissan, BMW e vários prótotipos do tipo buggye
americano) e não foi uma experiência fácil para os experientes estreantes
brasileiros.
"Foi uma Especial muito travada, igual ao
Jalapão (To) no Rally dos Sertões, mas com o piso cheio de ondulações. Largamos
lá atrás, da 48ª posição, e com isso pegamos a estrada toda picotada. Andamos 9
km no limite do limite neste trechinho ruim, o cérebro balançava, os olhos
tremiam e o coração parecia que ia sair do lugar de tanto que trepidava. Depois
pegamos um trecho liso, com muitas curvas para os dois lados e não podia sair
fora, senão furava os pneus nos tocos das árvores", explicou Varela após a chegada.
"Eu estava um pouco preocupado, mas a
navegação foi tranquila. Já peguei trechos ondulados, mas o que passamos
sacolejava muito, nunca havia passado por isto e achei que não ia
agüentar!",
emendou o navegador catarinense Gustavo Gugelmin.
A Desert Race Toyota Kalahari Botswana 1000 é
uma corrida totalmente diferente dos padrões utilizados nas competições de
rally cross country. A partir do segundo dia (sábado), todos largam da posição
que terminaram no dia anterior, respeitando o tempo que levou do carro que
chegou à sua frente. "Ou seja, como
vencemos hoje, vamos largar em primeiro e o segundo colocado vai partir 36
segundos depois de nós. O terceiro vai sair 30 segundos depois do segundo, o
quarto 29 segundos depois do terceiro, e assim por diante", explicou
Reinaldo.
Para quem assiste a competição, quem passa em
primeiro está realmente liderando o rally. O segundo a passar está na
vice-liderança, o terceiro está nesta posição, bem parecido com o que acontece
em provas fechadas, em autódromos.
"É como se fosse uma corrida maluca igual
aos desenhos animados, com várias ultrapassagens. É bem interessante e
divertido. E tem outras coisas diferentes, com muita organização, visando a
contenção de custos e até a segurança. Como exemplo, o navegador imprime a
planilha em casa, as vistorias são feitas pelos técnicos nos boxes de cada
equipe, sem necessidade de presença prévia. Outro detalhe, quando temos que
cruzar uma estrada, temos que parar o carro. Não pode nem só diminuir a
velocidade e passar acelerando devagar, senão o fiscal que fica ali aplica
penalidade de cinco minutos",
ilustrou Gustavo.
A expectativa dos brasileiros é muito boa para
completar os 1000 km de aventura. "Como
seremos os primeiros a largar, vamos desbravar o deserto e teremos que prestar
muita atenção na navegação para não errar e comprometer a prova",
acredita o navegador campeão mundial em 2012.
"E a minha estratégia será continuar
acelerando ao máximo para tentar mais um título em minha carreira", finalizou o piloto apoiado por Divino
Fogão/Blindarte/Temp Clean/Tecmin/Ibis/Itamotors. Os vencedores da prova vão
ganhar inscrição gratuita para o Rally Dakar na América do Sul, em 2015.
Os dez primeiros no
prólogo do Desert Race Toyota Kalahari Botswana 1000 foram:
1) Reinaldo Varela/Gustavo Gugelmin, Toyota
Hilux, 1h09min28s;
2) Christiaan Du Plooy/Henk Janse
van Vuuren, Ford Ranger, a 36s;
3) Manfred
Schröder/Japie Bandenhorst, Ford Ranger, a 1min06s;
4) Leeroy
Poulter/Rob Howie, Toyota Hilux, a 1min35s;
5) Johan
Horn/Werner Horn, Toyota Hilux, a 1min47s;
6) Malcon
Kock/Johann Burger, Toyota Hilux, a 2min01s;
7) Gary
Bertholdt/Siegfried Rousseau, Ford Ranger, a 2min06s;
8) Anthony
Taylor/Dennis Murphy, Toyota Hilux, a 2min51s;
9) Laurence du
Plessis/Gielie le Roux, Zarco, a 3min18s;
10) Wichard
Süllwald/Hermann Süllwald, Porter Stryker, a 4min17s
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