A quarta etapa do campeonato acontece
neste fim de semana no circuito urbano de Nuremberg e traz como grande novidade
a adoção de dois treinos livres no sábado pela manhã, com duração de uma hora
cada.
Após quatro
semanas de pausa, os pilotos e equipes do DTM, o Campeonato Alemão de Turismo,
voltam a se reunir para a disputa da quarta etapa da temporada 2014. Norisring,
um dos mais tradicionais circuitos do automobilismo alemão, recebe a categoria
neste fim de semana (27 a 29 de junho). O traçado localizado nas ruas de
Nuremberg sempre conta com público maciço e atmosfera incrível, e não deve ser
diferente nos próximos dias. Para Augusto Farfus, trata-se de uma grande
oportunidade para somar pontos importantes e buscar a recuperação no
campeonato.
Com 2.300 metros de extensão, Norisring é o
circuito mais curto do calendário. A pista compreende duas grandes retas e, nos
seus extremos, dois hairpins (curvas com ângulos bem fechados), além das
ondulações no asfalto, típicas de um circuito de rua. Desta forma, o grande
desafio é encontrar o acerto ideal que funcione bem tanto nos trechos mais
rápidos quanto na frenagem nas curvas. Além disso, a estratégia será de grande
importância, já que a corrida será longa, com 83 voltas. Outro fator que também
pode ser decisivo é o clima, já que a previsão para domingo, dia da prova, é de
80% de possibilidade de chuva em Nuremberg.
Nono colocado no campeonato, com 14 pontos, o
piloto brasileiro terá a chance de dar a volta por cima em Norisring depois de
um começo de temporada complicado. Oitavo lugar na etapa de abertura, em
Hockenheim, e quinto no circuito de Oschersleben, Augusto teve seu melhor
desempenho em treinos classificatórios em Hungaroring, mas não deu sorte na
corrida e sofreu com problemas no sistema de freios, tendo de abandonar a
disputa. Entretanto, Farfus destacou seu otimismo para a quarta prova do
campeonato e acredita no potencial da BMW.
A grande novidade do fim de semana compreende
uma alteração no formato dos treinos livres. A partir desta etapa, serão duas
sessões de uma hora cada, enquanto até Hungaroring era realizada apenas uma
sessão, de noventa minutos. Farfus aprovou a mudança e entende que haverá mais
tempo para que equipe e pilotos, entre uma sessão e outra, estudem melhor o
acerto do carro e as mudanças a serem tomadas.
O cronograma da etapa de Norisring começa na
sexta-feira com a execução de um shakedown, no fim da tarde. No sábado, serão dois
treinos livres no período da manhã e, na parte da tarde, a sessão
classificatória. No domingo acontece a corrida, com largada prevista para 8h30
(horário de Brasília). A prova será exibida ao vivo pelo canal por assinatura
BandSports.
Augusto
Farfus:
"Estou muito feliz por voltar a
correr em Norisring, um circuito muito tradicional que reúne atmosfera incrível
e um grande público. No papel, parece um circuito fácil pelas suas
características, mas é muito exigente e extremamente difícil para encontrar um
equilíbrio entre a parte rápida e os trechos mais lentos. Durante essas quatro
semanas de intervalo, tivemos uma boa visão de como foi a temporada até agora
para nós, então acredito que vamos chegar muito mais preparados neste fim de
semana e temos tudo para sairmos de lá com um bom resultado. O novo formato dos
treinos livres vai nos ajudar porque teremos mais tempo, entre uma sessão e
outra, de estudar melhor o acerto do carro e a direção a ser tomada. Então
estou indo para Norisring bastante otimista e confiante no nosso
potencial."
DTM, 4ª etapa, Norisring, programação (Horário
de Brasília):
Sexta-feira, 27 de junho:
16h45 às 17h20 - Shakedown
Sábado, 28 de junho:
3h30 às 4h30 - Treino Livre 1
6h30 às 7h30 - Treino Livre 2
9h50 às 10h40 - Classificação
Domingo, 29 de junho:
8h30 – Corrida
Fonte e Fotos: www.farfus.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário